Parece que o Campo Grande vai ser, finalmente, objecto de atenção por parte da CML. Daí eu deixar aqui a minha sugestão para uma intervenção de fundo no nosso "Parque de Retiro", o nosso "Hyde Park":
Sendo, como é, o principal problema do Campo Grande a segurança (leia-se roubos, prostituição e vandalismo continuado) e não tanto os equipamentos, o desenho do jardim, muito menos o estado fitossanitário das árvores ou a ciclovia que desemboca nos carros; parece-me que, qual ovo de Colombo, o ideal para já seria ... colocar-se uma vedação em toda a extensão das duas metades do jardim, com os necessários portões (quiçá imitando os do séc. XIX da gravura acima), claro, nos locais em que o desenho do jardim o exige.
Colocada a vedação, e respectivos guardas do parque, passar-se-ia a uma 2ª fase, a da recuperação/reutilização (conforme os casos) dos equipamentos existentes, e claramente deficitários, quer em termos estéticos quer funcionais, desde as casas dos guardas ao café-esplanada do lago e ao inenarrável Caleidoscópio, à imunda passagem subterrânea, etc.
Aguardemos, pois ...
"Aguardemos, pois ..."
ResponderEliminarPor mais abate de arvores?
A colocação de vedações seria um erro gravíssimo! Cria a sensação de espaço fechado e insegurança.
ResponderEliminarAi as vedações é que trazem insegurança, é? Vá a Londres, a Paris, a Madrid, a Bruxelas. Vá.
ResponderEliminarSe estivéssemos no século XVIII ou XIX a ideia até não seria má.
ResponderEliminarJá agora, porque não fazemos uma nova muralha fernandina? Aposto que nós, lisboetas, iríamos estar muito mais seguros.
Já agora, não é preciso ir a Londres ou a Bruxelas para encontrar espaços verdes vedados. Também existem em Lisboa. Já lá foi? Vá.
ResponderEliminaro problema do campo grande é as duas vias rápidas que o cercam, deviam ser tranformadas em avenidas, e deviam haver inúmeras passagens áreas suavizadas como um prolongamento do jardim para as lateriais aproveitando os espaços da biblioteca nacional, fcul, avenida da igreja
ResponderEliminarTambem acho que a vedação só iria piorar o sentimento de insegurança. Quem se aventuraria a entrar? E se tivesse em perigo lá dentro, quem socorraria? Ninguem!
ResponderEliminarOs jardins são para estar abertos à cidade. Já não chega a porcaria que fizeram ao Parque da Bela Vista com o Rock in Rio!!!!! Diga-se que aquelas vedações de obras provisorias são lindas!!!
Ah, mas isso é em Chelas, maneira que não tem interesse para este blog (não é considerado Lisboa)!!!!!!
Xico 205, não tenho pachorra para si.
ResponderEliminarMas olha que o Xico 205 tem razão desta vez. As vedações nos jardins são típicas do Séx XIX e tinham a mesma função que em Chelas: impedir que os pobres incomodassem a burguesia que passeava lá dentro. Até o Passeio Público tinha. Não faz sentido hoje em dia.
ResponderEliminarAnónimo das 3:09 TEM TODA A RAZÃO.
ResponderEliminarÉ engraçado, mas realmente não me lembro do ultimo post sobre a freguesia do Beato!
Deve ser por isso mesmo... não e Lisboa
Acredito que quando a corrente é tendenciosa, quem vai contra ela não seja bem-vindo.
ResponderEliminarFreguesias de Lisboa que ou não são referencia aqui, ou o são por maus motivos e no sentido depreciativo:
ResponderEliminarSta. Maria dos Olivais, Marvila, Beato, Alto do Pina, S. João, Ameixoeira, Charneca e Lumiar. Alcantara e Ajuda tambem não costumam aparecer a não ser sobre o porto de Lisboa para o caso de Alcântara.
São tão Lisboa como as restantes freguesias.
mas o que é que estes 3 últimos comentários têm a ver com o post - que fala do jardim de Campo Grande?
ResponderEliminarÉ mesmo para só para chatear...
xico205chato, se quer um post sobre Chelas ou outras zonas, escreva um sobre um tema que lhe interesse e envie para o mail do Cidadania Lx - à semelhança do que eu e muitos outros já fizeram, tendo sido publicados.
pronto, voltemos à discussão...
(ah, e nada de começar outra vez com as teorias da conspiração e a alegar que ninguém gosta de si e de marvila)
rec disse...
ResponderEliminarmas o que é que estes 3 últimos comentários têm a ver com o post - que fala do jardim de Campo Grande?
Provavelmente o mesmo que esta resposta:
Paulo Ferrero disse...
Xico 205, não tenho pachorra para si.
3:09 PM
!!!!!!!
rec-iletrado eu respondi que os jardins são para estar abertos à cidade e não murados e disse que não queria o Campo Grande murado. Dei o exemplo do Parque da Bela Vista que esteve sempre aberto à cidade até ao ano de 2004 em que puseram umas chapas metalicas a vedar, iguais ás das obras, e aonde hoje lá estão!!! Chapas essas que estão constantemente a sair dos encaixes por estarem numa zona alta esposta à Nortada e que batem umas das outras fazendo um barulho incomodativo a um dos bairros mais calmos de toda a Lisboa!!!
ResponderEliminarFicou horrivel o Parque da Bela Vista assim fechado. Antes estava muito melhor. Qualquer pessoa que conheça este que é o segundo maior parque urbano de Lisboa sabe que é assim.
Assim já compreende?