Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
23/05/2008
Av.República (e imediações) à espera do fim (1)
Avenida da República, Nº 75 (Projecto de demolição aprovado (!) em 2006)
Recuperação? Remodelação com retenção de fachada? Não existe apenas a demolição à bruta ou a ruína romântica. É possível criar um novo edifício para o séc. XXI (confortável) sem ter de apagar a memória do que lá está desde o ínicio da Av. da Republica. Essa é a importância de edifícios como este: são os últimos sobreviventes dos primeiros "habitantes" da avenida.
O imóvel mesmo ao lado (torneja para a Av. de Berna) está classificado como Imóvel de Interesse Público - e faz este ano exactamente um século que foi construído segundo projecto do arq. Norte Júnior.
Ou então não. Não encontrei nada referente a areas de protecção em torno de prémios Valmor... até mesmo porque vários destes já tombaram sem protecção alguma.
Mais um...
ResponderEliminarA estratégia do facto consumado é conhecida em LIsboa...
É deixar esboroar...Depois já ninguem se importa que vá abaixo
Depois de um limbo tão prolongado era de se esperar outro fim...
ResponderEliminarA decisão não pode voltar atrás?
Pois, aquilo no estado em que está não é muito habitável. Quer o Paulo Ferrero ir para lá morar, e pagar uma renda de 1.000 € para tal?
ResponderEliminarRecuperação? Remodelação com retenção de fachada? Não existe apenas a demolição à bruta ou a ruína romântica. É possível criar um novo edifício para o séc. XXI (confortável) sem ter de apagar a memória do que lá está desde o ínicio da Av. da Republica. Essa é a importância de edifícios como este: são os últimos sobreviventes dos primeiros "habitantes" da avenida.
ResponderEliminarO imóvel mesmo ao lado (torneja para a Av. de Berna) está classificado como Imóvel de Interesse Público - e faz este ano exactamente um século que foi construído segundo projecto do arq. Norte Júnior.
E não existe uma area de protecção em volta do Valmor?
ResponderEliminar"Recuperação? Remodelação com retenção de fachada?"
ResponderEliminarUma ideia: compram o imóvel e o recuperam-no à vossa maneira. Assim já não têm que ficar aborrecidos por outros quererem fazer de maneira diferente.
Ou então não.
ResponderEliminarNão encontrei nada referente a areas de protecção em torno de prémios Valmor... até mesmo porque vários destes já tombaram sem protecção alguma.