Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
Reduzir a cidade a uma questão de cérceas é ver a cidade de uma maneira muito superficial. As cidades são feitas, também, de interiores, atmosferas, ambientes. Em suma, as realidades patrimonias diversas enriquecem as cidades. Em Portugal não se dá valor a isso, talvez por não existir uma cultura arquitectonica forte, e é por essa razão que vemos proliferar estas intervenções que dão uma imagem de que a cidade está a ficar bonita e arrumada. Mas na realidade a cidade está é a ficar mais pobre, esvaziada do seu património único e irrepetível, a favor da banalidade, de interiores sem alma. As obras de autores nacionais são susbtituidas por construções de catálogo mais ou menos barato. Só em Lisboa é possivel que uma imobiliária ponha à venda um apartamento do Cassiano Branco sem anunciar que é um prédio do Cassiano Branco!
pois eu acho que o que dá um péssimo aspecto às Avenidas é a falta de qualidade da arquitectura do que se está a construir! não me incomoda nada boa arquitectura com cérceas desalinhadas! já fez uma pesquisa da Av da República no arquivo fotográfico municipal? no passsado não havia qualquer ordem de cérceas mas havia qualidade nas arquitecturas
Muito provavelmente nada. Até mesmo a porta de ferro forjado, desenhada pelo Cassiano e que existia no piso térreo (extremo direito da fachada) desapareceu para dar lugar a uma feia e banal porta de garagem. Dessa porta só restam agora fotografias (incluindo uma que tirei antes da sua destruição).
Parece-me até bem conseguido. As cérceas desalinhadas dão um péssimo aspecto às avenidas.
ResponderEliminarUma cidade não é um bolo de chocolate: não precisa de estar tudo direitinho...
ResponderEliminarReduzir a cidade a uma questão de cérceas é ver a cidade de uma maneira muito superficial. As cidades são feitas, também, de interiores, atmosferas, ambientes. Em suma, as realidades patrimonias diversas enriquecem as cidades. Em Portugal não se dá valor a isso, talvez por não existir uma cultura arquitectonica forte, e é por essa razão que vemos proliferar estas intervenções que dão uma imagem de que a cidade está a ficar bonita e arrumada. Mas na realidade a cidade está é a ficar mais pobre, esvaziada do seu património único e irrepetível, a favor da banalidade, de interiores sem alma. As obras de autores nacionais são susbtituidas por construções de catálogo mais ou menos barato. Só em Lisboa é possivel que uma imobiliária ponha à venda um apartamento do Cassiano Branco sem anunciar que é um prédio do Cassiano Branco!
ResponderEliminarMas se fôr do Valsassina ou dos manos Mateus...
ResponderEliminarpois eu acho que o que dá um péssimo aspecto às Avenidas é a falta de qualidade da arquitectura do que se está a construir! não me incomoda nada boa arquitectura com cérceas desalinhadas! já fez uma pesquisa da Av da República no arquivo fotográfico municipal? no passsado não havia qualquer ordem de cérceas mas havia qualidade nas arquitecturas
ResponderEliminarem Portugal, a isto chama-se «restauro»
ResponderEliminarjá na europa desenvolvida...
Pois....se a Av. da República tivesse sido poupada, alguém se atreveria a pegar nessa treta das
ResponderEliminar"cérceas" e aplicá-la lá ?
Tem razão F. Jorge....e trata-se de um dos bons exemplos de Cassiano...que cultura !?
Não vou especular mas...o que é que se teria salvado na parte de dentro ?
Muito provavelmente nada. Até mesmo a porta de ferro forjado, desenhada pelo Cassiano e que existia no piso térreo (extremo direito da fachada) desapareceu para dar lugar a uma feia e banal porta de garagem. Dessa porta só restam agora fotografias (incluindo uma que tirei antes da sua destruição).
ResponderEliminarAcho que ficou melhor do que estava.
ResponderEliminarnão me choca nada. o acrescento até está tão bem feito que parece que o arquitecto original é que o fez....
ResponderEliminarnão sejam tão fundamentalistas...
Realmente. Com tanta miséria que se vê na cidade, escolhem um exemplo de boa remodelação como sendo má.
ResponderEliminarAssim perdem um bocado da vossa credibilidade.