A Circular Regional Interna de Lisboa só ficará concluída no início do próximo ano, revelou, ontem, quarta-feira, Mário Lino, ministro das Obras Públicas e Transportes, durante a inauguração da A16, via que vai ligar a CREL à A5.
Apesar de já estarem alguns troços em funcionamento, o sublanço da CRIL, entre a Pontinha e a Buraca, "ainda estará por abrir no final do ano, ficando apenas por resolver o problema do túnel de Benfica, que tem problemas relacionados com a preservação do Aqueduto das Águas Livres", adiantou Mário Lino. A conclusão da via projectada há mais de 40 anos chegou a estar prevista para este ano.
"Em Novembro de 2006, o Governo anunciou os seus grandes projectos para resolver os problemas da área metropolitana de Lisboa", adiantou o ministro. Para além da construção da A16, inaugurada ontem e aberta ao público esta madrugada, que vai ligar a A5 à CREL (Circular Regional Externa de Lisboa), o ministro falou ainda da conclusão do Eixo Norte/Sul, do alargamento do IC19 até Sintra, como obra feita, ficando apenas por concluir a CRIL. Projectos que, no entender do primeiro- -ministro, José Sócrates, presente também na inauguração, eram "fundamentais" para "melhorar a qualidade de vida da população", mas também "dinamizar a economia regional". Sócrates salientou ainda que "a área metropolitana de Lisboa estava a ficar para trás", em relação a outras áreas metropolitanas. "Não se compreendia que um país moderno não investisse na área metropolitana. E não são admissíveis problemas como os engarrafamentos do IC19", acrescentou. Como futuro investimento para a região, o primeiro-ministro anunciou que "a terceira travessia do Tejo é fundamental para que a economia regional possa prosperar".
Ontem, à meia-noite, a A16 abriu oficialmente ao trânsito. Embora obrigue ao pagamento de portagens, os autarcas de Sintra de Cascais, por onde passa a nova auto-estrada, mostraram-se satisfeitos com a obra. Quer Fernando Seara, presidente da Câmara de Sintra, quer António Capucho, presidente de Cascais, adiantaram que o ideal seria não ser paga, mas admitiram que foi a única forma de a concretizar.
In JN
Portanto o alargamento do IC19 não só melhora a qualidade de vida como é fundamental para isso! Mas não é só, também é fundamental para "dinamizar a economia regional"! Então a "economia regional" deve estar a florescer porque Lisboa é nada mais nada menos que a zona da UE a 27 com mais alta densidade de auto-estradas e vias rápidas!
Mas espera aí, então a área metropolitana de Lisboa apesar de ter a mais alta densidade de AE's e vias rápidas está a "ficar para trás"? Deve ser engano com certeza!
Pronto, o IC19 era essencial, agora é que a região se vai desenvolver! Não espera, afinal vai ser só depois das TTT, pouca sorte mas já faltou mais, de certeza que depois é que vai ser!
E agora temos a A16, bom bom era que fosse de graça mas não se pode ter tudo! Afinal acaba por ser má vontade da parte de resto do país, não querer pagar as portagens a quem conduz na A16, um bocadinho de solidariedade para com esta zona deprimida não custava nada!
portanto, o melhor para sintra, o segundo concelho mais populoso do país e quase a ultrapassar lisboa (segundo os dados do INE2008), era ter apenas o IC19....
ResponderEliminarpois....
se investissem tanto dinheiro nos transportes publicos como investem em estradas ...
ResponderEliminarUI..UI
ResponderEliminarREALMENTE A 3ª TRAVESSIA SOBRE O TEJO VAI ABRIR NOVOS HORIZONTES A ECONOMIA DA AREA METROPILITANA, QUE É UMA COISA DOIDA! Bem, realmente vai abrir, mas sçao oportunidades aos arredores, abirir oportunidades às pessoas que vivem na periferia que podem chegar a Lisboa em 10 min. vivendo numa casa muito mais barata nos arredores.
Só é pena que vá destruir e descaracterizar toda a encosta em que vai incidir, e que transforme auns quantos miradouros em terraços fantasticos com vista para uma auto-estrada.
Ao menos já cortararm as pernas às pessoas que atravessavam a cidade pela Av. Ribeira das Naus e, que por isso, nao estavam de acordo com a redução das faixas de rodagem.
Pena que o Governo não siga as pisadas de Costa.
O processo de Des-Ordenamento do Território tem aqui a sua maior melhor caricatura: como se construiu á ganância e sem ordem, em Sintra,agora há carros a mais,logo alarga-se o IC19; como isto não resultou(os carros não diminuiram!),então liga-se o IC19 á A5,através da A16(Sintra-Cascais,que por acaso é da Mota-Engil e por acaso tem portagens...);como em Cascais se construiu á ganância e sem ordem, e a A5 já está cheia,vai ficar mais engarrafada com os "despejos" do IC19 que vão "sobrar" para Cascais ; depois alarga-se a A5,talvez para o ano (talvez pela Mota-Engil) e como isso não vai diminuir os carros , faz-se uma nova ponte para a outra banda(uma 4ª) e assim por diante...
ResponderEliminarSócrates e o verdadeiro "engenheiro" tratam-nos como se fossemos parolos...
O ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO está na lei desde os anos 80 !
Que tristeza nem se falar nisso, nem governo ,nem partidos,nada !
Encosta?!!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarA TTT vai entrar em Lisboa em Xabregas seguindo para o Vale de Chelas. Os mais prejudicados vão ser os agricultores que vão ficar sem as hortas. Nos miradouros não se vai ver auto-estrada nenhuma. Só se considerar o Cemitèrio do Alto de São João um miradouro!
Bom Post!
ResponderEliminarAgora já se consegue ir de Cascais a Sintra de carro em cerca de 10-15min. Perguntas ao Sr. Ministro:
1) De autocarro, quanto tempo demora o mesmo transporte? E qual a periodicidade?
2)Já agora, quanto custa um bilhete?
3) E onde se apanha o autocarro?
Ele não sabe. E não interessa. O que interessa é que de carro são 10 minutos.
de autocarro e de outro transporte publico qualquer.
ResponderEliminarir da Linha de Sintra para a linha de CAscais é missao impossivel.
o SATU que iria fazer a ligacao Oeiras-Cacem , servindo de eixo entre as duas linhas e ainda 2 polos empresariais está parado.
a CP tem ligacao entre a linha de Sintra e cascais (Via alcantra-terra/mar) mas é quase impossivel fazer esse percurso
incrivel como de carro ha imensas opcoes entre Linha.Sintra->Linha Cascais (E continuam a aparecer mais) e de transportes publicos nao ha uma unica opcao valida
A Vimeca e a Scotturb tambem dão imensas ligações entre as duas linhas. Umas via Estoril, outras via Albarraque, outras via Tires, outras via Queluz de Baixo, outras via Queijas, outras via Carnaxide, outras via Talaíde, outras via Barcarena e Tercena, outras via Tagus Park/São Marcos, outras via o raio que o parta, afinal mais uma vez cá vem parar a bela da posta de pescada apenas por vir! Por isso é que os comentadores deste blog são o que são...
ResponderEliminar