25/09/2009

"Cassiano Branco uma Obra para o Futuro", da autoria da Câmara Municipal de Lisboa – Pelouro da Cultura, Dezembro de 1991.




Avenida Santos Dumont, 76 (Cassiano Branco, 1934)
.
Será mesmo para o futuro....C.M.L. ?

5 comentários:

  1. Anónimo10:30 p.m.

    uma obra é mais do que o estilo ou a forma. uma obra é também a qualidade da construção e esta obviamente esteve ausente neste caso. não há justificação para o edifício estar neste estado ao fim de menos de 100 anos a não ser pela falta de qualidade da construção, o que aliás é patente na armadura da varanda na imagem. o arquitecto talvez fosse bom mas o construtor foi um trolha. em casos como este não se perde nada em mandar abaixo e contruir de novo.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. HOMOSAPIENS3:11 p.m.

    Um dia destes ainda vai haver alguém que vai levar com um bocado de betão em cima da cabeça, e depois, quem vai ser o culpado.É que em Portugal esperasse que aconteça um desastre para depois ir arremediar, enfim...

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. Sem manutenção periódica não há "obra de qualidade" que resista.
    Mas, neste caso, parece-me que foi exactamente uma "manutenção" desastrosa que para além de alterar o desenho de origem das varandas, lhes veio trazer problemas de retenção de águas (?)
    Repare-se que, os "anéis" originais das varandas foram outrora tapadas por uma espessa camada de reboco.

    ResponderEliminar
  5. Xico2056:03 p.m.

    Se até os edificios publicos vão caindo aos bocado quanto mais os privados. Uma vez na escola caiu-me um bocado de betão no ombro. A escola tambem já tinha os ferros à mostra e iam caindo bocados.

    A Escola era a Padre Antonio Vieira.

    ResponderEliminar