28/08/2009

A Rua de uma Escola em Geneve




Em Geneve (Suiça), as ruas onde estão situadas escolas são organizadas com elevadas preocupações com a segurança rodóviária de crianças e respectivos familiares. Começa pela entrada da rua onde imediatamente é accionada a "zona 30" com respectiva sinalização limitadora de velocidade. Em vários pontos da rua existe uma pintura especial no pavimento que evita, em caso de travagem brusca, que o veículo derrape. As passadeiras têm uma cor diferente. Não existem carros estacionados em cima do passeio (nem nesta rua, nem em qualquer outra). A segunda fotografia mostra, junto à entrada da escola, um pequeno "s" que a via faz, suficiente para obrigar os veículos a abrandar ainda mais. Esta preocupações básicas, e nada dispendiosas, deviam ser aplicadas em Portugal.

23 comentários:

  1. Traffic calming! houve que me lembre uma palestra na antiga FIL sobre isso lá para 1998 ou coisa parecida...Ingleses cá e ntudo, imensa gente...definitivamente somos lentos a ganhar bons hábitos.
    As coisas não se fazem de raiz depois é o cabo dos trabalhos para fazer uma simples ciclovia.

    ResponderEliminar
  2. Não estou a ver por que diabo isso devia ser aplicado em Portugal. Pois se a Suíça nem sequer faz parte da UE...

    ResponderEliminar
  3. Não está a ver provavelmente porque não tem filhos. Nem sentido de qualidade de vida. O que tem o tema a ver com a UE ?

    ResponderEliminar
  4. HOMOSAPIENS5:40 da tarde

    Em primeiro não se diz Geneve, mas sim Genebra, falando em bom português ;-).

    Segundo, este hábito não existe só na Suiça, mas sim em várias cidades europeias. Basta abrir o olho.

    Terceiro, acho que estes métodos deveriam ser aplicados também aqui, mas bom, deve ser melhor gastar não sei quantos milhões por cartazes de partidos, espalhados um pouco por todo o lado e sítio do país, que dar segurança as nossas crianças, infelizmente.

    ResponderEliminar
  5. Lá que há pessoas sem o mínimo sentido de humor, há...

    ResponderEliminar
  6. E também não se diz "segurança rodóviária"...

    ResponderEliminar
  7. Não será Génova? Os nomes de cidades suiças são muito similares...

    ResponderEliminar
  8. Génova é em Itália caro anónimo das 4:17AM.

    ResponderEliminar
  9. Realmente não existem carros estacionados nos passeios, mas porque será que lá estão os pilaretes ?

    ResponderEliminar
  10. E aquele STOP no pavimento, alguém percebe qual a sua utilidade?

    ResponderEliminar
  11. O STOP serve para o ciclistas pararem. Está numa ciclovia.

    ResponderEliminar
  12. O STOP está na ciclovia.

    ResponderEliminar
  13. Pois claro, o STOP está numa ciclovia por onde circulam ciclistas que vêm no sentido contrário ao do Mercedes! Está-se mesmo a ver!

    ResponderEliminar
  14. O STOP está na ciclovia. Conheço a rua.

    ResponderEliminar
  15. Salvo melhor opinião, não parece fazer sentido uma rua com um sentido ter ciclovia com dois sentidos.

    Mas eles é que sabem.

    ResponderEliminar
  16. A Segurança (ou Insegurança) rodoviária não é a mesma em Portugal e na Suiça. Advém dai, não verem problema algum em ter uma ciclovia com 2 sentidos numa rua com um sentido. Em Portugal, até temos medo de meter bicicletas ao pé de automóveis.

    ResponderEliminar
  17. A Segurança (ou Insegurança) rodoviária não é a mesma em Portugal e na Suiça. Advém dai, não verem problema algum em ter uma ciclovia com 2 sentidos numa rua com um sentido. Em Portugal, até temos medo de meter bicicletas ao pé de automóveis.

    ResponderEliminar
  18. A Segurança (ou Insegurança) rodoviária não é a mesma em Portugal e na Suiça. Advém dai, não verem problema algum em ter uma ciclovia com 2 sentidos numa rua com um sentido. Em Portugal, até temos medo de meter bicicletas ao pé de automóveis.

    ResponderEliminar
  19. E em Portugal os automobilistas têm pavor das bicicletas, principalmente quando dois ciclistas se colocam a par na converseta. E eu respeito-os mas fujo deles como o diabo da cruz.

    ResponderEliminar
  20. Então ninguém quer comentar a razão porque esta rua se encontra completamente bordejada por pilaretes?
    Já agora agradecia a informação.

    ResponderEliminar
  21. Tal como o sucesso de um aluno está baseado em 3 pilares (pais, escola e aluno), a organização do espaço público também está. Neste caso, cidadãos, Policia e politicos. E não há organização de qualidade sem o comprometimento destas 3 entidades. Os politicos com vontade e sabedoria para fazer um bom trabalho. A Policia com vontade e liberdade para fazer cumprir a lei. Os cidadãos com educação para cumprir a lei. Nesta foto temos seguramente as 3. A maioria dos cidadãos não arrisca estacionar mal um automóvel, porque sabe que a policia actua. E os politicos mantêm o espaço público limpo e organizado. No caso dos pilaretes, todos sabemos que em todos os paises há pessoas que não cumprem a lei. Mas para esses, em paises como a Suiça, existe uma Policia que actua e politicos que organizam. Um exemplo: Enquanto que em Portugal para andarmos em Auto-estradas pagas temos de passar por cancelas onde é registado o pagamento ( e isto não nos difere muito dos animais), na Suiça não existem portagens e todas as Auto-estradas são pagas. Como ? Quem deseja andar na Auto-estrada paga todos os anos uma taxa e recebe um selo que coloca no carro. Esse pagamento permite-lhe andar nas Auto-estradas em todo o pais as vezes que quiser e pela distância que quiser. Totalmente diferente.

    ResponderEliminar
  22. E que raio de moderação de comentários existe aqui que deixa passar três vezes o mesmo mas, de lápis azul, chumba quem acha um convite ao acidente e um disparate perfeito que numa via de um só sentido haja uma ciclovia com dois sentidos?

    ResponderEliminar
  23. O comentário acima é tipico de um "capite censi". Sempre defendi que se fosse possível a melhor forma de melhorar a qualidade de vida em Portugal seria possibilitar que todos os "capite censi" passassem 15 dias num pais como a Suiça. Não sendo possivel, temos de ler comentários ignorantes.

    ResponderEliminar