E a situação mais escandalosa que é a Rua Morais Soares e a Avenida Afonso III.
Uma das vidas circulares e comerciais mais movimentadas da cidade em que os carros, não só estacionam em segunda fila, como são deixados estacionados, permanentemente, à noite? Isto não se passa em mais nenhum lugar da cidade. Uma via de 4 faixas passa a ter apenas duas e permanentemente. E nunca, mas nunca, vi carros serem multados ou rebocados... Como é possível carros estacionados em segunda fila, durante O DIA INTEIRO E A NOITE e não há uma multazinha?
E na Rua dea Palma? em que a segunda fila e as cargas e descargas, é feita...NA FAIXA CENTRAL! (na outra faixa passa o electrico) Como é possível?!
E na Calçada do Combro? A entrada para o parque de estacionamento é feita na faixa do electrivo. OU seja, aos fins de semana a fila de dezenas de carros fica praticamente estacionada naquela faixa e depois temos 3 a 4 electrivos à espera de passar.
E na Praça Luis de Camões?
Aos fins de semana forma-se uma praça de táxis em cima da linha do electrico?
E na rua da Trindade? que retiraram a praça de taxis do Largo do Chiado (onde cabiam duas filas) e passaram para a rua da trindade onde nao cabem nem metade?
Só mesmo nesta cidade.
Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
02/03/2009
Zonas auto-concessionadas
Sábado à noite, depois de ter largado o carro num parque de estacionamento junto ao Largo do Carmo, o panorama era assustador: viaturas por todo o lado, perigosamente paradas nas curvas, nas passadeiras, roubando qualquer hipótese de circulação aos peões. Por uns momentos imaginei a tragédia que seria caso ocorresse um incêndio: desconfio que poucos seriam os locais onde pudesse passar uma viatura de bombeiros. Do desrespeito pelo espaço público à inconsciência colectiva pode resultar um perigo, que nada tem de imaginário.
Pergunto "inocentemente" a três profissionais do asfalto/passeios, com milagres comprovados na arrrumação de viaturas entre pilaretes e que detêm a concessão das zonas Bairro Alto/Chiado, se por ali é costume aparecer a polícia a passar multas.
Rapidamente me tranquilizaram: "esteja descansadinha de que aqui não multam ninguém". Não quero acreditar que isso seja verdade..Recordam-se da Tolerância Zero? Aquelo mito urbano de curta duração?
COMENTÁRIO DE UM LEITOR:
E a situação mais escandalosa que é a Rua Morais Soares e a Avenida Afonso III.
ResponderEliminarUma das vidas circulares e comerciais mais movimentadas da cidade em que os carros, não só estacionam em segunda fila, como são deixados estacionados, permanentemente, à noite?
Isto não se passa em mais nenhum lugar da cidade.
Uma via de 4 faixas passa a ter apenas duas e permanentemente.
E nunca, mas nunca, vi carros serem multados ou rebocados...
Como é possível carros estacionados em segunda fila, durante O DIA INTEIRO E A NOITE e não há uma multazinha?
E na Rua dea Palma? em que a segunda fila e as cargas e descargas, é feita...NA FAIXA CENTRAL! (na outra faixa passa o electrico)
Como é possível?!
E na Calçada do Combro?
A entrada para o parque de estacionamento é feita na faixa do electrivo. OU seja, aos fins de semana a fila de dezenas de carros fica praticamente estacionada naquela faixa e depois temos 3 a 4 electrivos à espera de passar.
E na Praça Luis de Camões?
Aos fins de semana forma-se uma praça de táxis em cima da linha do electrico?
E na rua da Trindade? que retiraram a praça de taxis do Largo do Chiado (onde cabiam duas filas) e passaram para a rua da trindade onde nao cabem nem metade?
Só mesmo nesta cidade.
O objectivo da praça de taxis na Rua da Trindade é precisamente que não façam duas faixas como no Chiado. Isso é ilegal, criticam carros em segunda fila e não criticam taxis? Taxis também são carros!
ResponderEliminarQuanto à Praça de taxis ilegal na Praça de Camões, já várias vezes foram multados em 150€ cada.
Na Rua da Palma não resta alternativa senão descarregar na via pública, infelizmente a rua não se alarga, vá lá que ainda têm o bom senso de deixar passar o eléctrico, nem tudo é mau.
Quanto à Morais Soares e Afonso III isso do não se passar em mais lado nenhum da cidade carros estacionados em segunda fila toda a noite, é falso! Passa-se também na Calçada de Santo André, Rua João Nascimento Costa, Calçada do Tojal, e muitos mais sítios.
Caro Xico205, tem toda a razão no que diz.
ResponderEliminarA praça de táxis, anteriormente colocada em frente à Igreja, era um escândalo. Os taxistas faziam 2 fila e galgavam os passeios.
No entanto, teria-a colocado na Rua Andrada, no espaço em frente à Haagen Dagz.
Mesmo assim, e ao fim de semana, é recorrente ver a PSP a "desfazer" a fila de taxis na Praça Camões.
Vergonhoso é deixarem formar uma fila à volta do Largo para entrar no Parque. Isso sim gera o caos.
Já não concordo com o que se passa na Rua da Palma. Existem 5 zonas de cargas e descargas, mas estão sempre indevidamente ocupadas. Passo lá todos os dias e é uma situação caótica, já para não falar de que maior parte dos condutores circula à esquerda, uma vez que é a faixa em que o pavimento se encontra em melhor estado.
Nota: alerto para um novo facto contado pelos comerciantes com quem vou falando na Baixa: no que respeita às zonas de cargas e descargas, há viaturas que permanecem o dia inteiro neste espaço e aos quais a PSP e PM não multam. E sabem porquê? Porque a política é que, se o porta-bagagens estiver aberto, é porque está a descarregar; ou seja, há "tristes" que, com esta táctica, têm lugar à borla todo o santo dia...
Quanto a do porta bagagem aberto, não sabia dessa, mas acho engraçada! LOL
ResponderEliminarQuanto ás cargas e descargas na Rua da Palma, já que se têm que fazer que se façam na faixa por onde não passa o eléctrico. Os descargadores não têm culpa do mau estado do pavimento!
Pela n-ésima vez desafio daqui o Exmo. Comando da PSP agora com a colaboração da P. Municipal, a divulgar publicamente quais os critérios adoptados para, multar, bloquear e rebocar viaturas.
ResponderEliminarEm boa verdade num país democrático este pedido seria completamente inútil. A iniciativa de esclarecer para educar, partiria das próprias autoridades.
GAC,
ResponderEliminarNão desafie! Muito menos aqui. Envie um e-mail ou carta reclamando e publique-a aqui.
Os Srs. do Comando não lêem blogs. Só A Bola e o 24H.
são todos do Benfica!!! SLB Só Liedson Basta,)
ResponderEliminar