Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
27/04/2009
Avenida Professor Aníbal de Bettencourt
Diariamente na Avenida Professor Aníbal de Bettencourt, ao lado da Biblioteca Nacional, o próprio sinal de proibição de estacionamento já sofreu com as manobras de... estacionamento.
AInda na 6ª Feira chamei a atenção desta pouca vergonha a um policia que estava a multar um incauto a cinquenta metros desta rua: em frente ao edificio da Câmara :)
E como se não bastasse, ainda por lá estão, em segunda fila, os carros da Escola de Condução Moderna...
E em que sitio propunha que a escola de condução guardasse os carros? No seu bolso? Até parece que a policia não estaciona mal os carros patrulha e os próprios carros dos agentes!
problema é da Escola de Condução. QUe aliás, já fazia o mesmo na rua onde dantes tinha a sede, numa transversal da Av da Igreja e que a policia teimava não ver..
No meu bolso? Tenha paciência e calminha com os modos.
Se A policia estaciona os carros mal, está profundamente errado.
O problema não é a escola de condução. É aquelle enorme parque de estacionamento nos passeios a céu aberto que faz com que tenhamos que ir no meio da rua. E um edificio da CML ali tão perto e a policia e EMEL sempre a multar a dez metros. Aquilo é visão selectiva...
" em que sitio propunha que a escola de condução guardasse os carros? No seu bolso?" A escola de condução ensinar a cumprir o código da estrada nahhhhh... Isso seria demasiado óbvio para um país de indivíduos dotados como nós. A culpa é da CML que com o dinheiro dos contribuintes deveria furar toda a cidade promovendo em toda a sua extensão um gigantesco parque subterrâneo com 20 pisos. À superfície seriam feitos viadutos sobrepostos (no mínimo três andares sobrepostos de viadutos para todo o lado, especialmente servindo mega centros comerciais). Viva o pópógresso do país!!!! Tenho dito!!
Quando não há alternativa é assim! Alem disso os carros da escola de condução só lá estão no máximo 10 minutos de hora a hora!!!
Já agora vou-me queixar da Carris, que o 738 quando está no terminal da rua Jau ocupa o largo quase todo e a entrada das escolas, ou o 702 ocupa um arco do aqueduto na Serafina!
E quando não há alternativa para meter o meu piano em casa, fica na entrada do prédio, porque deviam fazer casas maiores, com espaço suficiente para o meu piano.
Como é possível que haja quem defenda o estacionamento abusivo e ilegal porque não há alternativa! Mas que mimados são os portugueses que tanto reclamam da crise, da vida e do destino mas têm uns dirigentes e umas autoridades para lá de permissivas e até prevaricadoras! Vá com esse argumento a um polícia de trânsito de Munique onde vivi, onde não há espaço para estacionar nem mais uma trotinete! Veja como ele lhe dá o seu ombro para você chorar enquanto lhe ampara as lágrimas com o papel da multa!
Eu sou lisboeta, mas não moro em Lisboa, apesar de ser quase, quase.
Também não concordo que se estacione nos passeios e muitas vezes dou voltas e voltas à procura de um lugar. Mas quando já estou pelos cabelos, olha ...lá vai mesmo para o passeio. Penso que não é bem questão de mentalidade, é mesmo necessidade!
Mas há uma coisa que me faz pensar:quem é tão aguerrido contra o mau estacionamento tem carro? E se o tem, tem garagem? E se não tem garagem, estaciona SEMPRE correctamente ? Hum, não acredito mesmo nesta última hipótese!
"Mas há uma coisa que me faz pensar:quem é tão aguerrido contra o mau estacionamento tem carro? E se o tem, tem garagem? E se não tem garagem, estaciona SEMPRE correctamente "
Uma modesta carripana, tenho sim senhor. E nem dou voltas ao quarteirão caso saiba que há um parque de estacionamento por perto. Ou então, deixa-se o carro longe. Faz muito bem andar. Poupa-se em ginásios. O que me daria era voltas ao estômago saber que poderia estar a prejudicar alguém pela minha falta de educação. Mas ás vezes sinto-me uma tansa: eu a pagar nos parques de estacionamento (do shoppings por exemplo) e centenas de carros ao Deus dará nos acessos e nas redondezas: Corte Inglês e Colombo, só para dar estes dois casos. E a policia ali tão perto.... È este sentimento de impunidade que mina as sociedades.
Andar faz muito bem sim senhora, tem toda a razão! Mas querer chegar a casa, cheia de sacos e com uma criança de 3 anos, realmente é óptimo deixar o carro longe, bem longe... e então quando chove é uma maravilha, não é?
Eu não estaciono mal para ir a centros comerciais, nem ao cinema. Em casos desses pago o estacionamento; é só quando chego a casa ao fim do dia e depois de procurar um sítio correcto e não encontrar.
Fala-se e escreve-se de tudo mas não se pensa que há situações muito diversas.
Sim, tenho carro mas nunca, sob qualquer pretexto, o deixo no passeio ou nas passadeiras! Já aconteceu rodar por mais de uma hora mas mesmo assim não deixei o carro estacionado ilegalmente. Ter um carro não é desculpa para nada. Ter um carro não é um direito e isto é bom que as pessoas de mentalizem. Todos temos direito a querer ter um carro e a comprá-lo caso o possamos mas com essa liberdade vem a obrigação, inadiável, de cumprir com as regras de trânsito. Mas quando está tão enraizado nas mentes dos automobilistas - e eu sou automobilista - que as regras de trânsito são discutíveis, aplicáveis selectivamente, e para as ocasiões somente umas autoridades operantes poderão restabelecer a ordem às ruas e estradas de Portugal.
Eu também tenho carro, não tenho garagem e estaciono sempre, mas sempre "bem". Quando é necessário dou várias voltas com o carro até encontrar um lugar "bom" ou, no limite, é para isso que existem os parques de estacionamento. Não faço questão de levar o carro para casa!!! É uma questão de mentalidade, pois o carro fica muito bem parado ou bem estacionado e andar nunca fez mal a ninguém, antes pelo contrário. É absurdamente indamissível e injustificável o estacionamento nos passeios e passadeiras a prejudicar a circulação pedonal e ainda mais sendo um escola de condução. Deveria perder o alvará. Luís Rêgo
Também vou às compras e também tenho crianças. Quando é preciso descarregar compras ou carregar as crianças, opto por deixar o carro em 4 piscas a ocupar uma das faixas de rodagem e não os passeios. De qualquer modo, faço um grande esforço para não utilizar o carro durante os dias úteis, exactamente para evitar essas confusões. Luís Rêgo
Eu tenho três carros parados em casa na garagem, dois sem bateria até e opto por andar de bicicleta. Prático, sem problemas de estacionamento, ginásio à borla, manutenção à borla, etc etc.... Quanto às compras opto por ir ao comércio tradicional ao pé da minha casa e trago as coisas num atrelado de bicicleta que leva até 50 kg. Para crianças também há cadeiras especiais e atrelados. Quanto à segurança conto com o civismo dos condutores, coisa que pelas fotos parece estar um pouco em falta.... Há vida para além das latas com rodas!! Experimentem.
Se realmente é prevaricadora então tem toda a propriedade em sentir-se envergonhada! Se bem que o seu tom pareceu-me algo cínico o que parece indicar que ficou céptica quando lhe dissemos que não estacionamos ilegalmente. O seu cepticismo e cinismo tem muito lugar mas deve ser direccionado à maioria dos cidadãos que, constatamos,tem o mesmo comportamento ao seu! Cumprimentos.
O que acho piada nalguns dos comentários dos que insistem em fazer algo ilegal e altamente desrespeitoso para os outros cidadãos é a descrença acérrima que existam pessoas que não tenham essas atitudes egoístas e incivilizadas.
Parece que na cabeça delas ser civilizado e cumpridor da lei é algo inimaginável e raríssimo (ou mesmo inexistente). Isso na verdade diz muito sobre eles.
As passadeiras têm tamanho mais que sufuciente para passarem peões e carros desde que haja o bom senso de deixar espaço. Tomara a maioria dos passeios terem a largura duma passadeira!
Quero la saber de leis, eu ajo de acordo com a minha consciencia. Se todos agissem de acordo com a lei não havia democracia. O 25 de Abril foi ilegal. Quem dá vivas ao 25 de Abril está a agir a favor da ilegalidade. Quem emigrou para fugir à guerra está a cometer ilegalidades, etc... Mas aí já acham todos bem.
Por isso deixem de fingir que são meninos do coro porque toda a gente comete ilegalidades.
Quero lá saber das multas da alemanha, eu nem vivo lá. Falem mas é de Portugal que é o que interessa e dêem exemplos portugueses.
Xico uma pergunta - se um talho se instalar ao lado da tua casa e tiver 20 camiões frigoríficos o que sugeres: - abdicas do teu lugar de estacionamento bem como os teus vizinhos para bem da actividade produtiva e pib do país? - a câmara municipal fura o subsolo nessa zona e cria estacionamentos subterrâneos, levando tu de bom ânimo o facto de te subirem os impostos para pagar isso? - param todos em qualquer nesga disponível e degladiam-se pelo espaço inexistente, e ofereces à tua avozinha um capacete e botas de escalada para passar por cima dos carros quando te vai visitar? - o Talho vendo que não há condições para cargas e descargas emenda a má decisão de localização tomada mudando de instalações?
Pela amostra vê-se bem que a esta cidade nunca há-de chegar o civismo nem a qualidade de vida. O que a malta gosta é subir para os passeios com os seus jipinhos , parar nas passadeiras e nas curvas. E a amostra desta cidade é a amostra de um país. Onde se vê bem, que não lei nem ordem, onde reina o egoísmo e falta de educação. Isto é malta demasiado individualista. Isto já não vai lá.
não creio que o seu BI esteja em nome de xico205 por isso é tão anónimo como os demais. Ao anónimo que fala do 25 de Abril uma observação: a revolução teve e deve ter como objectivo evitar que se cometam ilegalidades, que o Direito seja uma farol do comportamento social e balizador de direitos e deveres. Se está convencido que o 25 de Abril foi feito para que todos agissemos de acordo com a nossa consciência, por mais injusta, ilegal e egoísta que seja, então penso que tente algum país em África onde revoluções desse tipo não faltam!
Mas antes sabia todos os meus comentarios e associava-os á mesma pessoa. Agora não sabe o que eu escrevo.
O Objectivo dum nick, é as pessoas estarem identificadas na net, mesmo que não se saiba quem ela é! Se vir esse nick noutros sitios da net sabe associar à mesma pessoa.
O que que a discussão poderá ter a dizer? mais uma a somar ás outras todas sobre o mesmo tema. Mandam-se uns bitaites, outros insultam-se, outros juram a pés juntos que não têm carro nem nunca se sentaram num automóvel e não se chega a conclusão nenhuma!
O anónimo que referiu o 25 de Abril e a consciência tem toda a razão. Ajamos de acordo com a nossa consciência e a Lei que vá às urtigas. Publicamente peço desculpa a todos os cidadãos a quem eu colei o autocolante amarelo a pedir para respeitar os peões. Foi um abuso. A partir de hoje vou agir de acordo com a minha consciência e limitar-me a partir retrovisores e antenas de rádio dos carros que eu encontrar no passeio.
Parabéns pelo blogue. Acabei de o divulgar no meu. Cumprimentos.
ResponderEliminarAInda na 6ª Feira chamei a atenção desta pouca vergonha a um policia que estava a multar um incauto a cinquenta metros desta rua: em frente ao edificio da Câmara :)
ResponderEliminarE como se não bastasse, ainda por lá estão, em segunda fila, os carros da Escola de Condução Moderna...
E em que sitio propunha que a escola de condução guardasse os carros? No seu bolso? Até parece que a policia não estaciona mal os carros patrulha e os próprios carros dos agentes!
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarproblema é da Escola de Condução. QUe aliás, já fazia o mesmo na rua onde dantes tinha a sede, numa transversal da Av da Igreja e que a policia teimava não ver..
ResponderEliminarNo meu bolso? Tenha paciência e calminha com os modos.
Se A policia estaciona os carros mal, está profundamente errado.
O problema não é a escola de condução. É aquelle enorme parque de estacionamento nos passeios a céu aberto que faz com que tenhamos que ir no meio da rua.
E um edificio da CML ali tão perto e a policia e EMEL sempre a multar a dez metros.
Aquilo é visão selectiva...
" em que sitio propunha que a escola de condução guardasse os carros? No seu bolso?"
ResponderEliminarA escola de condução ensinar a cumprir o código da estrada nahhhhh...
Isso seria demasiado óbvio para um país de indivíduos dotados como nós.
A culpa é da CML que com o dinheiro dos contribuintes deveria furar toda a cidade promovendo em toda a sua extensão um gigantesco parque subterrâneo com 20 pisos.
À superfície seriam feitos viadutos sobrepostos (no mínimo três andares sobrepostos de viadutos para todo o lado, especialmente servindo mega centros comerciais).
Viva o pópógresso do país!!!!
Tenho dito!!
Quando não há alternativa é assim! Alem disso os carros da escola de condução só lá estão no máximo 10 minutos de hora a hora!!!
ResponderEliminarJá agora vou-me queixar da Carris, que o 738 quando está no terminal da rua Jau ocupa o largo quase todo e a entrada das escolas, ou o 702 ocupa um arco do aqueduto na Serafina!
E quando não há alternativa para meter o meu piano em casa, fica na entrada do prédio, porque deviam fazer casas maiores, com espaço suficiente para o meu piano.
ResponderEliminarRealmente, com esta mentalidade, dá para tudo e por isso é que isto está no estado em que está !!!
ResponderEliminarLuís Rêgo
Como é possível que haja quem defenda o estacionamento abusivo e ilegal porque não há alternativa! Mas que mimados são os portugueses que tanto reclamam da crise, da vida e do destino mas têm uns dirigentes e umas autoridades para lá de permissivas e até prevaricadoras! Vá com esse argumento a um polícia de trânsito de Munique onde vivi, onde não há espaço para estacionar nem mais uma trotinete! Veja como ele lhe dá o seu ombro para você chorar enquanto lhe ampara as lágrimas com o papel da multa!
ResponderEliminarEu sou lisboeta, mas não moro em Lisboa, apesar de ser quase, quase.
ResponderEliminarTambém não concordo que se estacione nos passeios e muitas vezes dou voltas e voltas à procura de um lugar. Mas quando já estou pelos cabelos, olha ...lá vai mesmo para o passeio. Penso que não é bem questão de mentalidade, é mesmo necessidade!
Mas há uma coisa que me faz pensar:quem é tão aguerrido contra o mau estacionamento tem carro? E se o tem, tem garagem? E se não tem garagem, estaciona SEMPRE correctamente ? Hum, não acredito mesmo nesta última hipótese!
Cumprimentos!
Sim, eu estaciono sempre, sempre bem. custe o que custar... e vai ver que não custa assim tanto!
ResponderEliminarLM
"Mas há uma coisa que me faz pensar:quem é tão aguerrido contra o mau estacionamento tem carro? E se o tem, tem garagem? E se não tem garagem, estaciona SEMPRE correctamente "
ResponderEliminarUma modesta carripana, tenho sim senhor. E nem dou voltas ao quarteirão caso saiba que há um parque de estacionamento por perto. Ou então, deixa-se o carro longe. Faz muito bem andar. Poupa-se em ginásios.
O que me daria era voltas ao estômago saber que poderia estar a prejudicar alguém pela minha falta de educação.
Mas ás vezes sinto-me uma tansa: eu a pagar nos parques de estacionamento (do shoppings por exemplo) e centenas de carros ao Deus dará nos acessos e nas redondezas: Corte Inglês e Colombo, só para dar estes dois casos.
E a policia ali tão perto.... È este sentimento de impunidade que mina as sociedades.
Andar faz muito bem sim senhora, tem toda a razão! Mas querer chegar a casa, cheia de sacos e com uma criança de 3 anos, realmente é óptimo deixar o carro longe, bem longe... e então quando chove é uma maravilha, não é?
ResponderEliminarEu não estaciono mal para ir a centros comerciais, nem ao cinema. Em casos desses pago o estacionamento; é só quando chego a casa ao fim do dia e depois de procurar um sítio correcto e não encontrar.
Fala-se e escreve-se de tudo mas não se pensa que há situações muito diversas.
Sim, tenho carro mas nunca, sob qualquer pretexto, o deixo no passeio ou nas passadeiras! Já aconteceu rodar por mais de uma hora mas mesmo assim não deixei o carro estacionado ilegalmente. Ter um carro não é desculpa para nada. Ter um carro não é um direito e isto é bom que as pessoas de mentalizem. Todos temos direito a querer ter um carro e a comprá-lo caso o possamos mas com essa liberdade vem a obrigação, inadiável, de cumprir com as regras de trânsito. Mas quando está tão enraizado nas mentes dos automobilistas - e eu sou automobilista - que as regras de trânsito são discutíveis, aplicáveis selectivamente, e para as ocasiões somente umas autoridades operantes poderão restabelecer a ordem às ruas e estradas de Portugal.
ResponderEliminarEu também tenho carro, não tenho garagem e estaciono sempre, mas sempre "bem".
ResponderEliminarQuando é necessário dou várias voltas com o carro até encontrar um lugar "bom" ou, no limite, é para isso que existem os parques de estacionamento. Não faço questão de levar o carro para casa!!!
É uma questão de mentalidade, pois o carro fica muito bem parado ou bem estacionado e andar nunca fez mal a ninguém, antes pelo contrário.
É absurdamente indamissível e injustificável o estacionamento nos passeios e passadeiras a prejudicar a circulação pedonal e ainda mais sendo um escola de condução. Deveria perder o alvará.
Luís Rêgo
Também vou às compras e também tenho crianças.
ResponderEliminarQuando é preciso descarregar compras ou carregar as crianças, opto por deixar o carro em 4 piscas a ocupar uma das faixas de rodagem e não os passeios.
De qualquer modo, faço um grande esforço para não utilizar o carro durante os dias úteis, exactamente para evitar essas confusões.
Luís Rêgo
Pelos comentários acima, até se pode dizer que este País é bastante civilizado.Ainda bem.
ResponderEliminar"Shame on me" que, aparentemente, sou a única prevaricadora (nem sempre) aqui!
Cumprimentos.
Eu tenho três carros parados em casa na garagem, dois sem bateria até e opto por andar de bicicleta.
ResponderEliminarPrático, sem problemas de estacionamento, ginásio à borla, manutenção à borla, etc etc....
Quanto às compras opto por ir ao comércio tradicional ao pé da minha casa e trago as coisas num atrelado de bicicleta que leva até 50 kg.
Para crianças também há cadeiras especiais e atrelados.
Quanto à segurança conto com o civismo dos condutores, coisa que pelas fotos parece estar um pouco em falta....
Há vida para além das latas com rodas!! Experimentem.
Se realmente é prevaricadora então tem toda a propriedade em sentir-se envergonhada! Se bem que o seu tom pareceu-me algo cínico o que parece indicar que ficou céptica quando lhe dissemos que não estacionamos ilegalmente. O seu cepticismo e cinismo tem muito lugar mas deve ser direccionado à maioria dos cidadãos que, constatamos,tem o mesmo comportamento ao seu!
ResponderEliminarCumprimentos.
O que acho piada nalguns dos comentários dos que insistem em fazer algo ilegal e altamente desrespeitoso para os outros cidadãos é a descrença acérrima que existam pessoas que não tenham essas atitudes egoístas e incivilizadas.
ResponderEliminarParece que na cabeça delas ser civilizado e cumpridor da lei é algo inimaginável e raríssimo (ou mesmo inexistente). Isso na verdade diz muito sobre eles.
Hehehe! É pá aqui bate-se com força.
ResponderEliminarO que se vê é que este blog não serve sequer de amostra sobre a população da AML. Ou então são todos mentirosos!
ResponderEliminarE continuo a não ver solução para os carros da escola de condução! Vão-se meter no parque por 5minutos????
As passadeiras têm tamanho mais que sufuciente para passarem peões e carros desde que haja o bom senso de deixar espaço. Tomara a maioria dos passeios terem a largura duma passadeira!
ResponderEliminarQuero la saber de leis, eu ajo de acordo com a minha consciencia. Se todos agissem de acordo com a lei não havia democracia. O 25 de Abril foi ilegal. Quem dá vivas ao 25 de Abril está a agir a favor da ilegalidade. Quem emigrou para fugir à guerra está a cometer ilegalidades, etc... Mas aí já acham todos bem.
Por isso deixem de fingir que são meninos do coro porque toda a gente comete ilegalidades.
Quero lá saber das multas da alemanha, eu nem vivo lá. Falem mas é de Portugal que é o que interessa e dêem exemplos portugueses.
Xico uma pergunta - se um talho se instalar ao lado da tua casa e tiver 20 camiões frigoríficos o que sugeres:
ResponderEliminar- abdicas do teu lugar de estacionamento bem como os teus vizinhos para bem da actividade produtiva e pib do país?
- a câmara municipal fura o subsolo nessa zona e cria estacionamentos subterrâneos, levando tu de bom ânimo o facto de te subirem os impostos para pagar isso?
- param todos em qualquer nesga disponível e degladiam-se pelo espaço inexistente, e ofereces à tua avozinha um capacete e botas de escalada para passar por cima dos carros quando te vai visitar?
- o Talho vendo que não há condições para cargas e descargas emenda a má decisão de localização tomada mudando de instalações?
Pela amostra vê-se bem que a esta cidade nunca há-de chegar o civismo nem a qualidade de vida.
ResponderEliminarO que a malta gosta é subir para os passeios com os seus jipinhos , parar nas passadeiras e nas curvas.
E a amostra desta cidade é a amostra de um país.
Onde se vê bem, que não lei nem ordem, onde reina o egoísmo e falta de educação.
Isto é malta demasiado individualista.
Isto já não vai lá.
Nuno hipotese tres. Sou o Xico205, mas agora passei a ser anónimo como os outros todos. Se ninguem dá a cara, tambem n dou.
ResponderEliminarCaro Xico205,
ResponderEliminarnão creio que o seu BI esteja em nome de xico205 por isso é tão anónimo como os demais.
Ao anónimo que fala do 25 de Abril uma observação:
a revolução teve e deve ter como objectivo evitar que se cometam ilegalidades, que o Direito seja uma farol do comportamento social e balizador de direitos e deveres. Se está convencido que o 25 de Abril foi feito para que todos agissemos de acordo com a nossa consciência, por mais injusta, ilegal e egoísta que seja, então penso que tente algum país em África onde revoluções desse tipo não faltam!
Pois o meu BI não tem lá escrito Xico205, mas bastou eu fazer o comentário do 25 de abril anónimo para não o ter associado à minha pessoa! LOOOOOOL
ResponderEliminarpessoa essa que continua a ser tão anónima como antes. Mas continuemos com a discussão, peço desculpa pela interrupção.
ResponderEliminarMas antes sabia todos os meus comentarios e associava-os á mesma pessoa. Agora não sabe o que eu escrevo.
ResponderEliminarO Objectivo dum nick, é as pessoas estarem identificadas na net, mesmo que não se saiba quem ela é! Se vir esse nick noutros sitios da net sabe associar à mesma pessoa.
O que que a discussão poderá ter a dizer? mais uma a somar ás outras todas sobre o mesmo tema. Mandam-se uns bitaites, outros insultam-se, outros juram a pés juntos que não têm carro nem nunca se sentaram num automóvel e não se chega a conclusão nenhuma!
ResponderEliminarIsto resolve-se com aqueles autocolantes amarelos. Carros da escola incluidos.
ResponderEliminarE o instrutor lá ao lado!
ResponderEliminarO anónimo que referiu o 25 de Abril e a consciência tem toda a razão. Ajamos de acordo com a nossa consciência e a Lei que vá às urtigas. Publicamente peço desculpa a todos os cidadãos a quem eu colei o autocolante amarelo a pedir para respeitar os peões. Foi um abuso. A partir de hoje vou agir de acordo com a minha consciência e limitar-me a partir retrovisores e antenas de rádio dos carros que eu encontrar no passeio.
ResponderEliminara culpa é do Zé!
ResponderEliminarehehe