17/04/2009

"Auto"colantes

Quando surgiu a campanha de colocação de autocolantes caseiros a colocar nos vidros dos veículos mal estacionados, manifestei-me neste blog totalmente contra a iniciativa já que, atendendo à dificuldade que seria retirar uma cola caseira de um vidro, tal acto não passaria de puro acto de vandalismo que em nada abonaria a ideia cívica que se pretende alcançar.
O que acreditava ser uma verdade aconteceu . Desta forma tive ontem ocasião de cruzar-me com um condutor que, de forma nenhuma, conseguia libertar o seu vidro do mal pensado “auto”colante.
Não haverá outra maneira de se fazer chamar a atenção que não esta? A falta de civismo que é estacionar à "balda" não pode nem deve ser combatida com outra falta de civismo.

61 comentários:

  1. Realmente, um coisa é meter algo "simbólico" no carro, outra é pura vandalismo, que é o caso desses autocolantes.

    Enfim, mais uma mostra da falta de civismo e respeito pela propriedade privada das pessoas que trabalham e trabalham para as ter.

    ResponderEliminar
  2. pois é mas como é uma iniciativa de esquerda não faz mal nenhum ninguém se revolta ninguém se indigna, porque as pessoas honestas tem mais do que fazer do que vandalizar o que é dos outros... enfim é o que temos, para que chorar...

    João Miguel Mesquita

    ResponderEliminar
  3. é um escandalo esses autocolantes : haviam mas é de furar os pneus desses carros estacionados em cima dos passeios ou riscà-los todos, isso é que era um castigo à altura do prejuizo causado aos peoes, idosos, crianças e ao perigo que esses coitados de automobilistas autocolados causam

    ResponderEliminar
  4. Ora bem: o que, na minha modesta visão, eu concluo imediatamente das fotografias do post:

    - Um digníssimo condutor (como os das fotografias com o autocolante rasgado) vandaliza o passeio de todos (pelo menos uma vez por ter levado o autocolante; provavelmente regularmente no seu dia-a-dia, pela experiência que todos temos de andar a pé por Lisboa), ou estaciona em cima de passadeiras pondo em perigo a integridade física de peões

    - Autoridades que fecham os olhos a essas claras violação das regras do código da estrada, em franca negação das suas responsabilidades

    - Um grupo de tipos anda a colar autocolantezitos de papel em carros, que saem (com algum trabalho) e que, enquanto não saem, afectam a estética de tão elegantes caixas de chapa fumarentas que nos encobrem a cidade

    Como é que, com tanto problema grave, alguém ainda consegue insistir em apontar o mais irrisório dos 3?
    Isto quase que faz lembrar um livro de "Onde está Wally".

    Mentes viciadas.
    Leiam as intruções do pópó outra vez e lembrem-se que, quando pegam nele para dar umas voltas, têm de o deixar no sítio certo.
    Pensar que o pópó é o melhor meio de transporte quando se faz batota à custa dos coitados dos peões (ao fechar o vidro e não inalar o fumo que sai para todos os outros, ou ao chegar rápido à custa de quebrar regras de trânsito - aliás, de cidadania).

    ResponderEliminar
  5. João Barreto5:48 da tarde

    Não tens fotografias de tamanho maior, em que se veja não só o autocolante mas também o sítio onde o carro estava estacionado?
    Ajudava em muito a discussão.

    ResponderEliminar
  6. Estou a ver que muitos aqui gostam de ser "justiceiros" Se entrarmos por aí, também podemos a "executar2 criminosos na rua porque a polícia na rua. Justificação de actos de vandalismo é vergonhoso e para punir são as autoridades de direito!

    ResponderEliminar
  7. Não há justiceiros nenhums porque ter um autocolante que se retira em minutos no carro não se compara a ter um carro de várias toneladas de um passeio que só é retirado quando o dono entende.

    Não há nem 1% de justiça reposta...

    Mas já agora, nunca ouvi ninguém indignado deste modo com autocolantes para fins comerciais colados nas portas dos prédios...

    Se for para fins cívicos então vamos criticar?

    ResponderEliminar
  8. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!
    Ao ver estas fotos quase que ia ter um orgasmo.

    ResponderEliminar
  9. Caro Lesma Morta
    Considero extraordinário que te preocupes a sério com esta forma de protesto. Há um desprezo total para os outros, ao colocarem o carro onde lhes apetece só porque sim, desculpando-se com a falácia da falta de estacionamento. No entanto, já há muita gente preocupada com um autocolante DESTES no carro. Mas é raro ver alguém preocupar-se com autocolantes publicitários nos carros. Não me refiro às marcas, refiro-me aos autocolantes deixados por quem os vendeu. Quantos não têm autocolantes de marcas de auto-rádios, de alarmes, de venda de produtos para emagrecer e outras porras que por aí andam? Quem se preocupa em retirar a publicidade dos seus carros? E normalmente são autocolantes interiores, difíceis de tirar. Uns devido à posição onde foram colados, outros devido ao tipo de cola utilizado. No meu carro, por exemplo, estava um belo autocolante colado no vidro traseiro, na parte interior, a toda a sua largura, a apregoar que aquele carro tinha sido vendido pelo tal. Deu muito trabalho a retirar. Quantas pessoas conheces que se dão a esse trabalho? Mais, quantas pessoas não colam mensagens no carro, algumas no vidro, apregoando o que muitas vezes não têm, só para se mostrarem? Mas só estão preocupados com ESTES autocolantes! Só ESTES autocolantes é que chateiam! Porque estes autocolantes gritam ao mundo que quem estacionou aquela viatura é um sacana. Acaso há algum autocolante que tenha sido colado num carro em situação legal? Pelo que tenho visto e lido, são sempre carros que estão ou em cima do passeio ou numa passadeira. E a maioria dos que se queixam protestam porque acham que não houve razão para serem carimbados dessa maneira, porque se preocuparam em deixar um espaço no passeio para os peões. Mesmo com o autocolante não percebem ou não querem perceber.
    Digas o que disseres, não é a forma que chateia os umbigos do mundo. É o facto dos autocolantes chamarem a atenção dos umbigos do mundo para a trampa que fazem. Será que quem agora está indignado se preocuparia se nos autocolantes estivesse escrito "O meu outro carro é um Ferrari?"
    Para terminar, sempre te digo que essa fotografia é uma treta. Explica-me, como é que é possível não retirar um papel que tenha sido colado num vidro? Qualquer que seja a cola. Dá trabalho a retirar? Algumas colas são difíceis. Mas é sempre possível retirar cola dos vidros e sem deixar marcas. Mesmo as colas resinosas. Ou o indivíduo em questão queria que o autocolante fosse tipo "post-it"? Ah, pois é! Para a próxima, não deixe o carro em cima do passeio.
    Boas pedaladas.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo, dás um exemplo altamente adulterado, que parte de uma analogia viciada:

    - Em que o acto do justiceiro (execução) é incomparavelmente pior que o crime do criminoso. Claramente, o caso é o inverso no que toca aos autocolantes.
    - A atitude das autoridades é bastante diferente quando comparas crimes e violação de regras de bom estacionamento. Um polícia que ande pela rua vê centenas de carros mal estacionados; sem números, diria que menos de 1% são tratados. No país que eu conheço, um polícia que veja um crime não tem, felizmente, essa atitude.
    Se eu vir um assalto e o denunciar a um polícia, ele normalmente reage e põe-se em acção. Experimenta dizer a um polícia (pode ser polícia de trânsito) que tiveste de atravessar fora da passadeira por causa de um carro mal estacionado; em muitos casos a reacção é zero.

    Não encontrar argumentos mais francos?

    ResponderEliminar
  11. HOMOSAPIENS6:14 da tarde

    Eu acho o que os nossos policias tao queridos querem, é um bom e grande DONUTS recheado de morango, para encher ainda mais aquelas barriguinhas.
    Em alguns policias quase que a camisa vai arrebentar.
    Façam desporto pa, que corram atràs desses que fazem grafittis por exemplo.

    ResponderEliminar
  12. A remoção a seco é sempre lixada...tentem com um bocadinho de água até o papel amolecer. Depois sai sem deixar marcas...e sem dar muito trabalho....

    ResponderEliminar
  13. Anónimo disse...
    é um escandalo esses autocolantes : haviam mas é de furar os pneus desses carros estacionados em cima dos passeios ou riscà-los todos, isso é que era um castigo à altura do prejuizo causado aos peoes, idosos, crianças e ao perigo que esses coitados de automobilistas autocolados causam



    Oh sua besta, não chega esvaziar um pneu?! Se eu o apanhar à frente tambem não faz mal degolá-lo afinal de contas uma pessoa com tal atitude anti-civica não faz falta à sociedade!! Se calhar tambem tenho razão!

    ResponderEliminar
  14. Quem estraga os passeio são os camiões do lixo e os autocarros que os galgam no dia a dia. Um carro não tem peso suficiente, a não ser que o passeio não tenha sido bem construído. Ao pé da minha casa toda a gente estaciona com duas rodas em cima do passeio e os passeios estão bons, só na zona do Pingo Doce é que está todo partido e ondolado por causa dos camiões da distribuição que lá param todos os dias várias vezes ao dia.

    ResponderEliminar
  15. HOMOSAPIENS6:58 da tarde

    O senhor Xico205 acalme-se, olhe descarregue os nervos que tem nesses putos graffiters, vera que lhe vai fazer um bem inesperado:-))

    ResponderEliminar
  16. O carro estava estacionado em frente à porta de um stand que por sua vez já estava fechado pois ja passava da hora de funcionamento, segundo me dizia o condutor.

    ResponderEliminar
  17. «estes autocolantes gritam ao mundo que quem estacionou aquela viatura é um sacana»
    Tirando a parte do "sacana" subscrevo: é que o "chato" é que com o autocolante, o mau condutor e mau cidadão é crismado como tal, e toda a gente vê...

    ResponderEliminar
  18. Ao anonimo das 6.07
    Quanto a publicidade em geral colocada nos automóveis saiba que já no passado aqui coloquei um post sobre isso. Acho que é matéria que tem de ser regulamentada pois é uma autentica lixeira o que provoca na cidade. Mais do que um dia o carro parado à porta e a quantidade de propaganda que se acumula no pára-brisas é anormal.
    Quanto à iniciativa deste autocolante, obviamente que sou favorável ao objectivo mas não à forma de o conseguir.

    ResponderEliminar
  19. Força com os autocolantes!!!

    Chega de carros nos passeios!!!

    ResponderEliminar
  20. acção directa... só puxa à acção directa. não se admirem se os auto-colantes forem o começo de muitas fricções, que sabe-se sempre como começam, mas nunca como acabam. sou contra a anarquia de estacionamento - um presidente de câmara com coragem, precisa-se (não muita, que a maioria dos carros mal estacionados são de utentes não recenseados em lx...

    ResponderEliminar
  21. Caro Lesma Morta
    Receio bem não me ter feito perceber. Não falava da publicidade que é pendurada ou espetada no pára-brisas do carro. Falava dos autocolantes que já vêm colados no carro no momento da compra. E praticamente ninguém se preocupa em remover. Os autocolantes com o nome da agência que vendeu o carro, do alarme que o carro tem, dos vidros à prova de bala (mas pelos vistos não à prova de autocolante a pedir para respeitar o peão), do "meu outro carro também é sucata", do auto-rádio de última geração, da potência das colunas, dos símbolos de Andorra ou da última discoteca onde o anterior proprietário foi, etc. Esses já não chateiam, não é verdade?
    A loja que vende carros estava fechada? Mas isso quer dizer o quê? Que o passeio em frente à loja pertence à loja? Significa isso que o passeio em frente à minha garagem é meu? Estava convencido que o Código da Estrada só me autorizava a atravessar o passeio com a minha lata pelo tempo estritamente necessário para arrumá-la na garagem. E, em qualquer situação, sempre dando a primazia aos peões. Queres ver que estou enganado e afinal posso estacionar o carro no passeio em frente à minha garagem! Dúvida cruel! Serás capaz de me elucidar?
    Também seria interessante propores uma alternativa mais inócua que a do autocolante, capaz de fazer as pessoas pensarem um pouco mais em termos de cidadania. Parece-me que partir vidros e furar pneus não é solução, principalmente porque a vítima não percebe o porquê. Pelo contrário, o autocolante é como o algodão, não engana.
    Já agora, se te dignares a responder, não me trates por anónimo. Só percebi que era a mim que te estavas a dirigir lendo toda a mensagem(...) Eu escolhi uma alcunha para me diferenciar de outros. Tal como tu. Ou o teu nome é mesmo Lesma Morta?
    Boas pedaladas.

    ResponderEliminar
  22. Lesma viva2:28 da manhã

    Contra a imbecilidade marchar marchar para uma cidade de gente inteligente fazer vingar!!!!
    Viva o autocolante e que as lesmas permaneçam mortas!!!

    ResponderEliminar
  23. Prometo solenemente que se eu alguma vez deixar o meu carro estacionado num passeio, o podem tapar de autocolantes....que não me vou queixar nem um milímetro

    ResponderEliminar
  24. Estes autocolantes são fantásticos e claro que só terão o efeito desejado se forem dificeis de retirar!

    Continuem com esta campanha!!

    ResponderEliminar
  25. Àqueles que deixam os carros nos passeios, nas passadeiras, em segunda fila:
    têm muita sorte de viverem em Lisboa onde todas essas faltas de civismo e educação em geral se passam sem consequência de maior. Caso vivessem em qualquer outra cidade europeia nem sequer haveria discussão sobre o tema porque simplesmente lá não o fariam - nem sonhariam fazer. A não ser que quisessem pagar, sem falha, pesadas multas. Querem continuar com estas situações porque é mais prático estacionar em locais proibidos do que procurar um local de estacionamento autorizado. Não têm argumentos a vosso favor senhores e só continuarão a fazê-lo enquanto não houver um presidente da CM e uma direcção de policia operantes. Não fizeram exame de código ou este é simplesmente para esquecer à medida das vossas necessidades?

    ResponderEliminar
  26. Porque nas outras cidades europeias à parques para estacionar os carros ou os predios têm garagem e em Portugal ainda até à bem pouco tempo se cosntruiam predios com quase 20 andares sem garagem. É normal que as ruas estejam cheias de carros, principalmente à noite. Há quarteirões inteiros mesmo de predios mais antigos e consequentemente mais baixos que nenhum prédio tem garagem!


    Isto já foi mais que repetido aqui, não vale a pena dizer mais nada!

    Homosapiens anda aqui no blog a mandar postas de pescada para o ar ainda por cima cheias de erros. Tem a certeza que não é um homohabilis?

    ResponderEliminar
  27. HOMOSAPIENS3:20 da tarde

    MMMMMMMMMMMMMMMmmmmmmmmmhhhhh, postas de pescada!!!
    Que boa, deia ca um bocado de arroz que se faz um pequeno prato de comida bem bom.
    :-))))).

    ResponderEliminar
  28. em berlim quase não existem prédios com garagem nas zonas mais antigas (e que melhor conheço, porque lá vivi, como Kreuzberg e Prenzlauer Berg). No entanto, não se vê o caos que existe aqui...

    Não se trata de falta de estacionamento, mas sim de civismo: em Berlim, quem quer ter um carro ou sujeita-se a andar horas à procura ou simplesmente aluga um lugar numa garagem. Algo que nem se questiona. Aqui quer-se parques de borla. E quem mantém e constrói estes parques, se são para ser de borla?

    E eu também gostaria de andar de borla nos transportes públicos.

    E quanto ao argumento dos maus transportes públicos: geralmente é sempre levantado por quem já não anda há muito nos TPs (uma dessas pessoas ainda há pouco veio com esse argumento e ainda pensava que se usavam os antigos BUCs no autocarro). Se podiam ser melhores? Sem dúvida que podiam - e devem. E estão cada vez melhores.

    ResponderEliminar
  29. Não se trata de falta de estacionamento? Entao que milagre é que fazem para parar o carro? Parques de estacionamento privados que se paga uma mensalidade á volta dos 150€ para deixar o carro, nem todos os bairros têm! O problema da falta de garagens não é um exclusivo dos bairros antigos, muitos dos novos também não têm. Telheiras, Benfica, Lumiar, Massamá, St. António dos Cavaleiros, Pontinha, Cacém e Almada por exemplo estão cheias de predios de 16 ou mais pisos com muitos apartamentos por piso e sem garagens. Já no final dos anos 70 o telejornal noticiava isto, como vi à dias na RTP-memoria.

    Depois volto ao mesmo, se fizerem parques com preços que o cidadão comum possa pagar muito bem, mas a 150€ ou a 200€ é impossivel para quem ganha o ordenado MÉDIO português ou até para quem está desempregado ou recebe reformas minimas. Secalhar em berlim não há destes problemas! Somente secalhar!

    ResponderEliminar
  30. Em Berlim quem não tem dinheiro para estacionar o carro, não tem carro. Em Lisboa quem não tem espaço para piano, não tem piano.

    ResponderEliminar
  31. Era mesmo isso que eu ia a dizer. Em Berlim quem não podia pagar 100 € (é o que custa o estacionamento na minha zona) simplesmente não tinha carro. E o mesmo se passa em Nova Iorque, que conheço relativamente bem. E quem não conseguia tinha dinheiro para comprar um plasma, comprava uma daquelas tvs gordas em 2a mão, etc.

    Eu optei por não ter carro porque - apesar de não considerar que ganho mal (mas isso é sempre relativo) - não queria ter que suportar os custos do carro (compra do carro, gasolina, seguros, inspecções e... estacionamento). Prefiro ir de transportes públicos para o trabalho - permite-me poupar dinheiro.

    Outros dizem que ganham mal, o ordenado mínimo ou estão mesmo desempregados e precisam de ter carro. E como têm pouco dinheiro (apesar de ter tido dinheiro para comprar um carro - que custa por volta de 10.000-15.000 €) não podem pagar um parque de estacionamento.

    Existem efectivamente pessoas que precisam de um carro para trabalhar (pessoas que fazem entregas, taxistas, comerciantes), mas não são a grande maioria. Essa tem hipóteses de optar pelo passe, se não tiverem dinheiro para pagar os custos de um carro. O facto de haver muita gente a ganhar mal é uma questão social que não é aqui chamada para a discussão.

    As pessoas não podem é queixar-se que são tão pobres que nem têm dinheiro para estacionar o carro.

    Vendo as coisas assim, eu - que acho que teria dificuldades em pagar um carro - sou miserável. Mais pobre que pobre - porque pior do que não conseguir pagar um parque é nem ter dinheiro para comprar um carro. Mas confesso que o dinheiro que assim poupo me permite ter uma vida relativamente despreocupada.

    ("o" de berlim)

    ResponderEliminar
  32. isto faz-me lembrar aquela anedota antiga sobre o menino rico que tem de escrever uma redacção sobre a pobreza: "o senhor era tão pobre, tão pobre que apenas tinha um jardineiro e mesmo esse era pobre".

    Aplicando à situação: "as pessoas são tão pobres, tão pobres que nem conseguem pagar um estacionamento para o carro que têm de ter."

    Quanto à falta de estacionamento: existirá sempre. Não há cidade no mundo que tenha lugar na rua para todos os carros.

    Mas a verdade é que as pessoas já se habituaram a estacionar à porta de casa. Exemplo: durante o fim-de-semana da Pásco Lisboa esteve às moscas. No Bairro do Arco do Cego havia dezenas de lugares vagos. Apesar disso, as pessoas que foram à missa na Praça de Londres encheram os passeios à volta da igreja. E o Bairro do ARco do Cego é ao virar da esquina. Apenas se teria que andar uns quantos passos mais.

    E o mesmo sucede nas Avenidas Novas ao fim-de-semana, na Avenida de Roma (que tem vários parques), na Baixa, no Chiado ... tudo zonas com suficientes parques de estacionamento. As pessoas que vão a Politeama ou ao Coliseu ver os espectáculos teriam de pagar 4-5 € no máximo para deixar lá os carros ... e não estão dispostas a isso, porque já pagaram o espectáculo, o restaurante e um ou outro copo (bem como o arrumador).

    ResponderEliminar
  33. Fabio(Santo Tirso)8:27 da tarde

    -Estou completamente de acordo com o anónimo das 7:33PM e 7:48PM.
    Os tugas gostam de estacionar mesmo a frente da porta, porque andar cansa tanto mas tanto. O tuga, deve pensar 200 metros a pé, nossa senhora do caravaggio isso é um sacrificio para mim.

    -E para já a familia tuguinha em vez de ter um carro para a senhora, um carro para o senhor, deveria so ter um carro familiar.
    Ja poderia se dividir os carros que andão na estrada, vocês nao pensam, é pa que boa ideia hein!!!

    ResponderEliminar
  34. LLLLOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    ResponderEliminar
  35. Carros de 10 ou 15 mil euros normalmente são pagos com credito, mil euros de entrada e o resto a pagar em 48 ou 60 meses. Existem carros a partir de 50€ a andar, basta ir a leilões e saber escolhê-los, se não tiverem em condições de passar na inspeção uma nota de 50 faz milagres. Logo só não tem carro quem não quer. Na Alemanha ainda são mais baratos que em Portugal, os taxistas vão lá buscar Mercedes 190D a 300€ e em Portugal vendem aos colegas a 5 mil euros. Alguns são comprados como salvados nas companhias de seguros e ainda vêm mais baratos (e com o chassis empenado). Agora para uma familia media com um salario de 700€ a pagar a prestação da casa, prestação dos moveis e filhos na escola a pagar infantarios torna-se complicado pagar um parque. A camara só tem interesse em criar parques e esvaziar as ruas de automoveis. Se não o fazem o que há o cidadão de fazer! Ponham os parques a 40€ ou então façam uma escala de preços e avaliem cada caso pelo IRS.

    ResponderEliminar
  36. Oh Xico,

    Num país que não tem dinheiro para erradicar as barracas nem para questões básicas de dignidade humana, seria no mínimo cómico subsidiar proprietários de automóveis!!

    Grande campanha a dos autocolantes. Toquem todos a colar!

    Oh Lesma....és mesmo uma lesma. Português suave. É por causa das lesmas que estamos onde estamos.

    ResponderEliminar
  37. Pensando assim fica tudo na mesma! Se não há alternativas... logo os carros vão ficar à mesma nos passeios. Eu não gosto dos autocolantes porque custam muito a sair.

    ResponderEliminar
  38. Caro João Miguel Mesquita

    iniciativa de esquerda??????

    informe-se antes de mandar bocas sobre o que não sabe

    ResponderEliminar
  39. Não compreendo esta "polémica". O Código da Estrada proíbe sem ambiguidades o estacionamento nos passeios e passadeiras. Até agora, alguns condutores têm aproveitado a escandalosa não actuação das polícias para cometer infracções sistemáticas da Lei. A Lei também garante aos cidadãos o direito de se defenderem de agressões. É o que os peões estão a fazer com esta campanha. Se os senhores automobilistas acham que deveria ser permitido estacionar nos passeios e nas passadeiras, resta-lhes contactar os deputados da AR para que alterem a Lei. Mesmo assim, restaria o direito dos cidadãos (peões) a revoltarem-se contra leis injustas...

    ResponderEliminar
  40. Os autocolantes ajudam os peões a denfender-se? Não me diga que se cola um autocolante e o carro subitamente desaparece!

    ResponderEliminar
  41. Esvaziem um pneu? Não serve? Dão trabalho a ter que o trocar e ir à bomba enchê-lo. E se for uma senhora provavelmente nem tem força para desapertar as porcas.

    ResponderEliminar
  42. acho que esvaziar um pneu é uma retaliação bastante mais agressiva do que um mero autocolante. Acho que a campanha do autocolante é eficaz por isso mesmo - por ser uma alternativa a métodos como partir espelhos e esvaziar pneus.

    ResponderEliminar
  43. Eu prefiro gastar calorias a mudar um pneu que andar a esfregar um vidro! Essa do espelho prefiro nem comentar!

    ResponderEliminar
  44. Xico205:

    Peço-lhe que nos indique a matrícula do seu carro. Quando o encontrar num passeio ou numa passadeira, terei o maior gosto em ir ao encontro das suas preferências e esvaziar-lhe um pneu, em vez de lhe afixar um autocolante.

    ResponderEliminar
  45. Ao colocar este post online a minha ideia foi partir para uma discução de alternativas que se pertendem mais civilizadas do que esta. Não a troca de palavras menos agradaveis entre os seus participantes. Todos estou em crer, concordam com o objectivo da iniciativa. Até eu. Apenas não concordo é com o método.

    Abraços

    Jorge Santos Silva

    6:02 PM

    ResponderEliminar
  46. Fabio(Santo Tirso)7:14 da tarde

    De acordo com sigo LESMA MORTA, acho que existe uma falta de respeito entre alguns participantes. Porquê???

    -Penso que é antes de tudo pelas nossas raízes latinas:-)), mas sobretudo porque as pessoas estão fartas e cansadas de ver tanta incivilidade, infelizmente.

    -La vai aqui uma ideia.
    Como um carro tem 5(ou mais) lugares podiam as pessoas que fazem o mesmo trabalho, ou que passam perto do trabalho de amigos, dividir as depesas em por exemplo partilhar esse mesmo carro, mas cado um a sua semana.
    Utilizava-se o seu carro, mas a semana a seguir seria um carro de um amigo e assim adiante.
    Haveria menos viaturas nas ruas, menos polução do ar, menos barulho, menos stress e assim melhor qualidade de vida.
    E o que eu faço e tenho poucos gastos de gasolina e de manutençao do carro, e ainda por cima é divertido.
    Até breve

    ResponderEliminar
  47. Isso é muito bonito, mas é nas aldeias quando as pessoas se conhecem todas. Nas cidades eu posso conhecer uma pessoa de vista da minha rua e saber qual é o carro dela porque me interesso por carros e encontrá-la noutro ponto, mas se eu for falar com ela e confirmar que somos vizinhos e que a conheço de vista ela vai desconfiar porque não me conhece de lado nenhum e não me vai dar boleia! Logo corto o mal pela raíz e nem digo nada! Depois se querem saber a verdade, pode cair mal mas faz-me confusão ao sistema nervoso pessoas que não são desenrascadas a conduzir. E normalmente só aceito boleias de quem sei que o é, caso contrário levo eu o carro. Mal arranjei o meu primeiro trabalho aos 18 já andava com carrinhas a fazer distribuição e tinha o patrão a pressionar-me para aos 21 tirar a carta de pesados. E caso não tivesse escolhido ter largado o trabalho e meter-me na faculdade agora andava com um autocarro nas mãos, que é coisa que ocasionalmente faço e adoro. Não estou a dizer que sou mais que ninguem, cada pessoa gosta e tem mais jeito para umas coisas e não tem para outras, mas como acho uma coisa tão básica e facil conduzir e fazer manobras com os espelhos, faz-me confusão uma pessoa não saber manobrar uma lata com 3 metros e tal.

    ResponderEliminar
  48. Paulo Gomes8:45 da tarde

    Jorge Santos Silva:

    "Ao colocar este post online a minha ideia foi partir para uma discussão de alternativas que se pretendem mais civilizadas do que esta."

    Até agora, ainda não o vi propôr nenhuma dessas alternativas que refere.

    Xico205:

    A mim faz-me confusão ver pessoas "enrascadas" ao volante "desenrascarem-se" nos passeios e nas passadeiras, com prejuízo do conforto e segurança dos peões. Quanto ao resto, sugiro que se actualize:

    http://www.mobcarsharing.pt/pt/
    http://www.carpool.com.pt/
    http://www.energiapositiva.pt/

    ResponderEliminar
  49. Já andei a ver o energia positiva, e não vi ninguem que me servisse na minha deslocação a Faro para apanhar um avião à uns dias. Fui na Rede Expressos. Não estou a ver a minha mãe a ficar contente em eu meter estranhos no carro, assim como eu aceitar boleia de estranhos.

    Se bem a conheço caso eu lhe propusesse isso para reduzir despesas e poluir menos o ar ela oferecia-se logo para me pagar a gasolina e tinha o bom senso de dizer que o que mais polui é a industria, e os paises do terceiro mundo. "Oh filho se os ministros não se preocupam com o ar e andam em carros de alta cilindrada com consumos de 20L aos 100 para quê que tu te vais preocupar? Se o mal do mundo e a poluição dependessem de ti!"

    Isso do energia positiva é muito utopico, cada vez há mais criminalidade e maior desconfiança entre as pessoas, só se dá e só se aceita boleia de conhecidos e mesmo assim há quem se dê mal.

    ResponderEliminar
  50. tudo bem, é uma opção, chico205, mas acho que se pode dar aos outros a liberdade de a fazer. E até agora a minha experiência tem sido muito positiva.

    Em relação à ideia do Fábio de Santo Tirso: é uma excelente opção e se ler bem ele referia-se a pessoas que trabalham na mesma empresa, pelo que não percebo por que razão apenas pode funcionar na aldeia.

    São ideias, aplicam-se a uns não se aplicam a outros (nem tem se aplicar a todos). Acho é errado começarem logo a colocar tudo em causa, porque há criminalidade e os ministros também gastam muito e ainda há o 3.º mundo e etc.

    O mesmo sucede com as bicicletas: o facto de eu defender que o aumento da sua utilização é positivo para a cidade, não implica que queira obrigar todos a andar de bicicleta. Mas já vi que há muitos que acham isso e toca a bater nos "tipos das bicicletas", que querem regressar ao passado e andar de carroça, etc.

    ResponderEliminar
  51. "Isso do energia positiva é muito utopico, cada vez há mais criminalidade e maior desconfiança entre as pessoas, só se dá e só se aceita boleia de conhecidos e mesmo assim há quem se dê mal."
    Como somos um país de gajos ricos e cheios de Rolexs em ouro andamos sempre desconfiados de tudo. Vale a pena é andarmos enlatados de carro com as portas trancadas e só sair para nos enjaularmos no trabalho, no cubílo encaixotado a que chamamos casa e para centros comerciais apinhados de lixo over-priced... Esta é a triste sociedade para que caminhamos, por isso sempre que posso bazo para um país civilizado e com progresso efectivo em termos sociais culturais e económicos.
    Somos uns coitadinhos....uns selvagens....

    ResponderEliminar
  52. antes o autocolante do que uma multa.

    antes o autocolante que um presente de um pombo.

    antes um autocolante do que um risco na pintura.

    antes um autocolante que um espelho partido.

    antes um autocolante do que um reboque.

    antes estacionar bem e num parque e pagar uma porcaria de uns miseros euros e estar descansado onde quer que esteja do que deixa-lo no passeio e violara a lei.

    mas enfim, o pessoal gosta de estragar o que é dos outros, porque é tudo nosso, mas ai de quem bloquear a entrada na Nossa casa, sujar a nossa casa!

    já é nossa...

    ResponderEliminar
  53. eu não concordo com autocolantes propositadamente dificeis de descolar.

    no entanto a mim não colam esses autocolantes, pois não estaciono assim, por isso...

    ResponderEliminar
  54. O anónimo das 2.01AM gosta de dizer piadas ou então tem palas nos olhos! É que o fim de semana passada estive na Irlanda e em Inglaterra e tambem vi carros nos passeios! Em Paris tambem já me fartei de ver e mesmo a obstruir a estrada!


    Pois realmente não há nada a temer, nem há criminalidade nem nada! Carjackins são coisas que não existem, nem esfaqueamentos e tiros. Se gosta de andar com estranhos no carro porque não abraça a profissao de taxista ou motorista de autocarro?

    Já eu prefiro andar sozinho a ouvir um ganda sonzão e a fazer condução desportiva sem que ninguem me chateie a cabeça nem ter que aturar malcriados, chatos e mal cheirosos.

    ResponderEliminar
  55. "Já eu prefiro andar sozinho a ouvir um ganda sonzão e a fazer condução desportiva"
    Ah ah ah ah ahhhhhhhh essa é demais....LOLLLL
    Condução desportiva? Isso é o quê desporto de mecher o pé para cima e para baixo e o braço para a frente e para trás com o rabo sentado?
    Queimam-se calorias além de euros e combustível? É saudável?
    Mais um que vai ao ginásio andar na passadeira por para o carro á porta de todo o lado.
    Desejo-lhe um bom AVC ou cancro de pulmão....

    ResponderEliminar
  56. Você é bronco como tudo. Não existem desportos motorizados em que o que interessa são as máquinas e a forma como se manobram!

    Eu como não sou cigano não lhe rogo pragas.

    Cancro de pulmão e AVC? Nem sequer fumo nem tenho "castrol". Se calhar até faço mais exercicio do que voce, e não ponho os pés num ginasio desde que acabei o 12º ano. (o equivalente à sua 4ª classe à noite no curso de aspirantes a sargentos).

    ResponderEliminar
  57. ANONIMO DAS 7:38PM
    LLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL:-)))))))))

    ResponderEliminar
  58. este ultimo do LOL está todo contente! A noite do parque eduardo VII deve-lhe ter trazido muitos clientes!

    ResponderEliminar
  59. Há algo extraordinário chamado autocolantes amovíveis. Falem com uma boa impresa gráfica.

    Concordo que é puro vandalismo utilizar autocolantes destes, não pela mensagem (que a compreendo) mas a forma como é realizado, estão a bom entender a vandalizar propriedade privada.

    ResponderEliminar
  60. Cidadão M5:34 da tarde

    Onde é que posso arranjar esses auto-colantes? Vivo junto ao largo do carmo e isto é demais! Passadeiras, passeios, 2ª fila... para ajudar à festa temos os arrumadores ( coitados ao menos não estão a roubar - dizem eles...o tanas!) e já agora porque não criar rotatividade nos lugares de estacionamento? Tipo o máximo permitido serem 3 dias seguidos ao fim desse tempo o proprietário tem que mudar o carro de sítio. Na minha rua ha quem se dê ao luxo de ter o carro debaixo de uma protecção em tecido ( própria para carros) o que eu acho ridículo!
    Eu não tenho carro porque pura e simplesmente não tenho onde estacionar e recuso-me a pagar uma avença mensal de 200€ (24h) OU 80€ (NOCTURNA) o que acho uma afronta!

    ResponderEliminar