21/08/2009

Quando chega o próximo autocarro?

É sempre bom recordar que em Lisboa é muito fácil saber quando chegam os próximos autocarros a uma certa paragem. Basta enviar um e-mail para sms@carris.pt com o código da paragem no título, ou um sms para o 3599 (0,30€) com o mesmo código, e em segundos obtém-se a resposta.

Os códigos podem ser descobertos no topo da página da Carris (código de paragem) ou neste ficheiro. Por exemplo, o código no Rossio para os autocarros que vão para o Norte da cidade, o código é C 00901.

Mais informação aqui.

12 comentários:

  1. Embora o tempo que a carris dá como resposta, seja calculado através de tabelas de horários dos autocarros e duração média de percursos.
    Se houver um dia anormal com muito trânsito, o tempo apresentado estará errado.
    Só o sistema dos painés amarelos (com antenas) é que me parece mais fiável...

    ResponderEliminar
  2. Bem... parecia-me mais prático e conveniente para o utente que os placards da Carris instalados pela cidade fossem (muito) mais fiáveis...

    ResponderEliminar
  3. Um bom novo serviço, boa notícia.
    Experimentei e a resposta chegou rapidamente, gratuitamente e com informação muito útil e clara.
    Serve para quem mora/trabalha perto da paragem - para consultar no PC antes de partir para a paragem, e para alguns mais que tenham acesso móvel ao email, mas é melhor que nada.

    O serviço por sms que já existia era muito bem pensado, mas tinha o grande defeito do preço excessivo. Não é razoável uma pessoa pagar metade do custo da viagem (ou muito mais, no caso de ter passe) para saber que afinal o autocarro já está a chegar ou, pior, que o autocarro não chega em tempo útil e mais vale desistir e ir de outra forma.

    Já agora: nunca percebi a opção dos feios indicadores amarelos junto a algumas paragens.
    Grandes, logo difíceis de instalar em muitos sítios; pouco estéticos; pouco práticos porque obrigam as pessoas a sair da paragem para os consultar. Porque não um indicador mais simples, instalado dentro da paragem, com impacto mínimo?

    ResponderEliminar
  4. ao contrário do que a Rosa Félix disse o sistema não tem por base os valores tabelados teoricamente para as horas de chegada à paragem, mas sim o tempo real. Ou seja, o tempo é calculado a partir da posição em que o autocarro está no momento em que é enviada a mensagem.

    Porém, se de facto o autocarro ficar parado por algum acidente, então o sistema poderá ser falível...

    de qualquer modo é uma solução útil para evitar desperdiçar tempo nas paragens.

    ResponderEliminar
  5. fartei-me de usar esse sistema quando era grátis (fase de implementação) e os tempos que apresentavam eram os tabelados, talvez coincidência, por isso pensei que fossem assim calculados. Recentemente nunca usei.

    Sim, é sem dúvida uma boa solução :)

    Sabes se os "valores" apresentados no Google Transit também seguem este método, ou são tabelados?

    ResponderEliminar
  6. Utente da Carris4:05 da tarde

    Agora, com o horário de Verão, o próximo autocarro chega frequentemente daqui a 20 ou mesmo 25 minutos.

    Que se lixem os sms.

    ResponderEliminar
  7. parabens a carris por este serviço. Não sabia que se podia pedir informação por e-mail fiquei a saber pelo vosso blog testei para saber como era e fiquei Impressionado menos de uns segundos recebi a informação com o tempo de espera. isto é muito bom pode - se planear a viagem com tempo, e não falhou quando vou a janela lá vai o autocarro na hora planeada.
    acho que a carris esta uma empresa moderna com autocarros boms e com sistemas modernos parabens a esta admistração tem feito um bom trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Horário de Agosto quer o utente dizer.

    Pode ser mais de 20 a 25, nestes dias tambem há transito e incendios, e ruas cortadas por rebentamento de condutas, etc... Pode acontecer ficarem todos presos num obstaculo e de lá não sairem.

    ResponderEliminar
  9. Muito prático sem dúvida! E a Carris também fornece as secretárias para colocar os computadores, nas paragens?
    Antigamente havia uns papéis, a que se chamava horários, que faziam as mesmas vezes e eram mais fáceis de transportar. Agora com os bacocos informáticos temos a mesma informação, mas por muito mais dinheiro.
    Não, amigos, isto não é um serviço público. É apenas "uma oportunidade de negócio".
    Serviço público seria não estarmos preocupados com o horário, pois significava que haveria os suficientes transportes e a horas.

    ResponderEliminar
  10. como utilizador diário da carris isto parce-me bastante .... tolo.
    servirá a um ou outro tipo hiper-organizadinho que plabe«neia as viagens de autocarro como quem faz exceusões à grécia. enfim, não deverá ter custos significativos para a empresa porqur decerto que a plataforma informática é a mesma´
    bom bom seria que a informaçºao sms não fosse interrompida e fosse mais fiável (e que deveria ser igual à dos postes amarelos)

    ResponderEliminar
  11. uma boa noticia a carris vai criar uma carreira nova a Carreira 780 – Saldanha/ Benfica
    Nova Carreira Tipo Expresso da CARRIS – O Caminho mais rápido entre 2 pontos.
    Início a 31 de Agosto de 2009 e alteração da 781 passa a funcionar aos fins de semana e feriados.

    ResponderEliminar
  12. A informação no sms e no email vem do sistema de observação por GPS da frota, ou seja são os tempos reais, e não os teóricos dos horários.

    ResponderEliminar