In Público (23/2/2010)
Por Ana Henriques
«Se está interessado em provar as especialidades de alguns dos mais conceituados chefs portugueses a preços de saldo não perca tempo e reserve já mesa num dos 44 restaurantes que participam na Restaurant Week, a semana em que, por 20 ou 25 euros, pode saborear um mundo de sabores, do pato com champanhe ao souflé de alfarroba.
A iniciativa, que começa hoje e termina a 6 de Março, em Lisboa, tem origem numa ideia de democratização da alta cozinha que nasceu há 16 anos em Nova Iorque e se foi espalhando a outras cidades mundo fora. Lisboa e Porto já vão para a terceira edição, enquanto Loulé se prepara para a estreia em 2010 (ver caixa).
Os 20 ou 25 euros dão direito a entrada, prato principal, sobremesa e café, não incluindo bebidas.
O Eleven e o Olivier, duas das mais concorridas casas nas edições anteriores, continuam a ratear o acesso dos convivas aos seus menus, já que estão entre os restaurantes que só aceitam reservar parte do estabelecimento para estas refeições a preços reduzido. "Serão uns oito os restaurantes a ter este tipo de restrição", explica José Borralho, um dos organizadores desta semana gastronómica de luxo low cost. "Compreendemos a decisão e temos de a aceitar, dados os encargos fixos destes estabelecimentos". Já outro dos locais onde tudo o que aparece no prato é de comer e chorar por mais, o Faz Figura, reservou todas as suas mesas para a Restaurant Week. Embora a iniciativa esteja sediada em Lisboa, há restaurantes dos arrabaldes a participar nela.
Chefiado por um discípulo de Ferran Adriá - o chef catalão venerado por meio mundo -, o Arola, na Quinta da Penha Longa, em Sintra, é um deles. Já a Tasca da Esquina, de Victor Sobral, não faz parte dos restaurantes convidados, por, segundo o mesmo organizador, os seus preços não serem suficientemente altos para justificarem o desconto.
Um euro de cada refeição vendida reverte para a solidariedade social. As ementas de 25 euros incluem peixe de gama alta ou marisco.»
Da primeira vez que isto foi organizado, tentei (através do site que vinha indicado no anúncio) efectuar uma reserva logo que tive conhecimento e em três ou quatro restaurantes que escolhi já não havia vagas FOSSE QUAL FOSSE O DIA DA SEMANA!
ResponderEliminarDesta vez nem sequer tentarei, porque isto é muito parecido com publicidade enganosa.
Deve ser só bimbalhada no restaurante. Quem quer um restaurante exclusivo e alternativo não vai lá durante um festival.
ResponderEliminarMas como isto é um país de tesos com a mania que são finos...!
Obrigado pela informação. Liguei logo de manhã e arranjei mesa para 2 para amanhã no Panorama do Sheraton.
ResponderEliminara tasca da esquina do sobral não faz falta nenhuma, é um esbuste de comida pretensiosa e .... fraquinha, fraquinha. os preços ficam caros nessas condições
ResponderEliminar