02/03/2009

Nova ponte obriga a ter novas vias em Lisboa

In Diário de Notícias (2/3/2009)

«Transformações. A terceira travessia do Tejo vai provocar mudanças nas duas margens. Em Lisboa esperam-se alterações no sistema de circulação. No Barreiro deposita-se confiança na ligação, com população esperançada em mais desenvolvimento

Quando a terceira travessia do Tejo em Lisboa estiver operacional, em 2013, como previsto, Lisboa terá de ter concluídas várias ligações rodoviárias no interior do seu perímetro, de forma a receber o acréscimo de tráfego automóvel (mais de 30 mil carros/dia ) gerado pela entrada em funcionamento da nova infra-estrutura. "Se isto não acontecer, circular na cidade será um caos", assegura ao DN Manuel Salgado, vereador com o pelouro do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa.

Rematar alguns pontos (nove) desligados da malha viária principal da cidade de Lisboa foi, aliás, uma das condições que a autarquia colocou para dar o seu parecer favorável à nova ponte sobre o Tejo. A outra foi o rebaixamento do tabuleiro em sete metros, de forma a diminuir a "intrusão visual" que a primeira versão do estudo prévio deixava antever.

Na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) emitida esta semana, o Governo acolheu as duas exigências de Lisboa. Mas agora terá de ser o Executivo a abrir os cordões à bolsa e pagar 160 milhões de euros (aproximadamente 10% do custo da ponte) pelas obras necessárias na capital. "É uma oportunidade única para aproveitar", considera Manuel Salgado, que neste contexto cita até o presidente António Costa: "Temos de transformar a terceira travessia em algo positivo para a circulação na cidade em vez de a encarar como um coisa negativa que temos de tolerar."

Estas transformações induzidas pela chegada da nova ponte a Lisboa não são alheias às alterações que entretanto o município quer operar na Baixa, sustenta o vereador. Ambas vão produzir mudanças no funcionamento da circulação na capital. "De um sistema radioconcêntrico, cujo vértice é o Terreiro do Paço, em que praticamente todo o tráfego de atravessamento proveniente de todo o lado ia afluir à Praça do Comércio, passaremos para um sistema reticulado, em que o tráfego é rebatido em vários níveis", explica Manuel Salgado.

Das obras previstas no plano de mobilidade para receber a nova ponte destacam-se a construção de um túnel de ligação da Av. Mouzinho de Albuquerque à Av. Almirante Reis; uma ligação franca do Viaduto Duarte Pacheco e a Av. de Ceuta; ligação da rotunda das Olaias à TTT; reformulação do Nó da Av. C. Gulbenkian; desnivelamento da ligação à Av. Inf. D. Henrique; reformulação do nó com a Av. Gago Coutinho; reformulação do Nó das Forças Armadas / Av. Álvaro Pais; reabilitação da Av. Marechal Craveiro Lopes; reformulação do Nó do Lumiar.»

O artigo encerra em si duas evidências:

No Barreiro, «das duas três», ou são tontos, ou são ingénuos ou estão voluntariamente silenciados. Em Lisboa, continua a hipocrisia, até porque o túnel no prolongamento da Pascoal de Melo está «previsto» muito antes de se imaginar uma TTT.

Já agora, uma pergunta: onde pára a 'Lisboa e Tejo e Tudo'?

10 comentários:

  1. "Em Lisboa, continua a hipocrisia, até porque o túnel no prolongamento da Pascoal de Melo está «previsto» muito antes de se imaginar uma TTT."

    E depois? Uma das virtualidades da TTT é precisamente acelerar a construção de vias circulares em Lisboa, que estava adormecida.

    Lisboa estava demasiado dependente do terreiro do paço. Lisboa, basicamente, éum conjunto de vias radiais para a baixa.

    Desta forma, com a construção ou beneficiação de vias cirulares, deste a CRIL, á segunda circular, à primeira circular e outras no casco urbano, aumentam as possibilidades de mobilidade e dispersão de trânsito.

    Aliás, como se viu, com os recentes condicionamentos na Baixa, a cidade suportou muito bem um novo modelo de circulação. Com as novas vias, parece-me que as coisas poderão melhorar.

    Obviamente, não serve por si e será necessário apostar nos transportes públicos.

    Mas enfim, o caminhos faz-se...caminhando.

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  2. o túnel no fim da pascoal de melo, sim está "previsto" há 30 anos mas nunca ninguém avançou com a previsão...
    agora que finalmente estão a demolir o quarteirão abandonado da fábrica da cervejaria portugália mesmo na zona falada pode ser que finalmente se lembrem de requalificar aquela zona esquecida no centro de lisboa... quem diria..

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  3. «Virtualidades da TTT»? Homessa. O anónimo das 10h47 trabalha para uma construtora, é?
    Outra coisa, o 'novo plano de circulação' nada tem que ver com o que afirma. Ele é necessário há muito e o actual só peca por defeito. E estou totalmente de acordo com ele, aliás.


    Ao anónimo seguinte, sugiro uma visita ao local. E não seja ingénuo sobre a Portugália. Cá estaremos para ver a tal 'reabilitação'.

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  4. melhor terá de ficar, pois vai ser demolido um quarteirão de 15 mil metros quadrados que estão estagnados há anos ao abandono, e o projecto abrange habitação comercio e escritoios, ficar pior do que tem estado até aos dias de hoje parece-me impssivel..
    o tal túnel ja projectado mas nunca efectuado vai melhorar bastante um dos acessos á ttt perto da primeira saída julgo que á rotunda antes das olaias, e dinamizar aquela zona da penha de frança etc..

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  5. « dinamizar aquela zona da penha de frança etc..»? Homessa. Como? Só se for aos ratos e as toupeiras da zona. Terão muita sorte se os prédios não cairem aos bocados. Esse túnel é uma palhaçada completa, para negócio de alguns, aliás sempre os mesmos.

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  6. Pára, na sarjeta! Aliás não pára segue para o Oceano, poluir outras bandas (ilhas).

    Ainda estou com o cérebro de molho do "belíssimo" festival da canção. Fomos às origens buscar os Pimbas sem emprego. Estou agora repoluir o cérebro de outras coisas, a ver se esqueço o Kalimero de sombrancelhas negras.

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  7. Por acaso o túnel ia dinamizar muito a Rua Heróis de Quionga, diminuia-se o isolamento. Muitos residentes são idosos e fartam-se de andar para chegar ás ruas com mais comércio como a Rua Francisco Sanches e Rua Cavaleiro de Oliveira.

    Além disso não há nada mais feio que aquela "gruta" debaixo daquele prédio verde!

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  8. Ao menos quando demoliram alguns prédios na Venda Nova/Alfornelos para passar o viaduto da CRIL, pintaram as fachadas dos que ficaram; não os deixaram em pedra e tijolo como fizeram à gruta da Praça Olegário Mariano! Espero que se faça o tunel o mais rápido possível, e não sou o Bob o construtor!

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  9. Chegou o spinning ao CidadaniaLX.... eleições a quanto obrigas.
    Bora lá defender as obras Costa/Socrates

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  10. Eu defendo obras que são verdadeiramente uteis, não defendo tuneis na baixa e no marquês!!!!!!

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