25/03/2010

25 milhões para terminal de cruzeiros

In Jornal de Notícias (25/3/2010)
NUNO MIGUEL ROPIO

«Estrutura em Santa Apolónia pode estar concluída no final de 2013

Com dois pisos e estacionamento subterrâneo, o novo terminal de cruzeiros em Santa Apolónia, Lisboa, terá um custo de 25,5 milhões de euros e poderá estar em funcionamento no final de 2013. Um projecto em tudo diferente do anterior, que tanto celeuma provocou.

Do famigerado estudo de construção que levou a Câmara de Lisboa, em 2007, a contestar as intenções da Administração do Porto de Lisboa (APL), relativamente ao novo terminal de passageiros em Santa Apolónia, desapareceu um edifício de 600 metros de cumprimento em frente ao rio, um hotel com dois pisos, uma área comercial e outra para escritórios.

O que permanece neste novo estudo, estimado em 25,5 milhões de euros e a estar concluído dentro de três anos? Somente um estacionamento subterrâneo, de um piso, com capacidade para 500 veículos. Serão mais de 7700 metros quadrados - bem inferiores aos 20 mil inicialmente pensados -, guiados por um conceito de interligação com Alfama, que manterá o interface com o metropolitano e comboio.

460 mil passageiros

Tudo com um único objectivo: responder ao aumento da procura do porto por cruzeiros. Este ano, tendo em conta o anúncio das escalas, prevêem-se 460 mil passageiros.

Segundo Natércia Cabral, presidente da APL, o equipamento resulta de um acordo com a Câmara Municipal de Lisboa (CML). "Não fazia sentido que a gare tivesse funcionalidades que os passageiros encontrariam na cidade", disse, ao JN, ontem, à margem da apresentação do concurso público de concepção para a elaboração do projecto do terminal, em Santa Apolónia. "A proposta que hoje apresentámos era a única que poderia funcionar", acrescentou, rejeitando comentar as anteriores intenções da APL, que motivaram fortes críticas, desde movimentos cívicos lisboetas a figuras como Miguel Sousa Tavares.

Para o presidente da CML, António Costa, o concurso marca o início "de uma nova era no relacionamento entre" o município e a APL. "O terminal de cruzeiros vai ser uma zona de reabilitação da Baixa e encosta de Alfama", considerou o autarca. »

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In Público, aqui

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Vá lá que o bom senso prevaleceu e aquilo que combatemos em primeira mão (AQUI), foi metido na gaveta.

Mas, pronto, querem gastar à viva força 25,5 M€ numa coisa nova só porque alguém entendeu que deve ser bonito a vista dos paquetes gigantes a cruzarem Alfama, e a vista daqueles para Alfama. Que interessa que já haja 2 terminais de cruzeiros em Alcântara? Contentores oblige. O país é rico.

Ficamos à espera do projecto. Avante!;-)

6 comentários:

  1. Por sinal, eu passo quase todos os dias pela zona de Alcântara e, ultimamente, paquetes é coisa que lá tem havido incomparavelmente menos, ignoro o porquê.

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  2. Porque é inverno! A partir de Maio começam a vir com maior regularidade!

    É só perguntar!

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  3. Está muito enganado.

    Será talvez da crise, do inverno não é.

    É só perguntar-me. Muitas vezes fui ao miradouro junto ao Museu Nacional de Arte Antiga tirar fotos de paquetes atracados ali em frente. Em pleno inverno.

    Tenho as fotos, datadas, neste mesmo computador em que escrevo.

    Agora, passo lá e... nada.

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  4. Consulte as estatisticas no site da APL e verá que não existiu um decréscimo no número de navios de cruzeiro no Porto de Lisboa - os números não mentem!

    Ainda ontem cá esteve o navio COSTA CONCORDIA por onde é que andou que não o viu?

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  5. o que é preciso é gastar dinheiro.É como a pala que está debaixo da ponte.não serve para nada, custou uma fortuna, nunca vi ninguém pedir responsabilidades a quem gastou aquele dinheiro inutilmente

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  6. Afinal falamos de navios de passageiros ou de palas?

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