21/10/2009

PORTUGAL NO SEU MELHOR

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras.
Esta foto do parque de estacionamento de um hotel de 5 estrelas em Lisboa foi tirada hoje (21/10), às 14 hs.
O toldo que podem ver à esquerda na foto é de um conhecido restaurante de luxo.
Diz bem da nossa capacidade para (não) vivermos em sociedade. Felizmente esta imagem não retrata nenhuma situação crítica ... mas ainda assim é muito má ...

9 comentários:

  1. Epá, eu conheço essa imagem...

    Estive hoje a aprecia-la, trabalho nesse edifício. Estivemos a contar os carros que eram necessários retirar para "destacionar" os do fundo...

    Rui Sousa

    ResponderEliminar
  2. Tenho que pôr aqui umas fotos do parque da rodoviaria em Caneças para ver o que é estacionamento a serio. Veiculos de 12 e 18,75m estacionados de marcha atras a poucos centimentos de distancia à noite sem luz e tudo controlado com espelhos. Isso sim é arte.

    Esta imagem do parque do hotel é para meninos. Qualquer um sabe fazer isso.

    ResponderEliminar
  3. Ai - a - Tola10:28 da manhã

    Caro Xico205,

    o que pensa sobre essa situação? Não o ofende este facto aqui relatado e aquele que nos descreve em Caneças?

    ResponderEliminar
  4. Situações normais.Quando o espaço é pouco há que apertar.

    Nas rent-a-car do aeroporto acontece a mesma coisa. Se quem tirou estas fotos não tem lá o carro não tem que se preocupar.

    ResponderEliminar
  5. Caro Xico 205,
    Quem tirou a foto não tinha lá o carro. E numa primeira análise, certamente o que se verificou no parque em questão, só terá causado transtornos aos que criaram essa situação.
    É um parque privado e, por isso, não configura uma situação de abuso de espaço público.
    O que quis demonstrar com esta foto foi o facto de que, aparentemente, nenhuma das pessoas que foi chegando de carro (falamos de bons carros e talvez de pessoas com algum estatuto económico e social) se ter preocupado com uma utilização racional ou ordenada do espaço de modo a não prejudicar terceiros.
    Nesta foto, podemos ver por exemplo, um porsche (preto) parado em frente à cancela de acesso (e asseguro que é o único) que delimita uma zona desse parque.
    Meia dúzia de carros estacionados sobre um passeio que nada mais é do que a zona de entrada do hotel e do dito restaurante de luxo.
    7 carros totalmente bloqueados e as zonas de circulação do parque ocupadas com veículos estacionados.
    Isto é o que acontece quando deixamos as pessoas entregues ao seu (eventual) bom senso ou à ausência dele.
    Se é matéria específica para este blog? provavelmente não, mas ajuda a explicar algumas coisas que por ai acontecem.
    Fique bem

    ResponderEliminar
  6. HOMOSAPIENS1:31 da manhã

    Eu chamo a isto um SUDOKU português,LOOOOOL. Mas ainda há melhores do que este :).

    ResponderEliminar
  7. mas se é um hotel e restaurante de luxo não será daqueles onde existe um empregado a quem se dá a chave do carro e vai-se almoçar descansado?

    Convém é avisar 30 minutos antes de sair...

    ResponderEliminar
  8. Ai - a - Tola2:17 da tarde

    Pois é caro Xico205,

    confirmou o que eu pressentia, isto é, que a situação deste parque privativo e aquelas de que faz referência têm pouco efeito em si. De facto a sua indiferença e o tom jocoso com que nos presenteia outras situações idênticas denotam que, na realidade, o ser ilegal, contrário à ordem pública e desrespeitoso para os demais - peões e automobilistas - tem pouca importância quando o contra-argumento é: não há lugar para estacionar, fazer o quê?!
    Qual é a sua opinião se alguém bloquear o seu carro no preciso momento em que necessita de sair com a máxima urgência, se alguém entrar em sua casa à força porque não tem onde dormir, se alguém o furtar porque não tem o suficiente para as compras do dia, se alguém tapar a sua janela ao estacionar uma carrinha alta em cima do passeio, se o fizer pisar em dejetos de cão porque é uma maçada apanhá-los com um saco de plástico, entre outras pérolas de falta de civismo? É que estas situações são tão ilegais como aquelas que descreve. Todas elas poderão ser praticadas,com o argumento que não há outra alternativa - leia-se, não há outra alternativa tão cómoda. Se o argumento é não há alternativa tão barata ou cómoda, porque discutir cidadania e civismo?

    ResponderEliminar
  9. Na verdade este estacionamento não é privado, mas sim publico. Qualquer um pode aceder e estacionar.

    O parque privado, encontra-se à direita, e pode-se ver que está muito mais "livre". Curiosamente está bloqueado pelo porsche.

    ResponderEliminar