28/10/2009

Como (e quando) acabar com isto?







Bairro Azul – Património da Cidade

Caixas, Cabos e Fios Pendurados…

Como acabar com isto?


Fotos: AAS

15 comentários:

  1. Património da cidade ou não, os cabos surjem e inestéticas caixas surjem por todos os lados. Agora andam a pejar o bairro dos actores destas coisas! Socorro!

    ResponderEliminar
  2. Realmente, esta coisa dos cabos pendurados nas fachadas é coisa digna de país terceiro mundista... nunca vi nada disto em cidades europeias excepto nas nossas.
    Será que as pessoas não pensam que o aspecto exterior do edifício onde vivem também é um valor a manter e que contribui directamente para o valor do imóvel que possuem?

    ResponderEliminar
  3. como acabar com isto?

    olha, emigrar, para um pais desenvolvido.

    ResponderEliminar
  4. Boa questão. vamos ao centro Histórico de Sintra, património da Humanidade e é a mesma coisa!
    Para que servem as juntas de freguesia? ou será d competência da Camara?

    ResponderEliminar
  5. Vivo em Londres num bairro classificado do lado este (o lado pobre) da cidade. O meu senhorio tentou pôr grades amovíveis na cave(!) por questões de segurança e o pedido foi recusado. Duas ruas abaixo da minha há um quarteirão de habitação social (vários prédios de 3 andares em tijolo com jardins entre eles e à volta)e não se vê grades, nem fios, nem lixo...
    O que é que se passa com a nossa Lisboa?

    ResponderEliminar
  6. Isto é questão das meo e zons, donos dos prédios não são pedidos nem achados... Vergonha...

    ResponderEliminar
  7. Ai - a - Tola5:13 da tarde

    Há três anos comprei um apartamento em Lisboa num prédio dos anos 30 que havia sido renovado, se bem que algumas obras ainda estavam a decorrer. O apartamento foi ao encontro do que eram as minhas necessidades da altura. Contudo nada pude obstar contra as janelas em alumínio que foram colocadas, o pavimento da entrada do prédio que foi substituído por mosaico(!), os azulejos que foram substituídos por outros a imitar antigos (!!) e, entre outras preciosidades, o antigo proprietário do prédio havia tido a oportunidade de enterrar toda a cablagem mas decidiu não o fazer(!!!). Para não gastar todos os pontos de exclamação permitidos por comentário sugiro que a CML intime os condomínios, as empresas de telecomunicações e demais interessados a fazer as necessárias obras de enterramento das cablagens porque a eles é que lhe cabe fazê-lo.
    Ainda esta semana começou uma azáfama de colocação de cablagem pelas fachadas pela minha zona com os resultados que todos conhecem.

    ResponderEliminar
  8. À conta destes cabos uma vez à muitos anos entrou um rato na casa da minha visinha do 2º andar que tinha a janela aberta. Havia um cabo a ligar o meu predio ao do outro lado da rua que estava abandonado. LOL

    ResponderEliminar
  9. É assim por todo o País. A EDP a PT, todos, até em Monumentos nacionais e bairros históricos. Em minha casa ,há pouco tempo, a EDP colocou um que passa tão perto da janela que quase dá para estender a roupa. Perante a minha resistência e dos do meus vizinhos, fomos ameaçados de corte de luz e foi-nos dito que seriamos responsáveis pelo corte a toda a nossa rua, isto entre outras ameaças bem menos simpáticas.. A EDP dos lucros milionários, dos prémios ambientais e dos monopólios funciona assim. Portugal é a fiolandia.

    ResponderEliminar
  10. sugiro que se comece por perguntar ao construtor do edifício Santa Catarina na Calcada do Combro como conseguiu renovar o mesmo sem o desfigurar sem os cabos exteriores. é o único edifício que me serve de exemplo. o edifício é grande, é bonito, e não tem um único cabo. será que foi só uma questão de custo, ao qual não olharam?

    ResponderEliminar
  11. Ao anónimo da 7:08pm, provavelmente mandou-os enterrar. E à sua custa. Digo eu. À frente de onde moram fizeram o mesmo. No meu já me apeteceu pegar numa catana e cortá-los todos...

    ResponderEliminar
  12. HOMOSAPIENS3:35 da tarde

    Isto está mesmo muito mal e não só na capital.

    Esta falta de profissionalismo, de bom gosto e de cidadania reina em todo o país.

    Ora aqui vai um exemplo:

    Lembro-me de ter ido a Vila Viçosa(Alentejo) e de me ter encontrado, numa vila que quer fazer parte do pátrimonio da UNESCO( e que bem o merece), mas que tem uma floresta de fios de electricidade e antenas por tudo o que é canto no centro histórico.

    Acho isso visualmente horrível e que infelizmente não é um caso único, e que merecia particular atenção dos nossos governantes.

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  13. O Rio de Janeiro é património mundial e o que não falta são fios aéreos.

    ResponderEliminar
  14. HOMOSAPIENS1:49 da tarde

    Xico, o Rio de Janeiro não faz parte da lista do patrímonio mundial pela UNESCO.
    Faz sim aqui os seguintes centros históricos:

    -Ouro Preto

    -Olinda

    -Brasilia

    -São Luis

    -Diamantina

    -Goiás

    -Salvador da Bahia

    Nunca estive nestes centros históricos, mas se fazem parte do património da humanidade de certeza que não devem ter fios a vista( pelo menos nos seus centros classificados). Agora se existe excepções, é claramente mau.

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  15. Desses sitios já estive em Olinda e digo-lhe que é um cheiro a urina na rua, aliado a calor humido, que torna o ar irrespirável.

    ResponderEliminar