In Público (9/6/2009)
«O trânsito na Avenida da Ribeira das Naus reabriu na madrugada de hoje, anunciou a Câmara de Lisboa, depois de um encerramento de quatro meses motivado por várias obras.
A diferença é que as cinco vias de rodagem da Ribeira das Naus foram transformadas em duas, uma em cada sentido, reservadas apenas a automóveis. Os transportes pesados passam a circular pela Rua da Alfândega e pela Rua do Arsenal, ficando esta última vedada à circulação de carros particulares. "Quem vem de nascente, da Expo, através da Av. do Infante D. Henrique e pretende dirigir-se para o Cais do Sodré deverá seguir em frente; quem vem da Expo através da Av. do Infante D. Henrique e pretende ir para o Martim Moniz terá de virar à direita no Campo das Cebolas, entrar à esquerda na Rua da Alfândega e virar à direita para a Rua da Madalena", explica a Câmara de Lisboa em comunicado.
Iniciadas há perto de quatro meses, a 16 de Fevereiro, as obras destinaram-se à consolidação do torreão poente do Terreiro do Paço, à construção de um colector de águas pluviais também naquele local e a substituição de uma conduta de abastecimento de água. O relatório da discussão pública do novo modelo de circulação rodoviária para esta zona da cidade recomenda ponderação relativamente a eventuais consequências perversas da sua aplicação, tal como o aumento de tráfego na Rua da Conceição.
O documento recomenda igualmente uma reavaliação do esquema de circulação para as encostas do Chiado e do Castelo, uma vez que este eixo ficou mais sobrecarregado de automóveis, o que fez por exemplo aumentar os tempos de percurso do eléctrico 28. "O tráfego ainda se está a adaptar ao conceito de condicionar o acesso em transporte individual da Baixa ao eixo ribeirinho", indica o comunicado da autarquia, citado pela agência Lusa, que aponta um acréscimo de utentes nos transportes públicos motivado pelas alterações de trânsito na Baixa. »
Com as alterações de transito nesta zona, o troço final da Rua dos Fanqueiros que a liga á Rua da Alfandega, fundamental para quem se dirigia para Oriente a partir da Baixa, foi interditado aos particulares.
ResponderEliminarTal fecho, para além dos transtornos aos automobilistas, provocava engarrafamentos escusados nas vias envolventes e situações caricatas como o transito que devia escoar facilmente pela Rua dos Fanqueiros acabar por desaguar um pouco mais á frente, no Campo das Cebolas, através de um by-pass chamado Arco das Portas do Mar (uma travessa no interior do quarteirão), em conflito com o mesmo trânsito e ainda as obras da Casa dos Bicos.
Ora o trânsito particular foi desde ontem desviado da Rua da Alfandega, ficando esta praticamente deserta no troço entre o Campo das Cebolas e o Terreiro do Paço, acabando assim o alegado "conflito".
Venho pois apelar para que rapidamente seja revista esta situação, que tantos prejuízos causa, e diga-se em abono da verdade, nunca se justificou.
Neste blog, infelizmente não lhe vão dar razão à legitima queixa que está a fazer. Aqui os automobilistas são inimigos.
ResponderEliminarTem que reclamar directamente para a divisão de transito da CML.
GAC o seu transtornozinho egoísta leva crianças ao hospital:
ResponderEliminarhttp://cidadanialx.blogspot.com/2009/06/urgencias-enchem-se-de-criancas-com.html
Já pensou que o eixo Campo das Cebolas - TP - Rua do Arsenal é mesmo para ficar sem carros e exclusivo a Transportes Públicos?
Bruxo! Está a ver GAC como a resposta não tardou em vir?=D
ResponderEliminarAcho muito bem.
ResponderEliminarQue tirem os carros da cidade. Somos das cidades europeias mais poluidoras.
FINALMENTE, EM PORTUGAL, SE CUMPRE O PRAZO DE UMA OBRA!
É assimm mesmo. Que voltem os burros e os cavalos. Antigamente é que era bom! No meu tempo não havia poucas vergonhas!
ResponderEliminarNem sei o que estou a fazer na net, no meu tempo não havia disto!
Independentemente de algumas das patetices acima, não tenho dúvidas que a situação será reposta na totalidade da Rua dos Fanqueiros. Bem como em todas as outras situações contra natura.
ResponderEliminarNeste, ou no próximo mandato..
Concordo GAC
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