Em Geneve (Suiça), as ruas onde estão situadas escolas são organizadas com elevadas preocupações com a segurança rodóviária de crianças e respectivos familiares. Começa pela entrada da rua onde imediatamente é accionada a "zona 30" com respectiva sinalização limitadora de velocidade. Em vários pontos da rua existe uma pintura especial no pavimento que evita, em caso de travagem brusca, que o veículo derrape. As passadeiras têm uma cor diferente. Não existem carros estacionados em cima do passeio (nem nesta rua, nem em qualquer outra). A segunda fotografia mostra, junto à entrada da escola, um pequeno "s" que a via faz, suficiente para obrigar os veículos a abrandar ainda mais. Esta preocupações básicas, e nada dispendiosas, deviam ser aplicadas em Portugal.
Traffic calming! houve que me lembre uma palestra na antiga FIL sobre isso lá para 1998 ou coisa parecida...Ingleses cá e ntudo, imensa gente...definitivamente somos lentos a ganhar bons hábitos.
ResponderEliminarAs coisas não se fazem de raiz depois é o cabo dos trabalhos para fazer uma simples ciclovia.
Não estou a ver por que diabo isso devia ser aplicado em Portugal. Pois se a Suíça nem sequer faz parte da UE...
ResponderEliminarNão está a ver provavelmente porque não tem filhos. Nem sentido de qualidade de vida. O que tem o tema a ver com a UE ?
ResponderEliminarEm primeiro não se diz Geneve, mas sim Genebra, falando em bom português ;-).
ResponderEliminarSegundo, este hábito não existe só na Suiça, mas sim em várias cidades europeias. Basta abrir o olho.
Terceiro, acho que estes métodos deveriam ser aplicados também aqui, mas bom, deve ser melhor gastar não sei quantos milhões por cartazes de partidos, espalhados um pouco por todo o lado e sítio do país, que dar segurança as nossas crianças, infelizmente.
Lá que há pessoas sem o mínimo sentido de humor, há...
ResponderEliminarE também não se diz "segurança rodóviária"...
ResponderEliminarNão será Génova? Os nomes de cidades suiças são muito similares...
ResponderEliminarGénova é em Itália caro anónimo das 4:17AM.
ResponderEliminarRealmente não existem carros estacionados nos passeios, mas porque será que lá estão os pilaretes ?
ResponderEliminarE aquele STOP no pavimento, alguém percebe qual a sua utilidade?
ResponderEliminarO STOP serve para o ciclistas pararem. Está numa ciclovia.
ResponderEliminarO STOP está na ciclovia.
ResponderEliminarPois claro, o STOP está numa ciclovia por onde circulam ciclistas que vêm no sentido contrário ao do Mercedes! Está-se mesmo a ver!
ResponderEliminarO STOP está na ciclovia. Conheço a rua.
ResponderEliminarSalvo melhor opinião, não parece fazer sentido uma rua com um sentido ter ciclovia com dois sentidos.
ResponderEliminarMas eles é que sabem.
A Segurança (ou Insegurança) rodoviária não é a mesma em Portugal e na Suiça. Advém dai, não verem problema algum em ter uma ciclovia com 2 sentidos numa rua com um sentido. Em Portugal, até temos medo de meter bicicletas ao pé de automóveis.
ResponderEliminarA Segurança (ou Insegurança) rodoviária não é a mesma em Portugal e na Suiça. Advém dai, não verem problema algum em ter uma ciclovia com 2 sentidos numa rua com um sentido. Em Portugal, até temos medo de meter bicicletas ao pé de automóveis.
ResponderEliminarA Segurança (ou Insegurança) rodoviária não é a mesma em Portugal e na Suiça. Advém dai, não verem problema algum em ter uma ciclovia com 2 sentidos numa rua com um sentido. Em Portugal, até temos medo de meter bicicletas ao pé de automóveis.
ResponderEliminarE em Portugal os automobilistas têm pavor das bicicletas, principalmente quando dois ciclistas se colocam a par na converseta. E eu respeito-os mas fujo deles como o diabo da cruz.
ResponderEliminarEntão ninguém quer comentar a razão porque esta rua se encontra completamente bordejada por pilaretes?
ResponderEliminarJá agora agradecia a informação.
Tal como o sucesso de um aluno está baseado em 3 pilares (pais, escola e aluno), a organização do espaço público também está. Neste caso, cidadãos, Policia e politicos. E não há organização de qualidade sem o comprometimento destas 3 entidades. Os politicos com vontade e sabedoria para fazer um bom trabalho. A Policia com vontade e liberdade para fazer cumprir a lei. Os cidadãos com educação para cumprir a lei. Nesta foto temos seguramente as 3. A maioria dos cidadãos não arrisca estacionar mal um automóvel, porque sabe que a policia actua. E os politicos mantêm o espaço público limpo e organizado. No caso dos pilaretes, todos sabemos que em todos os paises há pessoas que não cumprem a lei. Mas para esses, em paises como a Suiça, existe uma Policia que actua e politicos que organizam. Um exemplo: Enquanto que em Portugal para andarmos em Auto-estradas pagas temos de passar por cancelas onde é registado o pagamento ( e isto não nos difere muito dos animais), na Suiça não existem portagens e todas as Auto-estradas são pagas. Como ? Quem deseja andar na Auto-estrada paga todos os anos uma taxa e recebe um selo que coloca no carro. Esse pagamento permite-lhe andar nas Auto-estradas em todo o pais as vezes que quiser e pela distância que quiser. Totalmente diferente.
ResponderEliminarE que raio de moderação de comentários existe aqui que deixa passar três vezes o mesmo mas, de lápis azul, chumba quem acha um convite ao acidente e um disparate perfeito que numa via de um só sentido haja uma ciclovia com dois sentidos?
ResponderEliminarO comentário acima é tipico de um "capite censi". Sempre defendi que se fosse possível a melhor forma de melhorar a qualidade de vida em Portugal seria possibilitar que todos os "capite censi" passassem 15 dias num pais como a Suiça. Não sendo possivel, temos de ler comentários ignorantes.
ResponderEliminar