28/11/2008

A delicada arte de tapar o sol com uma peneira

A Terceira Travessia do Tejo (TTT), tal como está prevista é provavelmente um erro: Lisboa não consegue digerir os carros que já tem e as razões que há para incentivar a entrada de mais são, no mínimo, difíceis de compreender. Por outro lado, um túnel, feito com modernas técnicas de pré-fabricação seria decerto mais barato e de certeza menos agressivo visualmente. É isso que o "Zé", paladino do cidadão, diz? Não: propõe que se faça uma pista ciclável.

A isso chama-se tapar o sol com uma peneira. É impossível não pensar num outro projecto - esperemos que nunca deixe de o ser - no qual, para justificar a ampliação de um terminal de contentores e a atribuição, ao arrepio de todas as normas de bom senso político e de racionalidade económica, de uma concessão sem concurso público, se avança com a ligação de duas linhas de comboio suburbanas.

No caso concreto do TCA ainda foi pior: "Lisboa fica a ganhar", explicava o inefável senhor num programa de televisão, "porque vamos ter uma praça à frente da Gare Marítima de Alcântara" (para além, verdade seja dita, dos estudos ambientais e dos trabalhos no Vale de Alcântara e das linhas de Cascais e da Cintura - tudo coisas que, de per si, justificariam não só a triplicação da capacidade do TCA, mas a sua decuplicação).

Haja paciência, porque dinheiro parece não faltar.

1 comentário:

  1. Está contra a nova ponte que vai poder tirar 30 minutos às ligações entre Lisboa e o Alentejo e Algarve, que mete Setúbal a tão somente 30 minutos de Lisboa, o que permitirá um maior número de pessoas nos transportes públicos. Esta nova ponte permite ainda o acesso de Lisboa a Cáceres em tão somente 90 minutos e de Lisboa a Madrid em cerca de 2h50, o que permite a redução da utilização de aviões e, por consequência, da poluição.

    Mais grave é apresentar-se contra a ligação da linha de Cascais à linha de Cintura. Amigo, hoje em dia sem a passagem vermelha em Alcântara, julga que é fácil fazer o transbordo entre os dois comboios, sendo o outro de 30 em 30 minutos somente? Repare no seguinte: Entrecampos 16.10, Alcantara Terra 16.20 --transbordo pedonal (16.20-16.30)--Alcantara Mar 16.44, Cascais 17.13. Entrecampos-Cascais entre 53 a 63 minutos, com um transbordo sujeito a chuva, frio, vento e atropelamento à saída da estação porque não há passadeira. Incrível!
    Com a ligação feita: Entrecampos 16.10, Alcantara Terra 16.20, Alcantara Mar 16.21, Cascais 16.50. 40 minutos de viagem! Poupança de 13 a 23 minutos, o que daria de 26 a 46 minutos poupados por dia em deslocações!

    Um ligação que aproxima a linha de Cascais à rede nacional, permitindo viagens directas de qualquer ponto da rede até Oeiras e Cascais, o que permite uma optimização de horários, prestar melhor serviço, aproximar a zona de Belém a Sete Rios, Entrecampos, Areeiro e Marvila e acima de tudo, aumentar o número de passageiros na linha de Cascais, retirando CENTENAS de carros da A5 que saem de Cascais/Oeiras até Margem Sul e zona da linha de Cintura?
    Não esquecer que, uma viagem Cascais-Fogueteiro, ou Cascais-Pragal pode ser feita facilmente com um transbordo em Campolide.

    Agora,

    Cascais 08.18
    Alcantara M 08.45
    Alcantara T 09.06
    Campolide 09.10
    Campolide 09.18
    Pragal 09.26

    Ao fim de semana é necessário tomar em Alcantara Terra um autocarro para a Estação de Campolide!

    Futuro,

    Cascais 08.18
    Alcantara M 08.45
    Alcantara T 08.46
    Campolide 08.50
    Campolide 08.58
    Pragal 09.06

    Cascais-Pragal (hoje) = 1h08
    Cascais-Pragal (futuro) = 0h48

    Poupando 20 minutos em cada sentido e baixando a deslocação para menos de 60 minutos, não será este percurso muito mais atractivo que o automóvel?

    Senhor, vê-se perfeitamente quem anda de carro e quem anda de transportes públicos aqui.

    COMBOIOS CASCAIS-CINTURA JÁ!!!

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