Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
06/11/2008
O vice presidente da Câmara, Marcos Perestrello, e o vereador do Pelouro dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes, estiveram presentes na apresentação do Programa Base dos Projectos de Qualificação do Jardim da Luz e de Reordenamento da Feira da Luz, que teve lugar na Junta de Freguesia de Carnide, no dia 3 de Novembro.
Na ocasião, Marcos Perestrello, vice presidente da autarquia, justificou a apresentação pública e o debate que se seguiu com a necessidade de termos "uma feira e um jardim feitos com os moradores de Carnide". Desta apresentação e da subsequente discussão pública deverá surgir uma nova realidade: a de haver, "em 2010, um jardim novo e uma feira nova no Largo da Luz", como garantiu o vereador José Sá Fernandes.
Coube ao arquitecto João Castro a apresentação do programa base, que pretende "cruzar o programa de requalificação da Feira da Luz com a reabilitação do jardim", habitualmente maltratado com aquela realização anual, de modo a "conciliar o uso do espaço pela Feira durante o seu período com o uso que é feito pelos cidadãos durante os outros onze meses do ano".
Para o efeito, são delimitadas áreas para os diversos tipos de comércio da Feira, de modo a não colidirem com as áreas ajardinadas e de lazer, no seu centro. A qualificação do jardim, por seu turno, ao mesmo tempo que instala no subsolo equipamentos necessários à realização da Feira, delimita melhor o espaço contra a intrusão da feira ou dos automóveis (posto que o próprio estacionamento habitual é reordenado).
O período de debate que se seguiu foi iniciado com a intervenção do presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Paulo Quaresma, que apelou à rápida aprovação do Plano de Urbanização de Carnide - Luz, por entender que "não faz sentido discutir este projecto sem se discutir o Plano". Manifestando a sua satisfação por "ver luz no fundo do túnel quanto à requalificação do Jardim", este autarca reafirmou a sua vontade de este vir a ser "um espaço de encontro das pessoas".
In CM-Lisboa.pt
Programa base das intervenções
Sem comentários:
Enviar um comentário