O Fórum Cidadania Lx congratula-se com a notícia segundo a qual foi abandonado definitivamente o projecto de terminal de cruzeiros em Alfama, que tanta celeuma tem gerado, e que nos motivou a todos organizarmos a sessão-debate da semana passada.
Igualmente nos congratulamos com o facto da APL parecer vir a ter jurisdição apenas no que respeita à actividade portuária, e não mais do que isso.
Congratulamo-nos ainda com o anunciado abandono do modelo de 3 sociedades de gestão da frente rio, parecendo agora ser substituído por apenas 1 sociedade.
Contudo, não cremos haver necessidade para esta insistência deliberada na construção de um novo terminal de cruzeiros, muito menos entre o Terreiro do Paço e Santa Apolónia, não só porque a haver um novo, nada melhor que construí-lo a montante de Santa Apolónia, como pelo facto de já existirem em Lisboa duas gares marítimas (Alcântara e Rocha de Conde d'Óbidos - pretende-se que Alcântara-Mar se transforme num mega-armazém de contentores a céu aberto? ), bonitas, bem localizadas e passíveis de serem adaptadas aos paquetes de grande dimensão. Porquê e para quê um novo terminal?
Por outro lado, convém não esquecer a «lição do modelo Expo», ou seja, é bom para a cidade que a CML passe a deter jurisdição da frente rio, mas não pode ceder à urbanização desenfreada. A frente rio é para estar livre, permitindo o seu acesso e fruição pelas pessoas, e não para ser objecto de construções que atentem contra esse acesso, interfiram com o sistema de vistas da cidade e do rio, ou desvirtuem a malha urbana daquela zona da cidade.
Parabéns a nós!
ResponderEliminare á cidade, claro.
ResponderEliminar