21/01/2009

Câmara aprova empréstimo de 16 milhões de euros para reabilitação da zona de Ajuda e Belém

Lisboa, 21 Jan (Lusa) -A Câmara de Lisboa aprovou hoje a contracção de um empréstimo junto do Banco Europeu de Investimento (BEI) de 16 milhões de euros para a reabilitação urbana da zona de Belém e Ajuda.

O empréstimo é pedido pela Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Ocidental, que ficará encarregue da intervenção, através do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

A proposta poderá, contudo, vir a ser chumbada na Assembleia Municipal, de maioria social-democrata, já que os vereadores do PSD votaram contra.

O vereador do Urbanismo, Manuel Salgado (PS), explicou que a intervenção incidirá na zona da Igreja da Memória e Calçada da Ajuda.

Serão reabilitados cinco edifícios municipais e 10 edifícios privados, que "serão expropriados, reabilitados e manter-se-ão como edifícios de arrendamento".

Além do empréstimo de 16 milhões de euros, haverá um "investimento complementar por privados de 23 milhões de euros", acrescentou Manuel Salgado.

"É uma operação de reabilitação relevante numa zona que está relativamente degradada", sublinhou o vereador.

A proposta foi aprovada com os votos favoráveis do PS, vereador José Sá Fernandes e Movimento Lisboa com Carmona, registando-se votos contra do PSD e do PCP e a abstenção do movimento Cidadãos por Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário