Imóvel inserido em: Domingo, 15 de Março de 2009. Preço: 7.000.000 €. Referência: 23/4526
Descrição do Imóvel. Prédio devoluto com 2 frentes e 5 pisos com logradouros. R/C com lojas e área total de 760m2. Existe um projecto aprovado para hotel. Situado numa zona nobre de Lisboa, com transportes públicos, a 5 minutos do metro o que faz da sua aquisição, um oportuno investimento. Existe um projecto na C.M.L. para mais 2 pisos e 30 lugares de estacionamento mantendo-se o hotel de 4 estrelas.
Nos 'entretanto' a CML, alegremente, ignorou o estado de abandono a que foi votado, durante anos e voluntariamente, este edifício da autoria de Cassiano Branco (ainda que não assinado), na Praça João do Rio. Por fim, aprovou um projecto de esventramento do edifício, ampliação e ocupação do logradouro.
Ou seja, pactuou [voluntária ou involuntariamente (por inércia e/ou inépcia), uma delas] com a especulação imobiliária. Ou seja, o que o promotor queria era ver um projecto aprovado de hotel ("Hotel do Aeroporto", que digno, hein?) para o edifício, para depois inflaccionar o seu preço de venda. Hoje já vai em 7M€.
Que importa o edifício? Que importa Cassiano? Que importa abrir-se um precedente em esventramentos na área consolidada em apreço? Nada.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBem pelos nem todos os arquitectos merecem ser protegidos! Provavelmente não é arquitectura iniciática.
ResponderEliminarSó merecem uma palavra: ignorantes
Paulo, o corpo saliente, na fachada posterior, é um acrescento novo?
ResponderEliminarSe assim fôr, parece não cumprir com a legislação, e poderá ter que ser reformulado
Pois isso não sei, Luís, não sei. É o que consta no site que promove a venda do prédio. Abr.
ResponderEliminarnão se percebe bem nas imagens, mas parece que a fachada vai ficar mt idêntica. quanto ao prédio em questão conheço bem a sua situação há décadas degradado e "abandonado" (naquela esquina que tanto destoa da bela praça joão do rio) tal como aliás o antigo hospital de arroios tb perto do mesmo que também nãos e faz nada nunca mais se falou de nada..
ResponderEliminarjulgo que se manterem a fachada visto constituir um projecto pertencente a um dos arquitectos mais importantes de portugal se o mesmo for bem requalificado para hotel não vejo inconveniente até acho que terá bastante interesse a nível turístico e como factor de valorização da zona em redor bem como do edifício em sim pelo estado em que está...
ou será melhor continuar neste estado....
O bom mesmo seriam duas coisas:
ResponderEliminarA 1ª, é devolvê-lo para habitação, pq é disso que Lisboa precisa.
A 2ª, é que respeite a legislação, que é a isso que a maioria dos outros estão obrigados.
Sim....aquele "boné" novo lá em cima, devia ser recuado para não se notar do nível da rua.
ResponderEliminarCaro Paulo Ferrero,
ResponderEliminarEstudo, há muito, a obra de Cassiano Branco. É a primeira vez que vejo uma referência a Cassiano sobre este edifício... É, inequivocamente, um modernista, ainda que já muito "de transição". E de desenho muito Branco! Pode confirmar-me a autoria (normalmente, os projectos não assinados por ele tinham como técnicos responsáveis 3 ou 4 eng.ºs)?!
(...) pertinente a observação. É que mesmo alguns trabalhos que terão passado pelo seu atelier não lhe terão merecido grande atenção, tal era a quantidade, sem esquecer as viagens, as coquettes(!) ri-te, ri-te, espírito vadio, se nos...lês
ResponderEliminarSobre as imagens, brrr, pior a emenda que o soneto, estão ao nível de uma revista do tipo Anteprojectos ;)
AB
Pois é verdade, os desenhos estão com a perspectiva errada; nem para a anteprojectos serve.
ResponderEliminarClaro que se fosse nas outras revistas, onde se paga para mostrar os trabalhos (alguns nem chegam a sair da intenção), estes erros não têm importância nenhuma.