Chegado por e-mail:
Exmos.Senhores,
Agradecemos desde já o facto de terem publicado as informações que vos enviamos.
Consideramos que o serviço ético, público e de cidadania que é prestado pelo vosso Blog, tem-se verificado como uma importante fonte de transmissão e conhecimento de informação sobre tudo o que de relevante se passa na nossa tão Amada Cidade de Lisboa. Desde já agradeço todo o vosso trabalho.
Segue em Anexo o "take" da Lusa sobre a Requalificação do Jardim de Santa Clara anunciada publicamente pelo Vereador Sá Fernandes ontem na freguesia da Ameixoeira.
É um Jardim Romântico e emblemático da Cidade de Lisboa.
Ao fim de tantos anos, esperemos que seja desta, mas sempre tendo em conta a preservação da natureza e do património histórico da cidade.
Agradeciamos a publicação para informação dos munícipes.
Sempre Grato
Cumprimentos,
Tiago Gonçalves Pereira
Assessor do Grupo Municipal - CDS/PP
...
«Jardim de Santa Clara requalificado no próximo ano
DESTAK/LUSA | DESTAK@DESTAK.PT
12 | 02 | 2010 11.48H
O jardim de Santa Clara, na freguesia da Ameixoeira, deverá estar requalificado no próximo ano, garantiu o vereador do Ambiente na autarquia de Lisboa, José Sá Fernandes, que se comprometeu com a discussão pública do projeto.
"É possível ter o projeto de execução pronto em Setembro e no próximo ano ter a obra pronta no próximo ano", disse Sá Fernandes, durante a apresentação do estudo prévio da requalificação do jardim, numa sessão de esclarecimento à população feita quinta-feira, na Escola de Gestão.
O estudo prévio, que foi apresentado pelo chefe da divisão de matas da autarquia, João Castro, prevê a instalação de um parque infantil, de um quiosque com esplanada e de uma área dedicada à fruição infantil e juvenil, adequada a bicicletas e patins.
O arquiteto paisagista assegurou que a requalificação naquele jardim romântico não terá nenhuma intervenção "irreversível". "Será uma intervenção o mais minimalista possível", afirmou.
Na sessão de esclarecimento, ouviram-se críticas à colocação "na véspera das eleições" autárquicas de um placard anunciando que o estudo prévio se encontrava em discussão pública.
Bruno Rolo, eleito da CDU na freguesia da Ameixoeira, estranhou que o estudo prévio não tenha sido antecedido por qualquer auscultação à população. "Está-se a ouvir a população quando já há uma serie de ideias pré-concebidas", considerou. Segundo o eleito da CDU, "foi publicado no site da Câmara, a 15 de Setembro, que o estudo prévio estava em discussão pública e na véspera das eleições [dia 11 de Outubro] foi colocado um cartaz a dizer que o estudo estava em discussão pública".
O vereador do Ambiente contrapôs que, independentemente de se poder "discutir o timing" da colocação do placard, o mais importante é que o cartaz apela à discussão pública, da qual deverá resultar "um consenso" para a realização da obra. "Vamos concretizar a obra a partir do momento em que haja um consenso", comprometeu-se.
O jardim da Quinta de Santa Clara ocupa uma área de cerca de um hectare e foi doado à Câmara de Lisboa em 1975. Outra parte do jardim, correspondente à Quinta de Santa Clara, pertence actualmente ao Instituto Superior de Gestão.»
Boas noticias.
ResponderEliminarFace ao que tem acontecido perdi toda a confiança nestas requalificações querem todas dizer o mesmo: descaracterização.
ResponderEliminarDeixem os jardins em paz, por favor!
Não me lembrei desse pormenor. Mas a remodelação de jardins costuma contemplar a renovação de molbiliario urbano que regra geral se encontra degradado.
ResponderEliminarTendo em conta que a Ameixoeira é das freguesias mais esquecidas de Lisboa por ser um bairro periférico, imagino como deve estar esse jardim apesar de não o frequentar desde 1997.