A celebrar 50 anos e com os planos de expansão da rede a avançar, o Metropolitano de Lisboa quer melhorar agora a «relação com o cliente e a cidade», apostando na comunicação e na afirmação da marca.
Em declarações à Lusa, o presidente da empresa, Joaquim Reis, afirmou que a estratégia de gestão do sistema se irá manter, na sequência da linha de «crescimento» seguida ao longo do primeiro meio século, mas admitiu que é necessário reforçar o esforço de maior ligação com o público feito nos últimos três ou quatro anos. «As pessoas muitas vezes não têm a noção exacta do que fazemos, muitas vezes o papel do Metro não é reconhecido, portanto a relação com o cliente e a cidade tem de ser melhorada», defendeu.
O responsável lembrou que o Metropolitano de Lisboa foi responsável, por exemplo, por requalificações em espaços públicos dos Restauradores, no Cais do Sodré ou no Marquês de Pombal na sequência das suas obras, uma «ligação» a Lisboa que considera ser «frequentemente estranhada e desconhecida».
A empresa pública pretende, por isso, «comunicar melhor», sobretudo através da comunicação social, e fazer com que os cidadãos olhem para o metro não só como um sistema de transporte, mas também com uma empresa com marca. «Os transportes vendem um produto, portanto têm de fazer campanha publicitária. Já temos feito algumas, mas é preciso começar a fazer mais para que marca e serviço sejam um comum a nível de branding», explicou Joaquim Reis.
Segundo o representante, mantém-se para 2011 a abertura das ligações ao Aeroporto de Lisboa e à Reboleira (Amadora), que constituem os próximos «grandes passos» do Metropolitano.
A última obra de maior dimensão foi a extensão da Linha Vermelha até ao Saldanha e São Sebastião, em Agosto, da qual Joaquim Reis faz um balanço muito positivo. «Provocou uma nova procura, novos passageiros. O Metro estava a perder 1,5 por cento de passageiros e agora perdemos 0,5 por cento», adiantou.
In DDClaramente o Metro precisa de melhorar a relação com o cliente, há 50 anos distribuía manuais do mirone onde explicava tudo sobre as obras e planos do metro. Hoje em dia o Metro conta com um site completamente estático praticamente sem actualizações e no qual não figuram sequer todas as obras em curso. E não me parece que perder menos clientes depois de aumentar a rede possa ser classificado como "balanço muito positivo"
Requalificação de espaço público no Marquês de Pombal, por exemplo? É que não estou mesmo a ver. O que lá de relevante (no melhor e no pior sentido) se passou ultimamente deveu-se ao túnel...
ResponderEliminarrealmente a comunicação actual do metro é ridicula.
ResponderEliminaro site está desactualizado, ha obras em execução que nem aparecem la (reboleira), e nao actualizam os estudos que andam a ser feitos.
e realmente "perder menos" quando a rede cresce, e cada vez ha mais gente a procurar alternativas ao automovel devido aos combustiveis não pode ser suficiente.
Algo de grave se passa com o metropolitano. Aumenta a sua rede e o número de passageiros continua a ser inferior. Com este novo prolongamento, tanto a CP como a Carris supostamente deveriam perder clientes. Na CP prevê-se que tal aconteça (e ainda é bastante significativo este número), no entanto a Carris prevê ter mais passageiros no final do corrente exercício.
ResponderEliminaro metro ainda não percebeu que não é ao ter estações monumento que vai ter mais clientes. Se o metro tiver mais estações a abranger mais áreas, assim talvez recupere passageiros.
ResponderEliminarÉ lamentável que só em 2011 se esteja a prever a abertura de uma estação para o aeroporto da Portela.
ResponderEliminarLuís Alexandre
E para se chegar do centro de Lisboa ao SAeroporto, ates vai-se passear à ponta de Lisboa! Antes os autocarros da Carris.
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