04/02/2009

Soluções Para Mobilidade Urbana - Park & Ride




Cambridge, Inglaterra, cidade conhecida pela sua famosa Universidade.

Há muito que Cambridge deixou de ser apenas uma cidade universitária, sendo agora um importante centro cosmopolita para onde milhares de pessoas se deslocam todos os dias para trabalhar.

Numa cidade sem metro, eléctricos ou elevadores (e onde os comboios não funcionam tão bem como cá - experiência pessoal) qual foi a solução encontrada para impedir que a cidade se enchesse de carros?

PARK & RIDE! Construíram-se 5 parques de estacionamento enormes (dois no sul da cidade, um no norte, outro a este e outro a oeste). O bilhete do parque de estacionamento (ou passe) dá direito a andar em autocarros que vão a toda a cidade. Assim, as pessoas que não vivem no centro da cidade (a maioria) fazem "park" (estacionam)" e "ride" (andam nos transportes públicos).

13 comentários:

  1. Falta isto:

    http://www.cambridge.gov.uk/ccm/content/lape/charges-concessions.en

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  2. Solução idêntica aplicada em Geneve, com resultados muito positivos.

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  3. A verdade é que uma cidade como Cambridge (que conheço razoavelmente), com cerca de 100.000 habitantes, oferece no centro 2 grandes silos e mais 3 parques. Qualquer deles é maior que qualquer dos parques da baixa de Lisboa. Os 3 parques da baixa de Lisboa (Restauradores, Figueira e Município) não terão mais de 1000 lugares disponíveis. Os 2 silos de Cambridge têm 1800 lugares e há mais 1000 em 3 outros parques.

    Ou seja, inteligentemente:

    1. Tem Park & Ride para os commuters (quem trabalha no centro não pode ocupar um lugar por todo o dia, excepto se estiver disposto a pagar um preço elevado pelo luxo)
    2. Têm oferta no centro para os visitantes short stay.

    A par da oferta em quantidade, off street, há poucos lugares disponíveis na rua em zonas de muita procura, para evitar engarrafamentos. (O on-street e o estacionamento abusivo são os principais causadores de engarrafamentos nas cidades, a par das barreiras artificiais que alguns acham muito boa ideia).

    Lisboa também devia ser assim. Aliás, basta ver o que fazem as alegres cidades espanholas. Visitem Madrid, Barcelona, San Sebastian, Pamplona, Logroño, Tarragona, por aí fora. Ou qualquer cidade francesa ou alemã. Percebem logo como é que se faz.

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  4. Geneva também é um bom exemplo. Só o parque do lago (Mont Blanc) tem quase 1500 lugares. Deve haver mais 20 parques no centro.

    Mais uma vez:

    Oferta em grande quantidade off-street.
    Park and Ride para commuters.
    Pouca oferta à superfície em zonas congestionadas.

    A mesma solução, óbvia.

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  5. eu vivi em Cambridge, com familias locais, e os Park & Ride têm muito mais procura que os estacionamentos no centro..

    apesar de fazer muito mais frio , parece haver uma consciência colectiva de não levar os carros para o centro da cidade, fruto também da sensibilização das autoridades locais..apesar de existir sempre algum sitio onde deixar o carro..

    acho, humildemente, que por cá não passa por construir mais parques...mas optar por soluções parecidas ao park and ride

    No census de 2001 Cambridge tinha 1100 habitantes, porém, são milhares as pessoas que vêm das localidades vizinhas todos os dias para trabalhar na cidade..diga-se que o centro da cidade (com trânsito proibido à cidade) têm um tráfego de peões como eu nunca vi na Rua Augusta!

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  6. Só o parque do Colombo tem 5000 lugares, os dos outros centros comerciais devem ter mais uns 10000 e ainda há mais da Sient e outras empresas de parques.... Em qualquer um destes sítios há transportes públicos disponíveis, o grande problema é a mentalidade tacanha, comodista e mesmo imbecil das pessoas.
    Se querem ir de transporte particular até à porta do destino onde vão então usem bicicleta e aproveitem para abater a pança e oxigenar os neuróneos.

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  7. Se os parques do centro de Cambridge estiverem a 50%, têm mais carros estacionados que toda a baixa de Lisboa.

    E da única vez que parei num silo (perto do St.Johns College) estava praticamente cheio, ao fim da tarde.

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  8. "Em qualquer um destes sítios há transportes públicos disponíveis, o grande problema é a mentalidade tacanha, comodista e mesmo imbecil das pessoas.
    Se querem ir de transporte particular até à porta do destino onde vão então usem bicicleta e aproveitem para abater a pança e oxigenar os neuróneos."


    Vou já dizer À minha avó para ir de bicicleta ao Colombo. Depois trás as compras na cabeça. Ou de Metro. Dá muito jeito trazer 20 sacos do Continente no Metro.

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  9. O problema e' que ai em Portugal os silos sao vistos como inimigos. Isto devido aos maus exemplos que podemos encontrar tanto em Lisboa como no Porto, onde silos de estacionamente sao construidos lado a lado com edificios historicos de valor.

    Aqui em Brighton temos varios silos de grande capacidade, estrategicamente posicionados que nao destoam da envolvente. Existem tambem, em cada uma das entradas para o centro, placas electronicas que indiciam quantos lugares ha disponiveis em cada silo.

    E e' com esta aparente facilidade que no resto da Europa e' possivel acabar com os automoveis estacionados nas ruas e passeios, o nosso maior flagelo.

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  10. nunca entrei no Silo do Saint Jonh's...andava sempre de bicicleta...mesmo quando ia às compras...

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  11. mas independentemente dos silos e das avós no Colombo...o que acham de um park & ride em Lisboa?

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  12. "mas independentemente dos silos e das avós no Colombo...o que acham de um park & ride em Lisboa?"

    Existe park and ride em todas as estações da Fertagus e dos barcos da Transtejo, em Algés há um parque gratuito para deixar os carros e vir de comboio, na linha de Sintra há parques a preço simbólico junto às estações dos comboios. Esses parques são para quem trabalha em Lisboa ou para quem não precisa do carro durante o dia.

    São óptimos. Não resolvem o problema do comércio e de alguns tipos de actividade centrais às cidades que necessitam de estacionamento rotativo de proximidade. Por outro lado, muitos 'commuters' têm deslocações/horários/obrigações incompatíveis com o P&R. Para esses é sempre necessário um lugar no centro, que deve ser pago a valor elevado (em Lx, custam de 150 a 200 euros/mês).

    A única coisa que Lx tem a mais são lugares na rua e carros mal estacionados. Falta-lhe fiscalização, lugares off-street bem localizados em muitas zonas e alguns túneis/percursos alternativos para tirar o trânsito de passagem dos lugares mais aprazíveis.

    Basta copiar Madrid ou Barcelona, para não ir mais longe.

    O que Lx também tem e não consegue livrar-se é um regime de arrendamento urbano assassino das cidades.

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  13. os parques junto às estações de comboios...pelo menos da linha da azambuja não são os melhores...veja-se o de Póvoa de Santa Iria..cidade a 15 minutos de Lisboa e onde tem de se deixar os carros em autêntico terreno de lamaçal...só bom para jipes...

    outro exemplo..se perder o comboio das 20h37 em santa apolonia só tenho outro às 21h37! uma hora à espera???

    um comboio que passa numa zona de alta densidade populacional..

    podemos ter park & ride...mas deviam mudar para park bad & wait

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