18/10/2009

Primeiro portal de queixas da Câmara de Lisboa com deficiências de funcionamento

In Público (18/10/2009)
Por Ana Henriques

«Às dificuldades de navegação sentidas por parte dos utilizadores junta-se a necessidade de instalação de software. Sistema inspirou-se em projecto inglês de sucesso


Lançado há semana e meia, o primeiro portal da Câmara de Lisboa destinado a receber queixas sobre problemas recorrentes da cidade, como buracos nas ruas ou falta de iluminação, tem deficiências de funcionamento que dificultam a sua utilização.

Inspirado num projecto inglês de sucesso, o Fix My Street (ver caixa), o sistema lisboeta sofre de problemas que poderão, pelo menos em parte, ter origem na sua incompatibilidade com algunsbrowsers, como o Internet Explorer 6 - uma questão com que os serviços camarários se depararam logo de início e que julgavam já ter resolvido.

O peso da aplicação e a demora na ligação às bases de dados fazem com que, nalguns casos, navegar em Na Minha Rua (http://naminharua.cm-lisboa.pt/) se torne de uma lentidão exasperante. Existem também casos de utilizadores que, depois de acederem ao sistema - que tem como base um mapa da cidade -, não conseguem escrever nos campos reservados à queixa e à identificação do queixoso. E há ainda quem tenha registado a sua reclamação sem qualquer espécie de problema.

Em qualquer dos casos, usar o Na Minha Rua obriga a ter ou a instalar um programa informático, o Microsoft Silverlight 3, o que resulta em mais uma barreira a ultrapassar. A versão portuguesa do Fix My Street acaba por revelar-se bem mais complicada que o sistema original inglês, neste momento já acessível também a partir dos telemóveis.

Pins de várias cores

O director municipal responsável pelo ambiente urbano da cidade, Ângelo Mesquita, diz que ignorava que o sistema continuava com problemas, uma vez que não recebeu quaisquer reclamações nesse sentido. E apresenta como prova do seu bom funcionamento as 161 queixas registadas nos primeiros dez dias. "Vamos estar atentos e procurar melhorar" as deficiências, promete de qualquer forma.

De acordo com os dados recolhidos pelos serviços camarários, no topo das ocorrências reportadas no Na Minha Rua surgem,ex aequo, os pedidos de reparação de passeios e lancis e de faixas de rodagem. Imediatamente a seguir aparecem as questões relacionadas com a limpeza da via pública. A iluminação pública, os contentores e o mobiliário urbano - como os bancos de jardim, por exemplo - são outros motivos de queixa. Cada vez que alguém consegue registar uma ocorrência há um alfinete colorido que passa a assinalar no mapa o local onde se regista o problema. Opin é vermelho, amarelo ou verde consoante o problema está "em análise", "em resolução" ou foi já "resolvido".

"Um dos problemas que tínhamos até aqui era saber o que se estava a passar na cidade em tempo real. Com este sistema já é possível", observa o director municipal. O Na Minha Rua entrou em funcionamento a 7 de Outubro e insere-se no Simplis, o programa de simplificação administrativa em curso na Câmara de Lisboa.»

5 comentários:

  1. o maior reparos que tenho a acrescentar são: a) a impossibilidade de ver as ocorrências que já foram submetidas para além do número (se quiser registar uma ocorrência e já existir um pino na zona como posso saber que se refere àquilo que quero registar?), e b) a necessidade de ser preciso preencher sempre os campos de identificação do utente (porque não guardar a informação num cookie para preenchimento automático aquando de múltiplos registos?)

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  2. nada que não se esperasse. ha sempre problemas nos sistemas novos. mais uns meses e isso fica bom

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  3. Luis Oliveira12:47 da manhã

    Parabéns por decidirem monitorizar estas iniciativas. De facto, não basta criar (e publicitar a criação) formas de reporte de situações na cidade com base em meios informáticos. É necessário que estes funcionem, para a generalidade dos equipamentos usados pelos munícipes.
    Já tentei, por mais de uma vez, utilizar o acesso e a mensagem tem sido sempre a seguinte: "Não foi possível satisfazer o seu pedido! Por favor tente outra vez."
    A CML perde credibilidade com estas disfuncionalidades.

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  4. "Primeiro portal" de queixas da CML...
    Não é verdade , o primeiro foi uma linha telefónica ,nos anos 80, que, por queixas minhas ainda tapou alguns buracos na minha rua.
    Mas foi sol de pouca dura,sendo que este ainda o é de menos...as queixas das queixas,já são mais.
    Lisboa só funcionará quando os lisboetas funcionarem, não há "portais" que lhe valham .

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  5. boa ideia, pouca eficiencia, mesmo com o software descarregado não funciona em pleno. eu não pude fazer a queixa que queria

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