01/05/2009

Mapa das linhas da Carris para levar no telemóvel

Algo que fiz e que dá um jeitão, uma imagem de 800kB com uma versão comprimidinha do mapa da Carris que há em todos as paragens para levar sempre no bolso. Aqui.

E vale sempre a pena lembrar duas páginas com simuladores para o melhor modo de irmos de X a Y, à hora H, de transportes públicos: Transporlis e Google Transit Lisboa. A segunda é muito mais simples, flexível e rápida, mas apenas conta com o Metro e a Carris. A primeira tem todos os transportes da Área Metropolitana.

7 comentários:

  1. Xico2055:00 p.m.

    Acho que faz bem andar com isto. Eu não preciso porque tenho esse mapa fixado à muitos anos, conheço todas as carreiras de transporte publico de cor e praticamente todas as ruas em Lisboa e algumas da periferia, mas para quem não sabe (o que é normal) acho que faz bem andar com o mapa e divulgá-lo, concerteza será util a muita gente.

    ResponderEliminar
  2. Filipe1:08 a.m.

    Boa, Miguel Carvalho!

    ResponderEliminar
  3. A ideia por trás do transporlis.sapo.pt é sem dúvida boa. Mas tem vários problemas:
    - não é nada fácil de utilizar, tanto que se chega a desistir. Porque não actualizar para algo parecido com o Google Maps ou o mapas.sapo.pt?
    - as pesquisas muito dificilmente retornam o resultado que esperamos.
    - os dados não estão actualizados, por exemplo onde estão os horários do eléctrico 15?
    - faltava um interface compátivel com telemóveis
    - o email de contacto já não existe...

    - O único problema do Google
    Maps Transit é de facto que só contempla Carris e Metro. Quando se contacta outros operadores (CP ou Vimeca) obviamente que não obtemos respostas. Penso que é porque os operadores não entendem a importância de disponibilizar informação aos utentes.

    ResponderEliminar
  4. Xico2051:52 a.m.

    ...no entanto nos sites da CP e Vimeca tem lá toda a informação sobre percursos e horários!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10:36 a.m.

    pena que o mapa seja tão mau.

    as cores confundem-se, não há clara compatibilização com o mapa real da cidade, nem com os restantes transportes públicos.

    Venha a autoridade metropolitana para obrigar todos os transportes a terem mapas dos outros transportes.

    Não se compreende que qualquer uma das empresas transportadoras quer ganhar clientes se não se junta ás restantes

    ResponderEliminar
  6. Xico20511:16 p.m.

    "nem com os restantes transportes publicos"... Ora no mapa vejo assinaladas as zonas onde há estações de metro e ligação a autocarros suburbanos, de medio ou longo curso. Depois é a tal coisa este mapa é util a quem raramente anda de transportes publicos, caso contrário sabe-o de cor. Logo isto é um mapa turistico apenas dos transportes de Lisboa, ali apenas estão referidas as localidades suburbanas que são servidas pela Carris. Como nunca vi um turista no Colegio Militar a apanhar autocarros para Famões nem nenhum na Gare da Oriente a apanhar um autocarro para Unhos, presumo que essa informação não seja relevante. Acho que se contam pelos dedos quem tenha ficado prejudicado por essa falta de informação.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo4:18 p.m.

    No mapa dos autocarros ainda nao tem o novo Hospital CUF Tejo, ainda só assinala o velho Hospital CUF Infante Santo...

    ResponderEliminar