Cinco bairros de Lisboa vão ter zonas de velocidade reduzida a 30 km/h-Publico-14.01.2009
A Comissão de Avaliação do Sistema de Controlo de Velocidade e Vigilância de Tráfego de Lisboa aceitou ontem a proposta camarária para a criação de um conjunto de cinco "zonas 30" em outros tantos bairros da cidade, segundo a qual a velocidade de circulação automóvel naqueles locais não poderá exceder os 30 km/h.
A medida, a aplicar nos bairros do Alvito, Azul, da Madre Deus, da Boavista e de São Miguel, recolheu consenso dos elementos daquela comissão, e deverá ser aplicada ainda este ano.
Em comunicado camarário, é explicado que naqueles bairros, "essencialmente habitacionais (onde coabita uma população em idade escolar com uma população mais idosa), deve ser permitida uma verdadeira acalmia de tráfego e a coexistência em segurança da circulação de peões, bicicletas e veículos automóveis nos arruamentos interiores".
É também explicado que se pretende reduzir o tráfego rodoviário, o congestionamento e a poluição ambiental, bem como aumentar a segurança rodoviária para os peões, com a colocação de sinalização adequada e passadeiras sobreelevadas.
A Comissão de Avaliação do Sistema de Controlo de Velocidade e Vigilância de Tráfego de Lisboa aceitou ontem a proposta camarária para a criação de um conjunto de cinco "zonas 30" em outros tantos bairros da cidade, segundo a qual a velocidade de circulação automóvel naqueles locais não poderá exceder os 30 km/h.
A medida, a aplicar nos bairros do Alvito, Azul, da Madre Deus, da Boavista e de São Miguel, recolheu consenso dos elementos daquela comissão, e deverá ser aplicada ainda este ano.
Em comunicado camarário, é explicado que naqueles bairros, "essencialmente habitacionais (onde coabita uma população em idade escolar com uma população mais idosa), deve ser permitida uma verdadeira acalmia de tráfego e a coexistência em segurança da circulação de peões, bicicletas e veículos automóveis nos arruamentos interiores".
É também explicado que se pretende reduzir o tráfego rodoviário, o congestionamento e a poluição ambiental, bem como aumentar a segurança rodoviária para os peões, com a colocação de sinalização adequada e passadeiras sobreelevadas.
Primeiro passo para voltar a ver crianças a brincar autonomamente na rua em Lisboa!
ResponderEliminarParabéns!
Excelente notícia!
ResponderEliminar(só não percebi aquela história da poluição... a 30km/h até poluem mais por km, mas enfim. assusta-me que o problema do automóvel na cidade seja resumido à questão ambiental, quando isso é secundário)
Também acho. Excelente notícia.
ResponderEliminarVamos ver como vão correr as coisas
Excelente noticia de facto. Na freguesia onde vivo, S francisco Xavier existem zonas residenciais e escolares que são autênticas auto-estradas, no Restelo, por exemplo, junto á secundária, onde inclusivamente já morreram jovens ou na Av Ilha da Madeira. Em Caselas , zona residencial e escolar as crianças não podem andar de bicicleta ,a pé ou jogar á bola. O transito circula pelas ruas a alta velocidade, sobretudo de manhã, altura em que as ruas da igreja e padre reis Lima são utilizadas por pais apressados a levar filhos ao colégio existente no bairro e outros que para fugir ao transito na Av das descobertas vão pelas ruas do bairro passando frequentemente a alta velocidade na rua da escola primaria onde não existe qualquer medida de acalmia de transito e cuja situação já foi por várias vezes denunciada à CML por parte da associação de pais da dita escola. Até os transportes públicos circulam com velocidade elevada dentro do bairro. A associação de Moradores da freguesia já por diversas vezes deu conhecimento destas situações aos diversos executivos camarários, que não se mostram minimamente preocupados com os factos apresentados e nada têm feito para solucionar estes problemas. Também no parque Florestal de Monsanto se circula a alta velocidade sem que exista sinalização adequada ou qualquer medida de acalmia de trânsito. Estas medidas são de saudar e só pecam por tardias e insuficientes pois outras zonas da cidade necessitam também delas. Com urgência. E na maior parte das vezes a implementação destas medidas não passa por haver, ou não, dinheiro, passa apenas por haver, ou não, vontade de as por em pratica.
ResponderEliminarUma bela notícia, sem sombra de dúvida, e daqui o meu sarává a todos os seus responsáveis. Aliás, essa notícia e a do concurso do Capitólio são as duas únicas boas notícias que aplaudo
ResponderEliminarMas, atenção: 30km/h não são garante de segurança para os transeuntes e muito menos que as crianças possam jogar à bola paulatinamente no meio da rua.
Que isso seja acompanhado por lombas dissuasoras ou outras coisas.
E que rapidamente a medida seja afecta a outros bairros:
Caselas. Alvalade. Por exemplo
Paulo,
ResponderEliminar"Que isso seja acompanhado por lombas dissuasoras ou outras coisas."
Sim. à semelhança de Amsterdão (por exemplo) nao são usadas lombas, mas os circuitos são remodelados, os passeios também etc. há inúmeras técncas que podem ser usadas para estas situações.
Boa medida mas poderiam ser tomadas mais.
ResponderEliminarElevação das rodovias até ao nivel do passeio, mudança de cor das faixas de rodagem, passadeiras com o mesmo pavimento dos passeios.
Não há especialistas em "traffic calming" na CML? (eu não sou)
Havia de facto bastante mais soluções incluidas na proposta inicial apresentada em Novembro de 2007 pelos Cidadãos por Lisboa. Mas foram consideradas demasiado radicais. Manteve a das zonas 30, a única solução aprovada por maioria. E um ano depois irá pôr-se em prática. Do mal o menos.
ResponderEliminarEncontram aqui todo o percurso da proposta: http://www.cidadaosporlisboa.org/?no=10100001322:092008