28/07/2008

BES, amigo, Lisboa está contigo (1)


Avenida da Liberdade, 203-221 e R.Rosa Araújo, 25-35

Projecto do Arq. Valsassina (foto do site), decorrente do emparcelamento/reparcelamento do chamado 'quarteirão BES', que engloba prédios magníficos como os da figura abaixo, que vão ficar como os de cima se a CML aprovar depois de amanhã o projecto em causa (Proc. nº 53/URB/2006).

Perguntas:

1. Não há no celebérrimo PUALZE, desde 1991, uma coisa chamada 'medidas preventivas'?
2. Não está no documento do PUALZE, expressamente mencionado o 'elevado valor arquitectónico dos edifícios da Av. Rosa Araújo?
3. Não está esta zona incluída no 'Bairro Barata Salgueiro', o 1º bairro burguês a ser edificado depois da abertura da Avenida da Liberdade, e que devia estar classificado há muito?
4. Como é possível afirmar-se que os edifícios estão em mau estado?
5. Faz sentido continuar a defender uma coisa chamada PUALZE?




ATENÇÃO:

PEÇO DESCULPAS PELO ERRO DO 'BONECO' ACIMA COLOCADO. ESTE BONECO ESTÁ NO SITE DO ARQUITECTO AUTOR DO PROJECTO QUE FOI ONTEM A SESSÃO DE CML E FOI ADIADO PARA SETEMBRO, MAS O BONECO EM APREÇO ONTEM JÁ NÃO TEM OS DOIS PATAMARES DO TOPO. ENGANO MEU, NÃO INTENCIONAL, MAS ENGANO GRAVE.

PEÇO DESCULPAS A TODOS!

SEJA COMO FOR, ISSO NÃO INVALIDA A POSIÇÃO RELATIVAMENTE AO PROJECTO EM SI, POIS O QUE SAIU DO BONECO FORAM OS PATAMARES. TUDO O RESTO É IGUAL: AMPLIAÇÃO DE UM ANDAR, TRANSPARÊNCIAS ENTRE EDIFÍCIOS, ETC., ETC.

SEJA COMO FOR, HÁ DUAS COISAS QUE ME RECUSO A ACEITAR QUE UM VEREADOR DE URBANISMO FAÇA, E ONDE FÊ-LO:

1. MANIFESTO EMPENHO EM DEFENDER AQUELES TRÊS PROJECTOS ABERRANTES PARA A RUA ROSA ARAÚJO.

2. MOSTRAR-SE PREOCUPADO PELA VIABILIDADE DE HOTÉIS. A CML NÃO TEM QUE SE PREOCUPAR COM VIABILIDADE DE PROJECTOS DE OUTROS. TEM QUE PREOCUPAR COM O INTERESSE PÚBLICO, NESTES CASOS, EM SABER SE É BOM PARA LISBOA E PARA OS LISBOETAS APROVAR ESTAS 3 MACHADADAS FINAIS NO BAIRRO BARATA SALGUEIRO, ONDE, RECORDE-SE, PROLIFERA A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA, O ABANDONO DELIBERADO DE PRÉDIOS MAGNÍFICOS, COMO ESTES EM APREÇO (RECORDO, AINDA, QUE O EDIFÍCIO PRINCIPAL PARA ONDE IRÁ A SEDE DO BES, ERA DE HABITAÇÃO, COMÉRCIO, E SERVIÇOS) E/OU COMO OS DOS CRUZAMENTOS DA RUA ROSA ARAÚJO COM A CASTILHO E RUA MOUZINHO DA SILVEIRA. MAIS VALIA A CML INTIMAR OS PROPRIETÁRIOS A CONSERVAREM E ALUGAREM/VENDEREM OS APARTAMENTOS A QUEM QUER POVOAR A CIDADE E NÃO CONSEGUE, EVITANDO-SE AS TAIS 'DESCARACTERIZAÇÕES QUE A ZONA TEM SOFRIDO, É UM FACTO', NAS PALAVRAS DO SR.PRESIDENTE, REFERINDO-SE AOS EDIF. 'FRANJINHAS', AO ALTIS, AO TOTTA & AÇORES (ESQUECEU-SE DO HERON CASTILHO E DE OUTROS)


(texto editado)

13 comentários:

  1. Entre este mono e o do Rato, não há ninguém que nos faça um grande favor e Valsassine o Valsassina? :P

    ResponderEliminar
  2. Não sei o que dizer, estão todos loucos?
    Os predios no Cais do Sodré, o Rato, o pai do secretarios de estado, o museu dos coches e agora mais este...Não merecem esta cidade são autênticos uns mercenários.
    Porquê sempre este arquitecto Valssasina?
    Será que ninguem fiscaliza?
    Porque será que este senhor aprova os projectos e os outros não?

    ResponderEliminar
  3. O que não é cumprido não é só o PUALZE, é também o PDM.
    Quanto á ruina do edifício, tribunal com a Câmara, que não aplicou a lei que obriga a manter os prédios. Quanto ao Sr Arquitecto, se não cumpre a lei e assina declarações em contrário, não acontece nada? E a Ordem dos Arquitectos? Anda a dormir?

    ResponderEliminar
  4. Mentira. A Ordem dos Arquitectos não anda a dormir. Anda calada, o que é diferente. Calada para não incomodar as ilustres estrelas do firmamento arquitectónico português. Porque quem está na Ordem acha que as estrelas não são para criticar, são para defender cegamente - ou não se resumisse a isso a defesa da arquitectura portuguesa... E o poder político não é para criticar, é para cortejar, de mão estendida à cata de subsídios para exposições, etc, etc...

    ResponderEliminar
  5. ó ferrero, tanta ingenuidade também não, pá... você também tem de ir aprendendo alguma coisa, não basta estar sempre a chorar sobre o mesmo leite e a permanecer nesse estado de ignorância... veja lá se percebe uma coisa: o problema não é estas coisas serem ilegais, porque não são... o problema é serem LEGAIS, está a perceber? e porque é que são legais, pergunta-me o caro amigo... elas são legais justamente porque ninguém definiu regras que as pusessem fora de jogo, está a perceber? pode continuar a lamuriar-se do que está a acontecer à Avenida da Liberdade e a toda a Lisboa, que o problema permanece igual: a CML NÃO TEM COMO INDEFERIR OS PEDIDOS, está a perceber? e não pode fazê-lo porque a MERDA de planos que tem não lhe deixa fazê-lo, não tem por onde agarrar... o que é preciso é fazer planos de pormenor que salvaguardem nestes edifícios o que for de salvaguardar (matéria que por natureza deve ser debatida, não é uma "ciência", e o gosto popular deve ser respeitado), e que clarifiquem as regras para a sua transformação. quem já viu o PUALZE sabe que aquilo não passa de densidades, usos, planos para o passeio e estacionamento subterrâneo... não há ali nada que impeça estas aberrações... E O PROBLEMA É JUSTAMENTE ESSE!!! a comversa vai toda no sentido de agilizar os licenciamentos, e para se agilizar os licenciamentos... e nesta agilização toda vão-se as protecções necessárias, e fica a visão da cidade dependente da vontade do mercado, e da cultura dos promotores (penso que está à vista o resultado, infelizmente...)

    ResponderEliminar
  6. Não era o Dr. Pinho, actual ministro da economia, um zeloso funcionário do BES e a respectiva consorte uma das responsáveis pela colecção de fotografia do referido banco? Não é a ele que se deve a demolição da casa onde morreu Almeida Garrett, que tanta polémica gerou na altura, para aí construir um moderno edifício da autoria de um conceituado arquitecto? Para não referir os mega projectos PIN previstos para as bandas da Comporta em plena reserva natural da família Espírito Santo?
    Já agora, o que dirá, o vereador Sá Fernandes sobre tudo isto? O homem anda mesmo sem fala, depois de tanta berraria feita no tempo do Santana e que nos levou a pagar mais de 3 milhões de euros pelo célebre túnel do Marquês.

    ResponderEliminar
  7. Não é só na classe média em ascensão que há patos-bravos! Até no mundo ilustre da finança e da arte é vê-los em "biquinhos" a competirem com os outros tontos.

    ResponderEliminar
  8. arquitecto transformado em animal predador voraz, um autentico mercenario. E a ordem, como o seu bastonario tem graves telhados de vidro, que poderam por a nú algo bem inconveniente...Adeus Lisboa

    ResponderEliminar
  9. Viva o Valsassina. Deve crer ficar para a história como o maior idiota que Lisboa já conheceu

    ResponderEliminar
  10. Este é um fórum onde a maioria dos comentários são, infelizmente, quase sempre anónimos. Digo infelizmente pois o anonimato por mais razão que se tenha tira força ao que se diz.
    Porque noutras alturas depois de protestar contra o anonimato fui acusado de não saber em que mundo vivo e de não saber que existem bufos que podem pôr em perigo determinadas formas de vida de quem se protege com o anonimato, eu sou levado a pensar que, quando alguem aqui ataca outro sob anonimato, só pode ter um bom "tacho" no partido do atacado. Não vejo outra explicação para não se usar o nome.
    É pena porque se descredibiliza o que se quis dizer.

    ResponderEliminar
  11. É na realidade uma pena que, depois do desastre que foi o último mandato camarário, este se esteja a candidatar para ficar na história por obras como estas que aqui aparecem neste post ou como as que querem desenvolver no Largo do Rato, ou mesmo como as que já nos brindaram na av. da Republica e sua área circundante, ou aínda a da especialidade pequeno-burguesa do megalomanismo desadequado do novo Museu dos Coches, etc, etc.

    Jorge Santos Silva

    ResponderEliminar
  12. Caro V.Marques, ser anónimo ou assinar desta forma pouco importa.
    Este blog é visitado por muita gente e neste país ainda existe preseguição politica e outras vinganças. É natural que sejam anónimas por uma questão de defesa.
    Dramático é o facto de muita gente quando derem por ela, esta construido.
    Na minha rua tambem me chamaram de bufo e chibo porque denunciei carteiristas à policia, e se deixar la a minha morada, fazem ameaças como ja fizeram no passado a vizinhos. e não é mais do que a cultura dos tempos imposta pelos belos governantes que temos.

    Portanto caros anónimos bufos ou não escrevam sempre se defende alguma coisa.

    ResponderEliminar
  13. A foto no canto superior direito até mete medo. Parece solução de empreiteiro a quem foi pedido de alinhar as cérceas.

    ResponderEliminar