Parquímetro no centro de Lisboa: 0,75€ por hora
(Contando com a diferença do PIB per capita das respectivas regiões, aquela taxa seria 2,60€ em Lisboa.)
E nem me refiro à baixíssima probabilidade de se ser multado em Lisboa (como atestam tantas fotos neste blog), nem na baixíssima multa.
Não estou a querer defender os 2,60€ amanhã... já ficaria contente que os 0,75€ fossem realmente cobrados.
(Contando com a diferença do PIB per capita das respectivas regiões, aquela taxa seria 2,60€ em Lisboa.)
E nem me refiro à baixíssima probabilidade de se ser multado em Lisboa (como atestam tantas fotos neste blog), nem na baixíssima multa.
Não estou a querer defender os 2,60€ amanhã... já ficaria contente que os 0,75€ fossem realmente cobrados.
2,60 é o que se paga no parque dos restauradores. 2,60 é também o que se paga à superfície também. Não esquecer a contribuição coerciva que se tem de dar aos drogados que se auto-denominam arrumadores. Já dei por mim a perguntar ao PSP se tinha de pagar duas vezes, e o gajo virou-me as costas.
ResponderEliminarEntre usurpadores que são pequenos bandidos, e ladrões protegidos pela lei, acabo por pagar o mesmo que em Amsterdão. Só que Lisboa não vale tanto por m2.
Não são pagos? Eu faria o mesmo. Andam a privatizar o espaço público. Não há liberdade de estacionamento. Os Senhores da EMEL acham que a aplicação de coimas é da sua competência.
ResponderEliminarO que vale é que o código de estrada está do lado do automobilista. Não é legal o que fazem.
Mas a zona da Av. de Berna e do Curry Cabral deve ser muito rentável aos senhores da EMEL. Perfeita chulice!
Vasco e o pateta do Pipo são contra o público e a favor do privado, dizem. Afinal estes anormais não gostam é de pagar parquímetros,e gostam de ir de popó para a Escola, e tentam fazer disso doutrina-
ResponderEliminarOlha o Senhor Anónimo especializado em insultar quando não concorda... Belo estilo de argumentação.
ResponderEliminarOra bem... Quem é a favor do privado é o senhor. Não sou eu que apelo às restrições nos espaços públicos como faz a intitulada empresa pública e como o senhor anónimo propõe, não é?
A EMEL ganha imenso dinheiro. Dinheiro esse que é mal gerido. Não é sequer aplicado na criação de alternativas viárias nem em parques de estacionamento. São uns incompetentes!
Ao cidadão resta-lhe protestar e contrariar o sistema deficiente. Fácil!
não chores bebé que o papá dá mais mesada. O teu namorado Pipoo é contra tudo o que é público, até se borrifa que haja pobres e assistância social. No entanto o parzinho indigna-se de pagar estacionamento, curioso...deve ser por causa do tal egoísmo que o teu amor dis ser doutrina.
ResponderEliminarQuanto ao funcionamento da EMEL..isso é outra cantiga
Pois é. É outra cantiga. A cantiga que interessa em vez dos seus devaneios desnecessários.
ResponderEliminarEu expressei-me somente em relação à questão do estacionamento. Não acho correcto que o poder local exija dos seus munícipes e não lhes compense numa boa e correcta gestão da cidade. Apenas os penaliza. Penaliza quem sustenta a imensa Lisboa. Não incentiva de modo algum a instalação de novos moradores.
Em troca devolve-lhe más condições em diferentes domínios.
Esta é a realidade! E não os seus pseudo-filmes em relação a mim e ao Sr. Filipe Melo Sousa.
À falta de argumentos válidos, os bloggers do cidadania Lx romanceiam ao nível da Barbra Cartland e da Rosa Lobato Faria. Confesso que acho piada o facto de me ter tornado vedeta por aqui, até me acasalaram com outros comentadores e tudo. A minha ideia era mais discutir a cidade de Lisboa, em vez de falar sobre mim, mas pronto.
ResponderEliminarQualquer dia coloco mesmo aqui o meu Hi5 para os interessados e interessadas. Destoava pela positiva. Aposto que os bloggers aqui são todos gordos e feios.
"Aposto que os bloggers aqui são todos gordos e feios."
ResponderEliminarComeçando por ti que deves estar pançudo de andar de carro para todo o lado e estacionar sempre à porta.... Deviam era cobrar uns 5 euros por hora para deixarem de entrar cerca de 900 000 fumacentos por dia em Lisboa. Deixem-nos respirar, fiquem nos subúrbios de betão e não chateiem...
Eu devo mesmo viver numa cidade que não é Lisboa...
ResponderEliminarTenho no carro o distico de morador de Lisboa, quando ando de transportes também são de Lisboa, quando não quero pagar parquimetros não levo o carro - é o que me diz o bom senso - e ainda assim vou onde preciso.
Mas em Lisboa só se anda de carro?
Então não, não vivo mesmo nessa cidade...
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ResponderEliminarOra aqui está um post que me toca pessoalmente por viver em Amsterdao. Ja noutros momentos pensei trazer este assunto à conversa, mas por morar fora, considerei nao ser indicado!
ResponderEliminarEntão vamos aos factos:
- o estacionamento é deveras muito caro, sobretudo no centro da cidade. Toda a cidade tem estacionamento pago, contudo os preços variam e o período de pagamento também.
- estacionamento gratuito existe, tambem existe! bem longe do centro, longe de zonas residenciais! Os riscos de estacionar nessas zonas: ter o automovel furtado, pois sao zonas tao afastadas que sao desertas! alem disso, quem opte por estacionar gratuitamente, necessita de apanhar os transportes publicos para chegar a casa, e dado que os mesmos nao sao gratuitos, na hipotese mais economica paga-se 1.40 euro, quer dizer com a viagem de regresso fica o estacionamento "gratuito" a 2.80 euros ao dia.
- o estacionamento para residentes existe! regra geral, um residente espera entre 4 a 5 anos para obter uma licença para estacionar perto de casa (coisa pouca), e quando a obtem paga todos os meses 40 euros.
Agora a questao: O transporte publico é bom?
A rede de transportes de Amsterdao é bastante organizada e chega a toda a cidade. A diversidade é pouca, sobretudo quando se sai da "zona centro" (que é bem pequena, em comparacao com Lisboa). Mas realmente os transportes é raro andarem atrasados, e regra geral sao limpos e seguros.
Pela minha experiencia pessoal, prefiro a rede de transportes em lisboa, nomeadamente a nível de alternativas. O problema em Lisboa é o transporte publico ter os mesmos corredores que o transito normal, o estacionamento irregular, e claro o excesso de transito!
E em Amsterdam ha quem nao pague o estacionamento? Concerteza, sobretudo turistas que julgam que funciona como nos seus países que recebem uma multa e pagam depois! O controle sobre o estacionamento aqui é severo, assim como é o controle do transito em geral (por alguma razao as estradas holandesas sao consideradas das mais seguras da Europa! ver: www.expatica.com/nl/articles/news/Dutch-roads-safest-in-Europe.html)
O controle sobre o estacionamento é extremamente organizado, se um automovel nao pagou o estacionamento, ou se passou o tempo permitido para estacionar, é logo chamado a carrinha com os bloqueadores, e nao existem conversas mansas que os demovam (genero: "fui so ali levantar dinheiro", "fui levar o filho à escola").
Ter um automovel na Holanda, sobretudo em Amsterdao não é visto como um direito, é visto como um privilégio, é carissimo! O estacionamento tambem não é visto como um direito, ninguem aqui considera o automovel um apendice do ser humano como acontece com muita gente em Portugal.
Apesar das regulamentacoes na Holanda em relação a transito e estacionamento parecerem excessivas, ainda assim o transito nas estradas do país é bastante dificil, mas ao menos nas cidades os peoes e as bicicletas sao reis! Em Amsterdam, apesar de existir transito, nota-se (sente-se) que se pode andar a pe, sem os contrangimentos e stress que existe numa cidade com demasiado transito!
Concluo: considero que aqui, as coisas apenas funcionam devido ao controlo excessivo, se existisse maior margem de manobra creio que as coisas poderiam ser mais desorganizadas e haver abusos! apesar de ser a favor da liberdade individual, sou mais a favor da consciencia social e do bem global, logo vejo os aspectos positivos do sistema holandes e do caos que se verifica em Portugal, nomeadamente em Lisboa!
Acho piada ao ostracismo do Sr. Anónimo aos indivíduos que vivem nos subúrbios. Como disse mesmo? "Deixem-nos respirar, fiquem nos subúrbios de betão e não chateiem..."
ResponderEliminarMas que belo comentário o seu. Sabe uma coisa? Lisboa é a capital do país, não é exclusiva dos lisboetas nem dos seus moradores.
Além disso, as pessoas dos subúrbios deslocam-se também e sobretudo de transportes públicos até à capital para estudar ou trabalhar. Inibem-se de trazer o carro. Por um lado, graças à chantagemzinha da EMEL por outro lado, graças ao seu bom senso.
O sr anonimo não quer que o chateiem, mas quer que os senhores dos carros se desloquem para ir trabalhar e pagar muitos impostos necessarios ao seu sustento e à manutenção da cidade do modo que ele a idealiza. Calculo que seja um parasita da sociedade, ou um funcionário público. Deve pagar 1,50 € de "renda", e vem para aqui vomitar o discurso do venha a mim.
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ResponderEliminarCaros Srs.Vasco e Filipe,
ResponderEliminarAcham mesmo que com o Petróleo subir conatantemente de preço o modelo de vida nos subúrbios e trabalho no centro da cidade vai sobreviver? E propõem o quê para que a cidade comporte mais de 900000 carros por dia -cimentar o Tejo? Eu proponho portagens na entrada de Lisboa, encerramento de toda a zona histórica ao trânsito, utilização de receitas camarárias para incentivar e melhorar a rede de transportes públicos, etc. Sugiro ainda o regresso a uma economia baseada em centralidades e não em distâncias e em movimentações pendulares de milhões de pessoas em automóveis. Relembrem-me o que vocês propõem? Deixem de ser comidistas e já agora consumistas também. Preferem viver num sítio como Zurique ou como Atenas? Serão os Gregos com a sua dependência dos automóveis mais ricos ou inteligentes que os Suíços? Eu identifico-me com os Suíços e vocês pelos vistos com os Gregos tá visto... Façam um esforço intelectual se o conseguirem para apresentar soluções alternativas.
eu proponho portagens de permanência a todos os residentes de Lisboa que não trabalham, e só sabem vir para plataformas pseudo-cívicas pedir mais fundos para a sua ociosidade, e embelezar o seu bairro para o qual não pagam impostos nenhuns.
ResponderEliminarGostava de ver a declaração de IRS em nome de "filipe melo sousa". Deve ser "de gritos".
ResponderEliminarqual declaração? provavelmente até foge aos impostos...
ResponderEliminarqual declaração? provavelmente até foge aos impostos...
ResponderEliminarObviamente, mas apenas no que consigo. É um dever moral neste país entregar o mínimo. O estado rouba, rouba ao estado.