10/11/2008

Proposta para o Novo Terminal de Contentores de Lisboa


Chegado por email:


«arquitectosporlisboa@gmail.com

Caros amigos

No seguimento da recente polémica sobre a destruição de Alcantara com uma ampliação da Liscont, pergunta-se: para quando um Plano Director do Porto de Lisboa, que seja apresentado aos seus cidadãos, e discutido públicamente.
Nós defendemos a cidade de Lisboa e também o seu porto, e que as actividades deste só beneficiem a Cidade em vez de a prejudicar.
Por exemplo, para quando a demolição dos Silos da Trafaria?

Estamos completamente contra os contentores em Alcântara, e muito mais contra com a sua ampliação, que nos tentam impingir à força, e contra a nossa vontade de Lisboetas.

A Zona de Alcântara e da Rocha do Conde de Óbidos é muito adequada para terminais de passageiros, com duas Gares Maritimas notáveis, e que devem ser rápidamente classificadas como Património Nacional, e mantidas em funcionamento para os grandes navios de cruzeiros que nos visitam todos os dias.

Os contentores e as outras actividades portuárias têm certamente outras localizações possíveis, mais capazes em capacidade e de expansão futura. A própria APL diz que Alcântara mesmo ampliada esgotará em 2020.

Deixamos aqui uma proposta para o novo terminal de contentores de Lisboa, que se desenvolve do terminal da Sotagus para Norte até ao cais da Matinha, isso daria um terminal moderno, com 3 vezes a área de Alcântara já ampliada , segundo a proposta da Liscont, e com capacidade para a movimentação de 3 milhões de TEUS por ano, 3 vezes a capacidade da "Alcântara" da Liscont, e isso , pode ser perfeitamente compatibilizado com as outras actividades do Porto de Lisboa.

Dentro deste estudo admite-se como bom uma Nova Pequena Gare de Passageiros, e exclusivamente essa finalidade, para complementar, Alcântara e Rocha, na Zona do Terreiro do Trigo/Jardim do Tabaco, ( cais já em obras) .

A solução que se propõe é fácilmente expansível, aumentando a largura do cais para o Mar da Palha. E as suas acessibilidades são muitas vezes superiores às de Alcântara, e o seu pior defeito.

Esta solução não prejudica Lisboa, pois vai ocupar uma zona degradada da cidade com montes de barracões e armazéns abandonados.

Este estudo é uma achega para a discussão do futuro da Cidade de Lisboa e do seu porto.

Arquitectos por Lisboa
»

12 comentários:

  1. estão doido?!

    já viram a área que isso implica????????
    ísso é quase 1/3 da frente tejo de lisboa!

    é preferível isso à pequena área de alcântara?!

    e por acaso não sabem que essa zona não permite o calado sufciente para os grandes navios?

    e a zona de marvila é menos que a lapa ou santos?

    isto é inacreditável!

    ResponderEliminar
  2. falta aí uma ponte que entretanto vai ser construída...

    ResponderEliminar
  3. este pessoal está doido?

    queixam-se da "muralha intransponível" de alcântara e querem fazer terminal entre a baixa e o parque das nações?!

    é mesmo espírito de treinador de bancada....

    ResponderEliminar
  4. Pronto! E a estupidez começa a estender-se...

    Foi alguma tia da lapa que achou que o povinho da zona oriental aguenta melhor com os contentores.?

    ResponderEliminar
  5. Sr.s Arquitectos:

    Sejam mais ponderados e responsáveis com estas propostas!

    Como lisboeta até posso aceitar terminais em alcântara, desde que os contentores fiquem por lá. Agora roubar a frente ribeirinha quase toda é que não!

    ResponderEliminar
  6. Vindo de quem vem, deviam ter mais senso de responsabilidade.

    Nem me choca Alcântara (dei-me ao trabalho de ver os planos) mas isto é monstruoso. Era preferível o porto fora da área urbana de Lisboa, mas também tenho dois dedos de testa e sei que isso seria caríssimo.

    Alias, andam a dizer que o Governo gasta demais, mas depois pedem que façam investimentos desnecessários...

    Agora esta proposta ofende a inteligência de qualquer um.

    Como Lisboeta não admito isto! Basiacamente seria tirar mais de 1/3 da faixa ribeirinha? Isto sim seria demais e em nenhuma cidade civilizada se faria uma coisa destas...

    Se é para se fazer propostas destas, mais valia estarem quietos.

    Tinha piada o Miguel Sousa Tavares aprovar isto....

    ResponderEliminar
  7. Quem fez esta proposta não mora em marvila e nem deve ser de Lisboa...

    Concordo com os comentários...Anda tudo doido!

    ResponderEliminar
  8. Mas porque diabo nao colocam os contentores na Lisnave? Esta desocupada desde que esta foi para a Setenave em 2000. Estude-se a possibilidade e têm volumetria que permite porto para décadas.

    ResponderEliminar
  9. almada devia mesmo querer os contentores po lá...

    ResponderEliminar
  10. Em vez de mandarem bitaites para o ar apresentem propostas.

    Já com a Ponte e com O Aeroporto, muitos chegaram-se á frente com estudos.

    Uns melhores que outros.

    Se isto é tudo tão fácil, tão óbvio, tão simples, cheguem-se á frente.

    Eu também sou espectacular a mandar no Benfica, a resolver a crise mundial e acabar com a fome no mundo.

    Mas ideias estruturadas, estudos, demonstrações á séria...pois..é mais fácil mandar bitaites e assobiar para o lado.

    Muita coisa pode ser discutível neste projecto, mas ainda não vi ninguém dizer alguma coisa sustentadaou credível.

    E perdoem-me, mas só mesmo a APL apresentou alguma coisa á séria.

    ResponderEliminar
  11. copy paste,vizinho de cima?

    ResponderEliminar