02/01/2008

Dos brandos costumes


“An effective strategy against illegal graffiti is to remove it as quickly as possible and to persist in removing it. Removal of graffiti should be done as soon as possible because:

- Solvents dissolve paint more easily if it is not completely dried and hardened;

- The appearance of the property and the neighbourhood is improved making it a less likely target for illegal graffiti and dumped waste;

- Illegal graffitists will be deprived of the reward/satisfaction of recognition.

Policy Guidelines:

- The City will inspect ‘hot spots’ every 24 hours and remove graffiti within 24 hours of identification or owner’s consent being obtained;

− The City will inspect all other streets every 5 days and remove graffiti within 24 hours of identification or owner’s consent being obtained;

− Residents/ratepayers can call the City Care Line to report graffiti for removal or to ask advice on managing graffiti (…)”.


(City of Sydney, Graffiti Management Policy)

Na Austrália é assim. Por cá, com os nossos habituais brandos costumes, é o que se vê. As diferenças vêem-se também em pequenos pormenores: como uma linha de atendimento chamada City Care Line. Pormenores que dizem tudo.

4 comentários:

  1. A cidade de Göteborg tem contratos com firmas privadas, que se dedicam à remoção do graffiti.
    Alguns membros da policia local, trabalham só com este fenómeno. Vão fotografando as "obras de arte", até que apanham algum "com a mão na massa". Depois é só comparar....e fazer a soma. Especialmente os artistas do "tag", costumam ter algumas dificuldades em negar.

    JA

    ResponderEliminar
  2. É tudo uma questão de verba. Em Lisboa, apesar de ser injectado dinheiro em massa para gerir o município, os resultados da gestão são medíocres. Onde vai parar o nosso dinheiro?

    Alguém de certeza beneficia, e não sou eu.

    ResponderEliminar
  3. o estado dos edifícios do Bairro Alto é uma tragédia.

    Não é feita qualquer limpeza há anos, o que apenas incentiva a que se continue a destruir e danificar património privado e público.

    Mais grave do que os gatafunhos que abafam o bairro alto, só mesmo a publicidade que agora também cobre monumentos nacionais e imóveis de interesse, como o Teatro Nacional ou o Palácio Foz.

    Merecemo-nos....

    ResponderEliminar
  4. Em Chicago, realizaram um concurso...identificaram os "artistas", houve prémios, uma t-shirt em que o autor recebia 10%.
    O concurso continuou...criou grupos rivais que estão identifcados, hoje guerreiam entre eles.
    Quando aparece um graffiti são eles próprios que identificam os autores...coimas, etc.
    E assim acabou os graffitis na cidade.

    ResponderEliminar