16/02/2008

BELIEVE IT OR NOT-Lx estacionamento 3



Mais 2 imagens que denunciam os absurdos de estacionamento irregular na zona envolvente do ASCENSOR DO LAVRA, desta vez na Rua Câmara Pestana. Este arruamento está a poucos metros do novo parque de estacionamento do Campo dos Mártires da Pátria. Mas como a abertura deste parque não foi acompanhada nem pela instalação de pilaretes nos passeios nem por uma maior fiscalização, os peões e o património estão cada vez mais ameaçados pelo estacionamento selvagem.
Estas imagens constituem vergonhosos testemunhos da total falta de respeito pelos peões e pelo património cultural de Lisboa. Mais uma vez, a crença no "direito inalienável de estacionar à porta" é descaradamente imposta: habitualmente estão estacionadas viaturas a bloquear a própria entrada do ASCENSOR do LAVRA. E como não fazer um reparo ao proprietário da viatura de transporte individual da marca BMW? Se tem recursos financeiros para adquirir uma viatura dessas é porque pode pagar um lugar de estacionamento legal.

Estes constantes atentados à segurança dos peões, quer moradores quer turistas - que olham incrédulos para o roubo do espaço público em Lisboa - não podem continuar.

Estacionamento a bloquear a entrada de um Monumento Nacional / Transporte Público em pleno centro de uma capital europeia? Sim, em Lisboa é popular, gratuito e tolerado.

24 comentários:

  1. acho piada que o princípio segundo o qual se deve pagar o espaço que se ocupa é aqui histericamente defendido quando se trata de automóveis

    já quando se fala dos imóveis...

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  2. Defesa histérica de um princípio?

    Quem estaciona incorrectamente é que está a defender estéricamente alguma coisa - e não é concerteza a comunidade, o património público.

    Estacione o seu carro, num parque de estacionamento legal, e experimente ser um peão nem que seja por uma hora. Pode começar pela zona do Torel/Lavra.

    Mas quem "acha piada" à defesa da segurança dos peões...

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  3. como estava à espera, fugiu à questão. defende que se pague e racione a ocupação do espaço, mas APENAS quando se trata dos carros

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  4. onde é que está um monumento nacional na foto?

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  5. a foto documenta a entrada superior do elevador.

    A zona circundante e o elevador forma declarados monumento nacional.

    Estivesse ali a entrada de uma casa e seria a mesma coisa.

    Puro desrespeito. é porque não é em frente à sua casa....se fosse...

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  6. Qualquer utilização de um recurso escasso deve ser cobrada. Deve ainda reflectir o valor que esse recurso tem para a sociedade e o grau de escassez e procura do mesmo. A utilização do automóvel deve reflectir os custos de utilização, de espaço ocupado, de poluição atmosférica e sonora, em resumo de perda de qualidade de vida nas cidades.

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  7. Qualquer utilização de um recurso escasso deve ser cobrada. Deve ainda reflectir o valor que esse recurso tem para a sociedade e o grau de escassez e procura do mesmo

    e porque motivo isso não se aplica aos milhares de inquilinos que não pagam renda? acho muito estranho ninguém neste blog se insurgir contra essa ocupação

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  8. "e porque motivo isso não se aplica aos milhares de inquilinos que não pagam renda? acho muito estranho ninguém neste blog se insurgir contra essa ocupação"

    Talvez porque muitos dos inquilinos em Lisboa nessas condições são idosos sem capacidade de pagar mais... talvez esse seja um problema mais grave que o do estacionamento automóvel - quem não tem dinheiro para o pagar que ande a pé ou de transporte público. Podemos é mandar os velhotes para a rua dormir nos estacionamentos subterrâneos - até se podem aquecer junto aos motores quentes como fazem os gatos....

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  9. Talvez porque muitos dos inquilinos em Lisboa nessas condições são idosos sem capacidade de pagar mais...

    Ninguém é obrigado a viver em Lisboa. Tal como ninguém é obrigado a ter um carro.

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  10. Este tipo vive noutro planeta...

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  11. "onde é que está um monumento nacional na foto?"

    Para o ignorante - ou que se faz de ignorante (a pior especie) - aconselho que consulte a seguinte pagina:

    http://www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=70136

    O Elevador do Lavra foi classificado MONUMENTO NACIONAL pelo Decreto Lei 5/2002, DR 42, 1.ª série-B, de 19-02-2002

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  12. Exactamente! Ninguém é obrigado a viver em Lisboa! Tal como ninguém é obrigado a ter um carro! Portanto, respeite a cidade antiga, os seus monumentos e as pessoas que vivem neste ambiente urbano muito delicado, frágil. Um ambiente urbano destes não pode comportar carros nem pessoas que não podem (ou não querem) viver sem carros. Os novos bairros são o local indicado para os corpos e para as mentes carro-dependentes. Tal como em qualquer outra cidade que se quer desenvolvida. Portanto, saia de cima do passeio, saia de cima da passadeira, saia da frente do Elevador do Lavra!

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  13. quero lá saber dos delicados e dos frágeis, e outros bares do bairro alto.

    simplesmente quem não se sentir bem tem mais é que se mudar. eu não imponho carro a ninguém, também não admito que ninguém mo proíba.

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  14. Pois vais ter mesmo que admitir que TE proíbam o uso e estacionamento do TEU carro em certos locais da cidade antiga. E esses locais serão cada vez mais. Essa é a tendencia mundial. Não é uma mania nossa. Aceita a nova realidade e serás mais feliz.
    Andar faz bem! Pergunta ao teu médico.

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  15. Tendência mundial? OK, aqui vai então um remédio para o autismo e o analfabetismo:

    http://people.hofstra.edu/geotrans/eng/ch3en/conc3en/carprodfleet.html

    The last decades have experienced a growing level of motorization, as reflected by the production of automobiles. (...)Although car production has a behavior linked with economic cycles of growth and recession, there is a continuous growth of the fleet with an annual car production of about 34-40 million vehicles in the 1990s and well above 40 million in the 2000s. There were over 550 million automobiles in circulation in 2001, an increase of more than 100 million since 1991. This takes into consideration cars that are put out of circulation because of wear and tear. Globally, there are on average 12 people for every car in circulation. (...)

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  16. Caro Filipe, tens que ir à Suíça (o país e não a pastelaria!!) e verificar se a tendência lá é cada vez mais carros... Aproveita e depois passa pela Irlanda também ou pelos países Nórdicos. Passa também por Londres já agora. Por fim marca uma viagem a Atenas e depois disso tudo decide onde gostarias de viver ou de passear.
    O nosso atraso cultural só se vence com uma mudança de mentalidades - para pagar estacionamento e gasolina há dinheiro, mas para ir ao Teatro, comprar um livro, etc, etc não há. É uma questão de prioridades que nos coloca numa bonita posição a nível europeu - os nórdicos e os suíços é que estão mal pois claro!!

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  17. O sr anónimo foi muito claro: falou em tendência mundial, e agora por desonestidade intelectual anda desesperado à procura de exemplos que lhe correm mais de feição. Mas é que nem Berna nem Londres lhe vão servir.

    Deixe-se de armar em visionário, e deixe os seus vizinhos viver em paz sem lhes impor a sua visão eco-fundamentalista.

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  18. Tem mesmo de se proceder a uma maior limitação do tráfego automóvel particular, uma vez que, obviamente, a cidade não tem espaço físico ilimitado.

    Caso contrário, permitindo-se um acesso livre a todos, ninguém acaba por lá chegar.

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  19. Deixe-se de armar em visionário, e deixe os seus vizinhos viver em paz sem lhes impor a sua visão carro-fundamentalista.

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  20. A visão fundamentalista é aquela que impõe a sua visão aos outros. ora, eu deixo-o livre de não ter um carro.

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  21. A visão fundamentalista é aquela que impõe a sua visão aos outros.

    Exactamente.

    Ora, eu deixo-o livre de não ter um carro estacionado indevidamente.

    Estacionar em cima dos passeios e das passadeiras de Lisboa é impor uma visão aos outros.

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  22. ok, fico contente por já não querer proibir os carros em lisboa.

    já quanto ao estacionamento, bom, o carro está em cima do alcatrão. alguém alguma vez o chateou por estar demasiado tempo parado no passeio? ;)

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  23. Quanto ao estacionamento, bom, os carros estão ESTACIONADOS em cima do alcatrão de uma via SEM ESTACIONAMENTO e a dificultar a entrada de um TRANSPORTE PUBLICO chamado Ascensor do Lavra! Ou seja, duas coisas proibidas por lei. PERCEBES!?

    Gostavas que 3, 4, 5, 6 ou mais pessoas se sentassem em frente da porta da tua casa de maneira a dificultar a tua mobilidade?

    Não pretendas ser parvo nem fazer dos outros parvos.

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  24. o elevador do lavra não serve para nada, eu nunca uso aquilo. quem é que construiu aquilo? é deitar dinheiro à rua

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