28/11/2008

Lisboa......merecia melhor !

Göteborg 2007

A propósito das inenarráveis palhaçadas comerciais que os lisboetas vão ter que aturar nas próximas semanas........aqui fica algo para comparar.

6 comentários:

  1. Não há comparação possível, Júlio. São "anos luz" de distância que nos separam dessa outra realidade...

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  2. Pois, e o gasto energético de todas essas luzinhas na foto davam para iluminar a minha casa durante um mês...

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  3. Talvez o que A. Lourenço escreveu noutro post mais abaixo, compense o gasto energético?

    "As iluminações de natal devem ser encaradas com um investimento para dinamizar a cidade nesta época do ano. Têm importância vital para o Turismo, para o comércio e até para dar algum conforto e alegria aos cidadãos."

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  4. nao é preferivel poupar dinheio em coisas sem importancia efemeras????

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  5. Existem inúmeras cidades que investem na sua dinamização durante esta época do ano, com este tipo de atractivos (foto), e outras, como por exemplo na Alemanha ou na Áustria, com outros como sejam as tradicionais vendas de natal e decorações onde não existem tantos gastos energéticos mas que nem por isso deixam de ser bonitos e contribuir para o aumento de riqueza da cidade (e aqui não falo apenas de riqueza económica).

    O que se passa em Lisboa é que há elevados gastos energéticos, inúteis, como se pode apreciar na Av. Da Liberdade onde até as árvores parece que choram com frio e perda efectiva de riqueza pois os investimentos feitos, de tão maus, são inúteis. É o “ barato” que sai caro.

    E já agora quem não gostava de, numa noite de frio, passear a pé numa rua como esta? Em Lisboa, que é uma cidade lindíssima, passeia-se de automóvel engarrafado junto da árvore ou faz-se gincana por entre a publicidade…

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  6. A fotografia que coloquei confirma o seu texto. Esta rua é dentro do Liseberg, ou seja, a "Feira Popular" de Göteborg. Até ao ano de 2000 só aberto durante a época de verão. Nesse Natal, decidiu-se decorar e abrir o recinto ao público durante o mês de Dezembro.
    Instalaram-se lojas de artesanato com venda ao público, abriram-se algumas das atracões, exibições de música e coros diariamente, etc.
    O sucesso foi tal, que as receitas do Liseberg (propriedade da cidade) aumentaram substancialmente. Hoje, não é só um ponto de visita (e compras) para os habitantes da cidade, como um pólo de atracão para milhares de visitantes do sul da Suécia. Isto sim! Um negócio onde todos ficaram a ganhar. E se tudo é bem bonito lá dentro.....

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