Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
Entrevista com Enrique Peñalosa, ex-presidente da Câmara de Bogotá, que liderou uma transformação notável e radical do modelo de mobilidade da capital colombiana. Talvez fosse aprender com isso.
Outro video muito interessante dos mesmos autores (especialmente minutos 4 até 7), porque mostra os habitantes de Bogotá ficaram convencidos com as mudanças: http://www.streetfilms.org/archives/lessons-from-bogota/
(Muito do video é sobre bicicletas, que não poderão ser o principal transporte em Lisboa. Mas pense-se "autocarro" em vez de "bicicleta", e "faixa bus" em vez de "ciclovia" e o video fará todo o sentido)
Há ainda o caso de Curitiba (se bem que das zonas mais ricas da América do Sul) onde existe um sistema de transportes públicos revolucionário, baseado apenas em autocarros.
Um resumo muito interessante do que foi feito em Bogotá:
ResponderEliminarhttp://www.carectomy.com/index.php/Urban-Planning/Livin-La-Vida-Buena-Progressive-Planning-in-Bogota
Outro video muito interessante dos mesmos autores (especialmente minutos 4 até 7), porque mostra os habitantes de Bogotá ficaram convencidos com as mudanças:
http://www.streetfilms.org/archives/lessons-from-bogota/
(Muito do video é sobre bicicletas, que não poderão ser o principal transporte em Lisboa. Mas pense-se "autocarro" em vez de "bicicleta", e "faixa bus" em vez de "ciclovia" e o video fará todo o sentido)
Há ainda o caso de Curitiba (se bem que das zonas mais ricas da América do Sul) onde existe um sistema de transportes públicos revolucionário, baseado apenas em autocarros.