20/11/2008

O preço dos transportes ferroviários Setúbal - Lisboa

Consegui, finalmente, ligar para a CP e saber o preço do transporte de um contentor de Setúbal para Lisboa: 2500 euros / 56 TEU. Ou seja: 89,28 euros por um contentor de 40'. Ou seja (assumindo o máximo de carga, 24 toneladas): 0,00372 euros / quilo. Eu digo por extenso: três décimos e setenta e dois milésimos de cêntimo por quilo (cêntimo, não Euro). Menos de quatro milésimos de Euro por quilo.

Quando falarem do preço dos transportes de Setúbal ou de Sines para Lisboa, por favor tenham este número presente: 0,00372 euros / quilo.

6 comentários:

  1. Excelente trabalho, caro Luís. Água mole em pedra dura ...

    ResponderEliminar
  2. Viva,

    Óptima metedologia: apurar números.
    Mas tenhamos em mente que este preço é apenas isso: um preço. Não mostra qual a capacidade da linha, qual a capacidade de dar resposta à carga que chega. Uma analogia:
    Vamos supor que estou em vista de firmar um negócio de fabrico de camisas, pelo que precisso de uma quantidade industrial de botões de camisa. Encontro num hipermercado butões a 1€/botão. Na mercearia do bairro encontro o mesmo botão a 0,75€/botão.
    Poderia pensar: "óptimo! 0,75€/botão!". Corria era o risco de ficar sem o negócio de camisas, uma vez que a mercearia do bairro só me conseguia arranjar 2 dúzias de botões por semana, enquanto o hipermercado tinha caixas de mil botões diariamente.

    Mas como comecei por dizer, boa abordagem ao problema: temos é que enquadrar em todos os problemas em volta dos negócios.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Luis Serpa disse...

    Caro NCM,

    obrigado por essa informação. Não sabia realmente qual o lugar relativo da MSC. Sei que a MAERSK é o maior armador do mundo , mas não sabia que o era igualmente na área da carga contentorizada.

    Isto dito, e a título de curiosidade: a MAERSK construiu recentemente uma plataforma logística em Vigo.

    10:02 PM

    ncm disse...

    Sim, e tem outra em Algeciras - E porque não fecharmos todos os portos nacionais e passamos a enviar e a receber as cargas por esses dois portos por via férrea? O custo por kg deve ser insignificante e assim ficamos com mais espaço para passear e namorar e os Espanhóis que levem com os contentores! E o mais engraçado é que eles eram capazes de aceitar esta proposta! Grandes totós que são os Espanhóis!

    ResponderEliminar
  4. Grandes contas.

    acontece que as mercadorias vêm de longe.

    Acresca a esse valor o custo do transporte do outro lado do mundo, mais as taxas de movimentação e custos intermediários.

    Com vários milhares de toneladas em causa facilmente se chega a um acrécimo de 10% ao custo das coisas.

    ResponderEliminar
  5. este comentário anterior vai contra a teoria de quanto mais se faz mais se economiza a chamada economia de escala.

    tem o custo da inflação em escala...

    aquele é o custo do transporte de um contentor atendendo as condições actuais. se o porto for efectivamente para Sines, passa a existir um ou vários comboios diários para transporte dos contentores e ai os preços ainda iriam baixar mais...

    ResponderEliminar
  6. Caro NCM,

    como lhe disse noutro comentário, Sines e Setúbal não são em Espanha. É bom termos isso em mente quando brandimos o argumento "nacional". O que está em causa não é nacional, não é sequer regional, não é autárquico: é local. É "Alcântara".

    ResponderEliminar