O presidente da Câmara de Lisboa recusou, esta sexta-feira, a hipótese de aproveitar a Portela para colocar um aeroporto regional, como tinha sugerido na TSF o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino. Em entrevista à TSF no dia em que a rádio comemora 20 anos, António Costa disse que todos os estudos que conhece «demonstram a inviabilidade económica» de existirem «dois aeroportos em operação na área metropolitana de Lisboa simultaneamente», mas se houver estudos nesse sentido, «é uma hipótese a encarar».
Para o presidente da autarquia lisboeta, quando a Portela for liberta do aeroporto, parte do espaço deve ser transformada num pulmão verde, para garantir que não é utilizada em «especulação urbanística».«Isto não significa que vamos derrubar o que já está construído, mas estamos a falar de uma área de cerca de 700 hectares, quase o dobro da área de intervenção da Expo 98, onde é possível pensar na reutilização do que já está construído e na arborização e reserva como espaço natural de todas as áreas que não estão construídas», sustentou.
Questionado sobre qual a melhor solução para a terceira travessia sobre o Tejo, Costa defendeu diferentes soluções, conforme a «prioridade» que for definida.«Se a propriedade for descongestionar a Ponte 25 de Abril», a solução reside no corredor de Algés-Trafaria, mas se a opção for estruturar o ordenamento da área metropolitana de Lisboa, «a ligação de Chelas ao Barreiro deve ser a prioridade de forma a consolidar o sistema de cidade em duas margens», acrescentou.
Sempre quero ver quantos hectares ficarão, efectivamente, para arborizar... Já em parques consolidados se vão tirando fatias, quanto mais num projecto....
Quanto à ponte chelas-barreiro consolidará o modelo "cidade de duas margens", mas a que preço?
foto: www.olhares.com
CONTRA A CONSTRUÇÃO NO LARGO DO RATO:
ResponderEliminarwww.petitioneonline.com/Rato/petition.html
FLORESTA DA PORTELA, por favor! Basta de cimento na grande Lisboa!
ResponderEliminarUma "Manhattan" ficava tão bem no local da Portela. Até se poderiam fazer avenidas perpendiculares naquele local. Era uma maravilha para a vista e uma atracção turística para a cidade, vêr ali implantados arranha céus com 80, 100 e tantos andares, era dois em um: por um lado a velha Lisboa no coração da cidade e por outro, uma cidade voltada para o futuro na parte alta de Lisboa.
ResponderEliminarOh meu caro amigo!
ResponderEliminarDeve estar a brincar connosco! Uma "Manhattan na Portela = a cidade voltada para o futuro"?! Onde é que você esteve nas 3 décadas passadas? Acordou agora mesmo, depois de um logo periodo de hibernação?
Em vez de uma 'Manhattan' na Portela porque não um 'Central Park' na Portela? Isso sim, seria um cenário de uma cidade do futuro.
ResponderEliminarAnónimo das 11:51 A.M. responde:
ResponderEliminarEu lembrei-me de Lisboa por ter visto um esboço de uma "Manhattan" em Cacilhas e acho que no sítio do aeroporto ficava melhor.
Também não acredito que o destino do actual aeroporto seja um parque.