19/05/2009


Agora que entra de novo em debate público a questão do acesso mecânico ao Castelo a partir da Baixa, seria interessante recordar um elevador já desaparecido, conhecido como "da Biblioteca", e que ligava o Largo de São Julião (hoje Praça do Município) ao Largo da Biblioteca Pública (hoje da Academia de Belas-Artes). Elevava-se 40 metros acima do solo, tinha um passadiço sobre a Calçada de São Francisco, movia-se por contra-peso de água, foi o sétimo elevador a ser construído na cidade, sob projecto de Raoul Mesnier de Ponsard. Inaugurado em 1897, esteve em actividade até 1915, sendo a estrutura desmantelada cinco anos depois.
“Quem vinha das repartições, da rua do Arsenal, da Baixa e não estava para subir a rua Nova do Almada, porque pela calçada de São Francisco raros se aventuravam, por ser íngreme combro, metia-se no ascensor”, dizia-se na revista Arquivo Nacional, de 23 de Setembro de 1932.
Construído pela iniciativa privada, acabou por falta de clientela. E hoje, não seria tão ou mais necessário? E não teria mais clientes?

5 comentários:

  1. Anónimo7:06 p.m.

    parece-me que não.

    se na época faltavam os clientes, hoje muito mais.

    por outro lado, o deseho do elevador é horroroso e primário.

    mas não se esqueçam que o movimento da praça do município para o largo das belas artes é diminuto, não me parecendo haver viabilidade económica.

    por outro lado, a ligação entre dois pontos despovoados é claramente preterida em favor da subida da rua nova do almada, que não é muito ingreme, tem comércio e é o coração do chiado até à rua garret.

    e é esse o caminho natural, para habitantes e turistas.

    por outro lado, o electrico sobre essa rua, desde a rua da conceição e para no largo das belas artes.

    ou seja, já há um meio mecânico de acesso.

    na altura era o mesmo. por isso, talvez, fechou.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7:49 p.m.

    Bem, atendendo a que não há condenado nenhum que não recorra para o Tribunal da Relação, um monstro daqueles sempre tinha alguma clientela, até senhores jornalistas.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:03 p.m.

    new blog

    check it

    www.conhecerfaro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:32 p.m.

    mais feio era complicado

    ResponderEliminar
  5. Aventei da bondade do elevador (e com alguma dúvida), não da sua estética.

    ResponderEliminar