04/05/2009

CEMITÉRIO DO ALTO DE S. JOÃO: EXIGE-SE AOS RESPONSÁVEIS QUE TENHAM O DEVIDO RESPEITO POR ESTE ESPAÇO DE DÔR, ONDE TUDO DEVIA SER DIGNO !!!

As imagens que se seguem são susceptíveis de ferir sensibilidades, provocar a indignação, a ira, ou mesmo, a revolta das pessoas.
Por isso, pede-se a todos que as vejam, com a necessária serenidade.

.
























Foi no dia 29 de Abril, no cemitério do Alto de São João, onde me deparei com este cenário hediondo e pouco digno.
Ao que parece, existem hoje em dia, 17 funcionários (coveiros), para tratarem daquele imenso espaço, quando ainda há bem poucos anos seriam perto de 70 (informação colhida no local).








21 comentários:

  1. Lamento a forma descuidada como cuidam dos mortos mas lamento ainda mais a forma desleixada com que governam os vivos.

    ResponderEliminar
  2. Cá em Lisboa não são os familiares que tratam das campas? Nunca tinha visto um cemitério assim...

    ResponderEliminar
  3. Não sei como está agora, mas há uns 3/4 anos atrás o Cemitério dos Prazeres também apresentava alguns destes postais.

    AD

    ResponderEliminar
  4. Os cemitérios são sempre bons espelhos de uma sociedade. Este não fugiu à regra....

    ResponderEliminar
  5. Peço desculpa, mas «responsável» é palavra que foi banida do actual léxico.

    ResponderEliminar
  6. eu queria apenas dizer...que isto é tudo uma cambada de ladrões...isto é tudo uma cambada de gatunos...e isto é tudo uma cambada de...XUPISTAS!!!

    Jacinto Leite Capelo Rego

    ResponderEliminar
  7. César Patrício2:35 da tarde

    É realmente muito triste ver esta situação, para além de ser um cemitério, lugar triste por natureza, ainda é mais pobre alguém querer velar o seu ente querido e deparar com toda esta miséria...uma ida ao cemitério tornarse-á com toda a certeza um dia filosóficos... 'Para que andamos aqui?!?, para terminar assim?!? sem o mínimo de dignidade.' Qualquer ser humano merece o máximo de dignidade durante a sua vida,como também na sua morte, coisa que aqui não está a acontecer. Outra coisa muito mais grave é um cemitério, como o de S. João, ter apenas 17 funcionarios...é uma realidade ASSUSTADORA, isto sim assusta-me MUITO...como é que é possível esta situação se arrastar pelos dias de hoje...fico triste com estas situações...será que algum dia vamos viver num país com beira e eira?....eu faço a minha parte para que este país seja melhor. CIDADANIA é a palavra correcta.

    ResponderEliminar
  8. A Camara Municipal de Lisboa tem um vereador responsável pelos cemitérios da cidade que por sinal também é dos espaços verdes.
    Pelos vistos quer uns quer outros estão votados ao mais completo abandono.
    Como o seu deve ser entregue a seu dono, o responsável autarquico por tal bandalheira tem nome: José Paixão Moreira Sá Fernandes

    ResponderEliminar
  9. Isto não é bonito de se ver.
    Na minha opinião devia ser mais barato a incineração e acabar-se com os cemitérios (ou quase). A morte é um grande negócio desde o principio até ao fim e eu prefiro tratar bem as pessoas em vida e não depois.

    ResponderEliminar
  10. A «cidade dos mortos» sofre exactamente dos mesmos problemas que a cidade dos vivos. A única diferença é que os mortos não podem reclamar. Informo que está em estudo a classificação deste cemitério como IIP. Quanto ao Cemitério dos Prazeres será eventualmente classificado MN. É evidente que estes dois cemitérios (e muitos outros pelo país fora) já deviam estar clasificados desde o séc. passado). Mas estamos em Lisboa, a única capital da UE que ainda não classificou os seus cemitérios históricos.

    ResponderEliminar
  11. Recordo-me de ter visto um programa na tv sobre escultura tumular em Lisboa. Não sei bem,. mas acho que há um armazém cheio de fantásticas obras .
    Alguém sabe de alguma coisa???

    ResponderEliminar
  12. Só sabem dizer mal...

    Deviam publicar fotos das dezenas de jardins que foram recuperados por este executivo, aliás Lisboa está muito mais limpa e ordenada agora ...

    E também fotos das dezenas, melhor centenas, de edifícios reabilitados nas zonas históricas, e dos muitos milhares de pessoas que vieram povoar Lisboa.

    Ingratos... Não merecem quem tanto tem feito pela cidade...

    ResponderEliminar
  13. Já observei estas fotos umas tantas vezes e, suspeito que este ano não irá aparecer um post mais revelador do estado da nossa cidade. Patético, assustador... declínio absoluto! O último que apague a luz...!

    ResponderEliminar
  14. Ver isto que vi naquele local, garanto-vos que doeu... e muito...

    ResponderEliminar
  15. "E também fotos das dezenas, melhor centenas, de edifícios reabilitados nas zonas históricas, e dos muitos milhares de pessoas que vieram povoar Lisboa."

    Vieram assim tantos milhares de pessoas povoar Lisboa? Então são muito mais milhares os que saem, pois o saldo continua negativo cerca de 10 mil pessoas/ano, a maioria jovens. Sintra já ultrapassou Lisboa em nº de habitantes!

    ResponderEliminar
  16. Até parece que a CML não faz mais que a obrigação quando proprietária, de arranjar os seus edificios!!!!!!!! E mesmo assim o que não falta são edificios a cair com a pedra branca que tem escrito "CML".

    ResponderEliminar
  17. HOMOSAPIENS5:28 da tarde

    Uma VERGONHA;
    -Na primeira foto mostra que daqui a pouco tempo o cadáver vai sair e dizer OLA.
    -Na segunda e terceira mostra que o cidadão teve uma enorme chance de não estar por debaixo da derrocada.
    -Na quinta foto mostra que daqui pouco os toxicodependentes, vão abrir os caixões, mandar os corpos fora e depois dormir tranquilos num hotel 3* funébre.
    -E nas duas ultimas mostra que daqui a muito pouco tempo as pessoas vão poder ir fazer um pic-nic, com os filhos ao lado a dizer:
    mamã papã, já tenho um saco cheio de bonitas recordações ósseas para mostrar aos amigos.
    Esses da CML são pessoas vulgares sem educação nenhuma, incompetentes e sem respeito pelos cidadãos.

    ResponderEliminar
  18. HOMOSAPIENS8:43 da tarde

    MORTOS E VIVOS é claro.

    ResponderEliminar
  19. A degradação dos cemiterios de lisboa é propositada e tem como objevtivo dos responsais entregar etes espaços sensiveis ao privado.
    Já á cerca de dez anos o então vereador Rui Godinho tentou entrgar os Cemiterios á exploração das agencias funerarias.
    E as agencias funerarias não se importam nada é mais um negocio para enganar as pessoas que se encontram ensiveis com a morte do seu entre querido.
    sei muito bem o que digo trabalhei 15 anos no cemiterio do Alto São João de 1979 a 1994.

    ResponderEliminar
  20. já ouviram falar em cremagem!

    ResponderEliminar
  21. É horrivel o estado em que está a secção 5 do Cemiterio do Alto de S. João
    em Lisboa. Pedaços de ossos misturados com a terra e com a casca de pinheiro das sepulturas. É um horror entrar naquela secção.
    Onde estão os responsáveis deste cemitério?

    ResponderEliminar