Para quem conhece o projecto de ampliação do TCA há anos, o esforço de comunicação que a APL, via Cunha Vaz e Associados está a fazer é inacreditável. Só é pena que tão meritório - apesar de enviesado - esforço só tenha sido feito depois, por exemplo, da aprovação do decreto-lei 188/2008. Estas coisas devem debater-se antes, e não depois, de se tomar certo tipo de decisões. Sob pena de ficarmos sempre a duvidar das verdadeiras intenções de quem as promove.
Não me parece que seja pedir muito: num regime democrático é perfeitamente normal sermos, regularmente, governados por pessoas de uma área política diferente da nossa. O que não é normal é termos de suspeitar, sistematicamente, das verdadeiras intenções de quem nos governa. Em projectos desta dimensão e natureza é aos Governos que compete dar-nos todas as informações: não há democracia que resista a este permanente cheiro a dúvida.
A falta de transparência de todo este processo, já aqui o escrevi, é de per si razão suficiente para suspender o projecto e voltar à estaca zero.
Não me parece que seja pedir muito: num regime democrático é perfeitamente normal sermos, regularmente, governados por pessoas de uma área política diferente da nossa. O que não é normal é termos de suspeitar, sistematicamente, das verdadeiras intenções de quem nos governa. Em projectos desta dimensão e natureza é aos Governos que compete dar-nos todas as informações: não há democracia que resista a este permanente cheiro a dúvida.
A falta de transparência de todo este processo, já aqui o escrevi, é de per si razão suficiente para suspender o projecto e voltar à estaca zero.
Processo atrás jamais!!!
ResponderEliminarComboios Cascais-Cintura JÁ!!!
Melhor sistema de transporte e menos carros na cidade JÁ!!!
Caro Filipe,
ResponderEliminarNão sei - e isto não é retórico: não sei mesmo - se a ligação das linhas suburbanas de Lisboa deviam ser a prioridade número um da Refer. Intuitivamente diria que não. Em Portugal, com a excepção do trajecto Lisboa - Porto e Lisboa - Faro, não é possível utilizar o comboio para deslocações interurbanas profissionais. Para ir, por exemplo, a Portimão ter uma reunião e voltar no mesmo dia precisa de 12 horas - ficando com duas horas na cidade. E a reunião em imperativamente que ser entre as 15h e as 16h.
Partilho inteiramente o seu desejo de menos carros na cidade de Lisboa; mas há maneiras mais racionais, mais baratas, mais rápidas do que mega-projectos cujos benefícios não compensam nem uma centésima parte do que custam.
E não nos devemos esquecer que Portugal não é Lisboa: estas assimetrias regionais não são boas.
Até parece que a ligação à linha de cintura é a galinha dos ovos de ouro. Quando perceberem que a linha de cintura não tem capacidade para absorver o trafego que vem de cascais, já o dinheiro está gasto e já a fatura vai ser paga pelos nossos filhos, como sempre...
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