Um túnel nas Amoreiras estava justificado quando se pretendia apenas passar sob a Artilharia I. Prolongá-lo até ao Marquês foi inútil e foi caro. Foi um disparate . Sem suporte técnico nem justificação urbanística no próprio PDM.
Prolongar este erro é inqualificável. Por absurdo poderiamos ir prolongando até fechar o círculo. Teríamos assim uma obra perfeitamente inédita: o túnel circular!
Mas será o assunto tão difícil? Nunca ninguém pensou antes nele? Até parece. Mas não.
No PDM anterior esteve planeado o prolongamento da Av. da Liberdade, sob o Parque Eduardo VII, na direcção da zona Norte (Benfica, Buraca, etc), que era então, e é, a única saída da cidade sem ligação directa ao centro. Com base em que induzia mais trânsito para o centro, este projecto foi abandonado. Talvez erradamente, quanto a mim. Ficaram assim mais sobrecarregadas as outras saídas como as Amoreiras e a Av. República, dando a ilusão ao leigo que a solução era local.
Mas não, a solução técnica correcta está mais longe, é diversificada e está mais que estudada. Consiste em evitar que passe por lá tráfego, quando aí não é o seu destino. Mas com alternativas, e não como se pretende agora com o Terreiro do Paço, sem elas.
E as alternativas são: a melhoria das circulares, nomeadamente a CRIL; resolução de alguns nós desadequados como a Praça de Espanha; criação de parques de estacionamento dissuasores e gratuitos ou com direito aos transportes públicos, nas entradas da cidade. Mas principalmente pôr a funcionar uma AM de Transportes, numa Região institucionalizada e com os municipios e sem a tutela maioritária do poder central. (Veja-se o disparate do Metro sacudir a Câmara...) Porém, acima de tudo, ter uma visão de serviço público deste problema e rejeitar liminarmente qualquer óptica mercantilista.
Faz pena como se estuda, se perde tempo, se fazem seminários, se gasta dinheiro, suor e talento, parecendo que as questões ficam minimamente arrumadas e, passados alguns anos, aparecem estes iluminados que ninguém viu antes em lado nenhum, que nunca deram uma opinião sobre nada e sem bases, decidem. E decidem mal. E impunemente. E revesam-se no cargo, mandato após mandato.
Até quando estará o Lisboeta condenado á mediocridade? A andar em círculo? Ás escuras?
Peço desculpa pela linguagem, mas alguém que diz que o túnel do marquês é inútil, mesmo depois de ver as óbvias vantagens do túnel no descongestionamento de uma zona anteriormente impossível, só pode ser um cretino.
ResponderEliminarAo Anónimo das 12:24
ResponderEliminarO que diz é certamente correcto. Mais, se o túnel fosse prolongado até à porta do seu trabalho e daí para o Colombo, passando pelo estádio sería perfeito. Se a maioria dos bairros de ruas estreitas de Lisboa fossem arrasados e e dessem lugar a condomínios fechados com segurança, parques de estacionamento e ligados aos tuneis, Colombo e estádio, através de vias rápidas, então seria o cúmulo da fluidez. O pior são os frustrados que não podem ter um carro bom e por isso odiam a quem o têm. É só inveja. Que porcaría de país, se fosse os EUA, não seria nada disto...
"Mas principalmente pôr a funcionar uma AM de Transportes, numa Região institucionalizada e com os municipios e sem a tutela maioritária do poder central. (Veja-se o disparate do Metro sacudir a Câmara...)"
ResponderEliminarA AMT foi nomeada Há duas semanas.
Quanto à CML ser sacudida do metro vá ver o decreto-lei que aprova os estatutos do metro.
Não falem sem saber do que falam.
Bem...
ResponderEliminarEu não gosto do Santana Lopes, n me dou com o ar dele de querer ser pop star. Mas...
Devo admitir que o Túnel tem dado um jeito do caraças!!
E tem dado a muita outra gente também. Como vão contrariar esses factos?
Essas cenas, por bem ou por mal, ganham eleições. Agora eu sei que talvez seja só um curativo a um corte profundo. Mas fica bonito e resolve o problema pra já.
Acho muito bonito tirar o trânsito de Lisboa para fora.
MAs pra isso é preciso mais conveniência em termos de transportes públicos. Infelizmente não é a câmara que controla tais transportes públicos.
É uma questão de mobilidade. Querem tirar os carros da capital? Dêem alternativas ao pessoal PRIMEIRO! Não é corta primeiro e dps olha, "eles que se amanhem".
Assim tão a melhorar a qualidade de vida de quem?
"eles que se amanhem".
ResponderEliminar