13/11/2007

Segurança de peões reforçada na Baixa

In Diário de Notícias (13/11/2007)
Luís Botinas

«Duas semanas depois de um triplo atropelamento mortal no Terreiro do Paço, a que se seguiram este fim-de-semana outro, também mortal, na Avenida dos EUA, e ontem um outro na Praça do Chile (neste caso a vítima está fora de perigo mas o condutor fugiu sem prestar auxílio), a câmara de Lisboa anunciou ontem um reforço da segurança dos peões nas principais zonas comerciais da cidade para a época do Natal. Uma aposta que ainda não chegou à Avenida de Ceuta, onde uma criança morreu atropelada há cerca de ano e meio, mas cuja prometida reformulação da via continua a ser "estudada" pelos serviços municipais.

O DN sabe que as autoridades procuram uma pessoa que, na noite de domingo, conduzia uma viatura na zona da Praça do Chile, em Lisboa, e atropelou um septuagenário. Quem seguia ao volante do automóvel fugiu logo após o acidente sem prestar auxílio à vítima, que sofreu ferimentos graves e teve de ser operado. No local, alguém conseguiu ver a matrícula do veículo e já terá fornecido à Polícia essa informação. A vítima, Armando Afonso Azevedo Moreira, de 70 anos, residente no Beato, em Lisboa, deu entrada no serviço de urgência do Hospital de S. José às 22.03 de domingo, onde teve de ser operado porque sofreu fracturas nos ossos do nariz e da cara. Ontem, encontrava-se no recobro do serviço de cirurgia maxilofacial e tinha hematomas ao nívell dos olhos, segundo fonte hospitalar.

Este é só mais um caso grave a vitimar um peão numa cidade onde nos primeiros dez meses do ano se registou uma média de três atropelamentos diários. Apesar de na perigosa Avenida de Ceuta a prometida reformulação da sinalização ainda não estar em estudo, como admitiu ao DN fonte oficial da câmara de Lisboa, e de o anunciado projecto de reformulação da temporização dos semáforos nas zonas artérias centrais da cidade estar em "banho maria" - um projecto anunciado já na recta final do mandato de Carmona Rodrigues pela então vereadora da Mobilidade, Marina Ferreira -, as atenções da autarquia centram-se agora nas áreas comerciais de Lisboa.

Nesse sentido, foi ontem anunciada a Operação Natal - Cidade Limpa e Segura, promovida pela câmara em parceria com a Unilever. Orçada globalmente em 48 mil euros, na sua vertente relativa à mobilidade a campanha traduz-se na pintura de novas passadeiras, repintura de outras, colocação de bandas redutoras de velocidade e alteração do modelo de gestão de tráfego (temporização dos semáforos) na Baixa.

As cinco novas passadeiras na Baixa vão ser criadas na Rua da Madalena (uma), na Rua Nova do Almada (três) e na Rua da Alfândega (uma). Simultaneamente, deverão ser repintadas passagens de peões já existentes naquela zona.

Depois de concluída a repintura de passadeiras junto de escolas, a autarquia reforça a visibilidade desta sinalização perto de áreas comerciais. Seguir-se-ão os bairros históricos. "É um esforço acrescido numa altura de muita dificuldade financeira, mas é importante nesta época, porque assim também se apoia o comércio. Não podemos fazer tudo num dia e por isso definimos estas prioridades", disse ontem o presidente da autarquia, António Costa.

Avenida de Roma, Campo de Ourique, envolvente às áreas das Amoreiras, Centro Colombo, Fonte Nova e El Corte Inglés vão ter passadeiras mais visíveis. Na Baixa, serão colocadas no pavimento, alguns metros antes das passadeiras, as bandas redutoras de velocidade.

Para o objectivo de acalmia do tráfego na Baixa e Avenida da Liberdade, o município vai reduzir os tempos de espera do peão nas travessias e aumentar as oportunidades de atravessamento. O ciclo semafórico será alterado para condicionar velocidades superiores a 50 km/hora na zona entre o Marquês de Pombal e e Praça do Comércio. A autarquia garante que vai fazer uma avaliação contínua das mudanças.|Com D.L. e L.E.»

2 comentários:

  1. CARO PAULO FERRERO,

    É COM TRISTEZA QUE UM GRUPO DE VISITANTES ASSÍDUOS DESTE LUGAR ANUNCIA QUE DEIXARÁ DE O SER DEPOIS DE TERMOS SIDO SURPREENDIDOS COM OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS E CHOCANTES DO SR. FILIPE MELO SOUSA (no post intitulado PRAÇA DE LONDRES: ESTACIONAMENTO PARANORMAL").

    TAIS COMENTÁRIOS ESTÃO AO NÍVEL DOS COMENTÁRIOS RACISTAS E XENÓFOBOS.

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  2. Um dos radares muito falados, colocados onde toda a gente sabe, ficava muito melhor junto à Estação Sul-Suente, no Terreiro do Paço, onde se deu recetemente um acidente mortal muito divulgado.
    Tenho dito!

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