16/04/2009

Ao serviço do Turismo?

4 comentários:

  1. hummm....se não me escapou todo este debate, muito do turismo do Museu do Coches é de "visita rápida", ou seja...autocarro pára, cinquenta turistas vêem o museu a correr...e toca a andar. Bem, sobre este tipo de turismo não vale a pena adiantar mais mas....gera muita massa para o local visitado.
    Talvez um novo museu atraia outro tipo de turismo....mas mais visitantes? Não creio!

    ResponderEliminar
  2. Continuo a não perceber como é que pessoas que estão a desempenhar determinados cargos se dão ao luxo de comentar determinados assuntos sem saberem realmente do que estão a falar...

    Portugal, infelizmente, é assim...

    AD

    ResponderEliminar
  3. HOMOSAPIENS2:53 da tarde

    Construçao do NOVO MUSEU DOS COCHES IMEDIATAMENTE!!!

    ResponderEliminar
  4. (http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9485697.html)

    "Museus: IMC abriu concursos para colocar 131 vigilantes em museus e palácios nacionais carenciados
    ...
    A polémica tem sido recorrente nos últimos anos, e alguns museus decidiram até pelo encerramento temporário de salas de exposição por falta de vigilantes, como os casos do Museu de Arte Antiga e do Museu do Chiado, ambos em Lisboa.
    ...
    Numa época de crise e de restrições financeiras, com implicações nomeadamente nas programações dos museus, segundo Bairrão Oleiro, "a resolução da questão dos recursos humanos foi prioritária" para o IMC.
    ...
    "A suborçamentação dos museus vem desde o início dos anos 1990 e afecta várias áreas. Eu gostaria de aceder aos pedidos dos directores dos museus para a área da programação, que continua a ressentir-se, mas considerei prioritário solucionar a falta de vigilantes", sustentou, comentando que, "com menos recursos, é preciso fazer opções"."

    Dá para concluir:
    Museus fechados por falta de pessoal!!! Restrições financeiras desde 1990 nos Museus que existem!!! Área da programação sem condições económicas para ser desenvolvida!!!
    E há aí trinta e tal milhões para desbaratar sem necessidade???
    para fazer um museu enorme, esbanjador, energeticamente ineficiente, com mais de 15.000,0m2, completamente o oposto do que se faz agora por toda a Europa, onde se reabilita o existente e se racionaliza a relação investimento/custo ambiental...

    E pensam aqui esbanjar agora e programar depois as poupanças???

    Não sabem o que fazem...

    E ainda trazem a público explicações dilatórias para justificar a incompetência e a inadequação do actual estado da aposta turística em Portugal.

    A salvaguarda e valorização do nosso património e cultura são a maisvalia do turismo, que fazem a diferença para trazer cá as pessoas. Isto não tira que se façam edifícios novos, desde que devidamente justificados e adequados, não preterindo o melhor património que temos.

    Ainda por cima uma jóia preciosa como o nosso actual museu dos coches, que devia estar classificado como património mundial, tal a quantidade de visitas que recebe de todo o lado, pela diferença de tudo aquilo que existe no mundo com estas características.

    Dizem os estranjeiros que nós estragamos mais que aquilo que aproveitamos... É verdade.
    Não estraguem o museu dos coches.
    Nem procurem desculpas esfarrapadas para o fazer, já que tal atitude apenas pode ser entendida como CRIME! É um atentado contra a cultura e património de um povo!

    E qual é o móbil deste crime? Quem vai ganhar com ele? Quem tem falta de cultura e de conhecimentos nesta área para o cometer? Quem está tão pouco interessado em tirar partido desta jóia, e quer construir mais um "pirolito" que se pode construir em qualquer lugar ou país?
    Isto é transformar o especial em vulgar.
    É o que se tem feito com o turísmo neste país, onde nem sequer se tem tirado o partido devido da orla costeira, com a inerente mais valia no PIB, tal com apostaram os nossos vizinhos Espanhóis, mesmo aqui ao lado, numa aposta metodológica do governo central e das províncias, devidamente legislada.

    Não nos envergonhem.

    ResponderEliminar