Parece que o bom senso ganhou. Vamos ver. Se for o caso, a cidade de Lisboa fica a dever uma a Miguel Sousa Tavares.
"Acabou a guerra dos contentores. Lisboa vai ter um jardim"
Isto é, naturalmente, apenas um primeiro passo. Aquela zona deve ser utilizada para actividades económicas rentáveis, adequadas ao local e à cidade que queremos ter e na qual queremos viver.
"Acabou a guerra dos contentores. Lisboa vai ter um jardim"
Isto é, naturalmente, apenas um primeiro passo. Aquela zona deve ser utilizada para actividades económicas rentáveis, adequadas ao local e à cidade que queremos ter e na qual queremos viver.
Pois é, Luís ... mas quando a esmola é grande o pobre desconfia. Temo que seja pior a emenda que o soneto. O terminal de cruzeiros deve ficar onde está: Alcântara e Rocha Conde d'Óbidos.
ResponderEliminarA ampliação do terminal de Santa Apolónia, se o projectinho lindo for o mesmo que a APL fez circular por aí, há coisa de 2 anos e aliás fez com que nós organizássemos um debate no ISPA, que contou com a presença de MST, JMJúdice, entre outros. É um projecto tonto, feio, que arrasa com a frente rio numa extensão de 600m, por 8m de altura, com umas 'garras' sobre a antiga Alfândega, compreendendo a construção de um centro comercial, um hotel, impacto visual desde e para Alfama, e um impacto maluco em termos de circulação de autocarros naquela zona já de si tão sensível. A APL só faz asneiras. Fechem-na!
Toda a gente gosta de um jardim, sobretudo quanto é virtual. O poder tem que perceber duas coisas:
ResponderEliminar1. Alcântara não pode ter mais contentores.
2. Alfama não pode ter maior terminal de cruzeiros.
Tudo o mais é agressivo para a cidade.
Simples.
Não andam com atenção.
ResponderEliminarÉ exactamente o mesmo projecto, com uma diferença: o espaço entre a Gare Marítima de Alcântara e o rio ficará com um Jardim.
o Publico refere que é entre Alcânta Terra eo Tejo, o que não pode corresponder à verdade, pois abrange parte de alcântara.
Por outro lado, o enterramento da linha é algo que já estava previsto desde o inicio.
DEpois, não se sabe em que termos o protocolo vai ser feito e ninguem disso que tipo de jardim.
Não se esqueçam que aquilo continua a ser do Porto de Lisboa e que toda a Área foi concessionada por descreto-lei para actividade portuária.
Logo, adivinho que o jardim de que a CML fala, seja a "plantação" de uns jardins portáteis entre a gare marítima de alcântara e o rio, e nada mais.
Há que ler bem o que está escrito e ver as entrelinhas...
Também me pareceu excessiva, a euforia em torno desta notícia; não quero parecer permanentemente do contra mas aguardo para ver o projecto final (sem concursos, nem debates, como aliás é hábito), para um juízo final.
ResponderEliminarConcordo com o Paulo relativamente á massificação da construção em Santa Apolónia:
É preciso ter cuidado com o que se constrói por lá...
Completamente de acordo com Paulo Ferrero, nem mais nem menos, é assim mesmo.
ResponderEliminar"Aquela zona deve ser utilizada para actividades económicas rentáveis"
ResponderEliminarO porto não é rentável?!
Claro que é rentável, e o que vai acontecer é que a partir de agora todas as importações e exportações de Portugal são via porto de Roterdão, com preços acrescidos e estivadores no desemprego!! Que bom, a economia portuguesa vai po ca**lho mas vamos todos ter um jardim pa passear!!!!!!!!!!!!! Portugal é o que é devido à porcaria da população que tem que não quer industria, não quer trabalhar em nada, só quer jardins e esplanadas para gastar o subsidio de desemprego enquanto passa os dias a coçar a micose!!!!
ResponderEliminarÉ mais que claro que os comentarios que por aqui andam é de gente que vive de aparências. Têm vergonha que os turistas vejam contentores e que em Portugal há trabalho no sector secundário. Mas já não é uma vergonha a economia ir pelo cano abaixo mesmo quando em 2013 se acaba os subsidios da UE! Só gente estupida!!!!!!!!!
Referia-me ao jardim. Não me parece uma ocupação muito economicamente racional. O EBIDTA tem sido positivo, mas o passivo é, creio, bastante elevado.
ResponderEliminarXico205: esse argumento já foi desmontado algumas dezenas de vezes, e parece-me um bocado patético. Se vêm de Roterdão, porque não poderão vir de Sines, por exemplo? Ou de Algeciras? Ou de Vigo? Ou de Tânger? Roterdão não é o único terminal de contentores da Europa. A ampliação do TCA não se destinava ao mercado interno, mas sim a alimentar as plataformas logísticas para toda a Península Ibérica.
Ó Xico205, não vês que os estivadores no desemprego poderão andar à esmolinha pelo jardim cheio de turistas ricos?
ResponderEliminarOra bolas! E depois quem é que descarrega os contentores que vêm de Roterdão?
ResponderEliminarLuís Serpa o terminal de Sines não serve, é pequeno. Portugal precisa dum grande terminal para abastecer a Peninsula Ibérica, só assim é rentavel. Mini portos existem em Sines, em Leixões em vigo, Tanger, etc...
ResponderEliminarA maioria das empresas de camionagem não gostam de levar camiões para Marrocos. Só chatices, tem que ser tudo revisto, muita burocracia, exigem subornos, e corre-se o risco de lá meterem droga ou imigrantes ilegais e o motorista vai preso e o veículo é apreendido e nunca mais sai de Marrocos. Há quem o faça de propósito para ficar com os camiões que interessam!
Já fui a Marrocos de autocarro e foram quase 4 horas para passar a fronteira! O preço do visto é o que o guarda quiser!
Lisboa é o unico porto com capacidade Ibérica.
Se Lisboa fosse espanhola, francesa, inglesa, etc, o porto de Lisboa era o maior do Mundo! Mas como os portugueses só pensam em lazer em vez de pensarem em trabalho, Portugal não sai da cepa torta!
Filipe, a esmola é uma boa opção!
Filipe tu és o filipe que já cá tem aparecido dos transportes?
Luis Serpa disse...
ResponderEliminarOra bolas! E depois quem é que descarrega os contentores que vêm de Roterdão?
Os camiões vindos da Holanda vão entregar o contentor directamente ao cliente, não vão para Alcântara!!! Quem o descarrega é o mesmo que já o descarrega agora quando o camião sai de Alcântara e chega ao cliente algures na Europa. Já vi camiões espanhois, italianos, franceses, suiços, austriacos, hungaros, checos,etc, em Alcântara à espera de carga.
Orta bolas! Lá me esquecia eu outra vez. Um camião que vem da Holanda demora, obviamente, menos tempo a chegar a Lisboa do que um que vem de Tânger e demora quatro horas na fronteira. E como cada cliente só compra um contentor, cada camião vai directamente para casa do cliente, pois claro.
ResponderEliminarSines: e não se pode ampliá-lo[s}?
Isto dito: caro Paulo et al., reconheço que não nos devemos deixar levar pela emoção e há que continuar atento. Mas penso, apesar de tudo, que isto é uma boa notícia: significa que há alguém na CML que já se convenceu de que a ampliação do TCA lhe fará perder votos.
ResponderEliminarO que me parece ser um excelente ponto de partida.
Já expliquei os contras de Marrocos se não quer perceber não perceba...
ResponderEliminarMas se o camião fosse seu ou se fosse o motorista de certeza que preferia ir à Holanda que ir a Marrocos apesar de Marrocos ser mais perto. Por alguma razão as cargas para Marrocos, Argelia e Mauritania são muito mais bem pagas que para a Europa e mesmo assim muitos se recusam a fazê-las!
ó luis
ResponderEliminaré tão bom por e dispor do dinheiro que não é seu....
era tao lindo mandar amplir o porto de sines e depois deslocar para lá os trabalçhadores necessários
comos e fosse facil obrigar os trabalhadores a abandonar a grande lisboa para irem para sines
e depois transportar os produtos de lisboa, de sines para lisboa.
já chegam com ar do mar alentejano, não é?
Sr. xico205, acha mesmo que o nosso maior terminal estratégico, como diz, se localize a 5 minutos do Terreiro do Paço?
ResponderEliminarE no dia que tiver que crescer mais? vai para onde?
Era apostar forte em Sines, havia estivadores com trabalho,e ao mesmo tempo descentralizávamos, o que só seria benéfico para Portugal, a meu ver.
Que mal tem ficar a 5 minutos do T. do paço? Tem medo que os contentores se fartem de Alcântara e vão a andar até lá?!!!!
ResponderEliminarEssas conversas feitas, ainda por cima ridiculas...
Como já disse notro post sobre o mesmo assunto, actualmente há contentores estacionados em Carnide, Camarate, Vialonga, S. João da Talha, Sta Iria da Azóia, Tojal, etc... por falta de espaço em Alcântara. Acontece que até esses parques de contentores já estão cheio e é preciso ampliar Alcântara.
Descentralizar para Sines?? Precisamente numa das zonas menos povoadas do país, o Sudoeste alentejano! Opá informem-se antes de fazer comentários pateticos... O porto de Sines não pode crescer!
andam todos tapados a liscont faz o que quer em alcantara e nao venham para ca com a lamuria dos estivadores pois ja bastou o que o governo do mario soares delapidou aos cofres da apl para pagar indemenizacoes para novamente virem armarem se em vitimas uma classe de previligiados e os arruaceiros que foram protestar contra o mst na camara prometeu lhes o chairmain da liscont que passavam ao quadro se la fossem dar umas traulitadas mas meses depois disse lhes que nem pensar com esta crise afinal onde estao os porta contentores gigantes um terco do parque da liscont esta as moscas ate d DIREITO A TER UM PORTICO FORA DE COMBATE QUE O SERVICO NAO APERTA O JARDIM JA TEM ASARVORES ENCOMENDADAS E NAO E DIFICIL ADIVINHAR A PROVENIENCIA DA REGIAO DO PAIS DONDE VEM
ResponderEliminarJá sonho pelo parque a beira rio, de chegar lá e meter os meus pesinhos cheios de mícoses no tejo.
ResponderEliminarUm autentico SPA!=D
ResponderEliminarEm resposta à tua pergunta, Xico205, sim sou eu.
ResponderEliminarAbraço.
Ok,) Era so para confirmar, agora sei sempre associar.
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