http://static.publico.clix.pt/docs/local/novaponte/index.html
Ena, tão pequenina, tão longe das vistas; credo, que exagero as reacções ... Alguém consegue descortinar a largura dos tabuleiros? E os pilares, serão transparentes? E as rodovias, a entrar e a desenvolver-se cidade adentro? E os nós viários? Parece-me que o vídeo diz respeito a uma ponte para formigas...
É urgente que os lisboetas se unam para parar esta aberração.
ResponderEliminarAo menos estas imagens são realistas, não como as exageradas imagens do estudo da TIS e da Arq. Castelo Branco
ResponderEliminarNa verdade, é o completo oposto das primeiras imagens.
ResponderEliminarAté fui eu que coloquei as primeiras neste blog.
No entanto, há que manter a mente aberta.
Não estaremos todos a ser sugestionados pelas primeiras imagens?
As imagens da RAVE podem ser efectivamente as verdadeiras. Ninguém aqui tem argumentos para contestar a veracidade das imagens. Nem atestar o mesmo relativamente ás segundas.
Podemos sim apontar argumentos quanto a localizações e aos problemas que poderá causa a nós viários em lisboa e afins, tal como já temos vindo a fazer e bem.
Quanto a imagens, acho que não podemos entrar numa espiral de disparar em todas as direcções
É verdade. No entanto de nada valerá "analisar imagens" depois da obra feita.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarSim, é bem verdade.
ResponderEliminarA meu ver há que concentrar esforços por várias vias:
1) Abandono da ligação Chelas-Barreiro nos moldes Rodo/ferroviário para apenas ferroviário, de modo a não comprometer os calendários da construção do TGV (já que este tem sido o principal argumento para a sua construção) complementando com a construção da ligação (túnel) algés-trafaria (esse sim necessário e defendido por todos LNEC/RAVE e por todos como solução para descongestionar a 25 de Abril)
2) Abandono puro e simples da ligação Chelas-Barreiro pela ligação Beato-Montijo, devendo esta ter um estudo sério do LNEC (que não teve) e em modo ferroviário) complementada pela ligação Algés Trafaria (em modo rodoviário esse sim necessário e defendido por todos LNEC/RAVE e por todos como solução para descongestionar a 25 de Abril).
Se bem que a construção de uma via rápida-auto-estrada transversal entre a A1 entre o Seixal e o Barreiro e a Nova Ponte levaria muitos dos utilizadores da 25 de Abril para a Nova Ponte. O Problema é que os conduz para o meio da cidade e não para uma circular. Enfim.
O modo rodoviário na ponte chelas-barreiro parece-me ser o busílis que inquina toda a questão e não tanto as outras questões.
Retirando esta, a questão ficaria bem mais pacífica.
Não ficaria resolvida, mas ficaria bem mais pacífica.
Concordo em absoluto com o último comentário do Daniel.
ResponderEliminarIsto aqui não é holliwood.
ResponderEliminarOs efeitos especiais são muito caros.
Foi o que se pode arranjar
Aquela imagem onde se ve Lisboa de Cacilhas, esta horrivel. O tamanho dos pilares da ponte, em relação a baixa e Alfama. E a vista do terreiro do paço esta muito enganadora, com um caixote laranja a tapar um dos pilares. Ao menos podiam fazer uma ponte mais bonita, e não uma copia da Ponte Vasco da Gama. Que tal fazer um convite ao Calatrava, para fazer uma grande obra de arte?
ResponderEliminarTanto dinheiro para fazer uma ponte, tão pouco para fazer um video como deve ser.
ResponderEliminarA ponte aqui neste video da RAVE passou por um período de anorexia, e deram-lhe umas pinceladas para a fazer "low-profile", e pequenina. Mas trata-se um video enganador, feito pelos spin doctors da RAVE para mesmerizar as gentes.
Eles já perceberam que a ponte está gerar um movimento grande de contestação, e querem "tune down" os protestos.
Mas a verdade está aqui travestida.Diz-me pessoa que trabalha na RAVE que não vai nada ser essa ponte etérea para o além, tipo noivinha do Tejo, mas sim uma coisa muito mais pesada, com muito mais densidade e efeito muralha.
A vista fantástica do castelo vai perder a sua magia, que provem do imenso espaço que alcançava.
Do outro lado de Cacilhas e de Seixal a "skyline" de Lisboa vai ficar reduzida, nanizada, despromovida e banalizada.
Porque razão não fazem um túnel? É mais oneroso?
Já se percebeu que visualmente a ponte é um desastre e resta ver as amarras, os trevos, o ruído, a fumaça...
Com ou sem carros, mas com comboio, uma ponte ali terá sempre de ter altura suficiente para permitir a passagem de barcos de grande porte, pelo que a ponte terá sempre um tabuleiro àquela altura e com aquela largura, i.e., será sempre alta e massiva, e penetrará sempre Lisboa da mesma forma bruta.
ResponderEliminarSobre isso, não haja dúvidas.
Por outro lado, aquela NÃO é a única hipótese de travessia ferroviária do Tejo, mesmo tendo em conta o TGV.
Se parece ser consensual que terá de haver travessia do Tejo montante da 25 de Abril para entrada do TGV em Lisboa, já não me parece DE TODO necessário que essa travessia tenha de ser ALI, a opção mais cara e com maiores impactos do ponto de vista ambiental e paisagístico, e com maior distância a vencer.
PORQUE é que não pode a travessia ferroviária para o TGV ser feita a montante (para cima) da Vasco da Gama?
Porque é que ninguém quer falar disso?
Ainda hoje o "Expresso" noticia que a a região europeia com mais Auto-Estradas é....Lisboa...
ResponderEliminarIsso não se reflecte em indices de qualidade, trânsito fluido, mobilidade, boa rede de transportes, etc etc etc etc etc etc etc etc etc etc...
Ainda se quer fazer mais uma ponte rodoviária.
E atenção que foi lançado concurso para uma via rápida para a margem suol, vai ser lança a alternativa à IC19 e ha mais uma série de concursos lançados....
Vias férreas convencionais, electricos, metroplotanos ligeiros e subterrâneos e outras transportes públicos nem vê-los....
E lisboa é "só", proporcionalmente ao seu país, a terceira maior área metropolitana....e ainda querem estendê-la mais para sul....
estamos a sugar o país e a torná-lo inviável....
Daniel,
ResponderEliminartem toda a razão. Um país pequeno com 10% ou mais do território comido por estradas e querem fazer mais.
Com casas prontas, novas e desabitadas para 3 milhões e os empreiteiros ainda querer construir mais.
E ironia, não funcionam nada bem e as casas deixam muito a desejar (qualidade de material, estética,funcionalidade)
Há algo de muito podre no reino das autoestradas.
Podiam transformar algumas delas em aeroportos.
Quanto a casas se há um excesso de 3 milhões ou mais para quê construir mais?
Para pagar os empréstimos anteriores com o empréstimo para o novo prédio. E os Bancos vão na dança. É assim, os tipos constroem, não vendem, e portanto não pagam ao Banco o empréstimo à Construção. Como resolvem ? Pedem um novo empréstimo para construir um novo prédio e com esse empréstimo pagam o do anterior. Com o dinheiro das poucas vendas lá vão pagando umas facturitas aos fornecedores e assim lá chegam ao fim do novo prédio. Aqui a história repete-se e temos uma bola de neve até haver merda da grossa com os resultados dos Bancos ou até alguém trazer "cá pra fora" a verdadeira dimensão do número de casas que os Bancos têm na mão. O que os safa é a Remax que por dia que vende duas casas (dizem eles)por hora e portanto vai rapidamente vender as 500000 casas em excesso numas meras 250000 horas.
ResponderEliminarEh Lá......
ResponderEliminarNão acham que essa história de três milhões de casas é um exagero?
As ultimas noticias davam conta de 240 mil. O que é outra história completamente difetente.
(O problema não é a quantidade/qualidade de casas é o preço delas o os "ladrões" nos bancos).
UM COISA REALMENTE INTERESSANTE SERIA VER OS COMENTÁRIOS DO PESSOAL NA ALTURA CLARO, QUANDO O "OUTRO" SENHOR DECIDIU MANDAR FAZER A PONTE QUE HOJE SE CHAMA DE "25 DE ABRIL".
Estõu mesmo a ver:
"Há e tal não devia ser ali. Vai esventrar o parque de Monsanto e tal..."
"Ha e tal os melrros em Alcantara e tal...! "H´´a e tal fazer com que a Costa de Caparica fique impossivel e tal...."
Engraçado é que já o Marqês de Pombal de queixou da mesma coisa quando mandou fazer a Av. da Liberdade.
Mais um adepto das 10 Pontes em Lisboa...
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