25/01/2010

Vá trabalhar de transportes públicos porque há quem leve os seus filhos à escola

In Público (25/1/2010)

Por Inês Boaventura

«Iniciativa inovadora da Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa começa em Fevereiro e pretende facilitar a vida às famílias e aliviar o trânsito dentro da capital

Deixe o seu carro estacionado num parque da Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL), entregue o seu filho aos cuidados de uma empresa especializada que o transportará até à escola e utilize o metro ou o autocarro para chegar ao emprego. É esta a ideia do Bus"ina, um serviço que estará disponível em Fevereiro e que pode ser contratado pontualmente ou mensalmente, com um valor a partir dos 115 euros.

O objectivo deste serviço integrado, fruto de uma parceria entre a EMEL e a Easy Bus, é contribuir para a diminuição das deslocações de automóveis dentro da cidade e fomentar o uso dos transportes públicos, dando em simultâneo aos pais a garantia de que os seus filhos são conduzidos em segurança até às escolas. A iniciativa só abrange estabelecimentos escolares, privados ou públicos, no concelho de Lisboa e não impõe qualquer limite de idade aos alunos.

O presidente do conselho de administração da EMEL acredita que o Bus"ina vai levar a um aumento do número utilizadores nos seus parques de estacionamento, mas garante que "essa não é a vantagem principal". Segundo António Júlio de Almeida, na base da criação deste serviço está a filosofia de que esta não é apenas uma empresa de estacionamento, mas sim "de mobilidade", preocupada com a oferta de produtos que contribuam para tirar carros da cidade, facilitando ao mesmo tempo a vida das pessoas.

"É uma mais-valia social, uma resposta a uma necessidade de mobilidade", frisa a presidente executiva da Easy Bus, Leonor Gonçalves, que acredita que este serviço vai permitir "democratizar o transporte personalizado". Isto porque pelo menos durante o ano de 2010 vai vigorar um "preço promocional" que, segundo a mesma responsável, é inferior à mensalidade normal de um serviço deste género - que costuma ter por base os 150 euros, diz Leonor Gonçalves.

O Bus"ina pode ser contratado por valores mensais entre os 115 e os 140 euros, para uma viagem diária entre o parque de estacionamento e a escola, ou entre os 135 e os 160, para duas. Os interessados podem experimentar o serviço gratuitamente ou solicitá-lo a título pontual por 15 euros.

"É um preço competitivo. Vamos conseguir ter um produto acessível", garante António Júlio de Almeida, lembrando que só uma avença mensal num parque de estacionamento da EMEL pode custar "80 a cem euros" ou mais ainda se for no centro da cidade. No caso do Bus"ina, os utilizadores podem optar entre nove parques "próximos da entrada da cidade e de transportes públicos" e escolhidos pela EMEL: Areeiro, Álvaro Pais, Biblioteca Nacional, Casal Vistoso, Colégio Militar, Campo Grande, Combatentes, Sete Rios e Universidades. Em todos eles haverá uma área específica para a tomada e largada das crianças.

Também parceiros nesta iniciativa são a Bébé Confort, que fornece os sistemas de retenção para transportar os mais novos, e a Volkswagen, marca das carrinhas de transporte a gás natural que vão ser utilizadas.

A presidente executiva da Easy Bus destaca que se trata de um serviço "personalizado" e que "não tem horários fixos", adaptando-se às necessidades de cada cliente, abstendo-se de adiantar qual a sua expectativa em relação ao número de aderentes por se tratar de "um serviço inovador".»

4 comentários:

  1. a ideia é boa, o serviço faz falta e tem procura mas os preços não parecem competitivos. são competitivos com a competição, não com a alternativa de levar o carro para o centro...

    há três anos precisei de um serviço assim mas não consegui encontrar pois todas as empresas que contactei estavam lotadas. acabei por ser eu a levar o garoto à escola e estacionar depois na praça da figueira por 164 euros mês.

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  2. é uma boa iniciativa, mas nao sei se pelo preço os papás vao deixar o popó para andar de metro

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  3. conselhos não faltam aqui para levar à ruína dos leitores

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  4. Mais uma negociata entre a EMEL e a Easybus!! Mas com estes preços tambem não deve ter grande adesão. Por metade do preço pagam a um taxista um serviço fixo obviamente não declarado.

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