in "DN"
Apesar da melhoria das condições ambientais do estuário e do avistamento de golfinhos a subir o rio na semana do Carnaval, não é possível garantir que estes mamíferos vão voltar a viver no Tejo.
A bióloga Marina Sequeira explicou à Lusa que "o avistamento de dois animais a subir o Tejo não significa que o rio tenha voltado a ser habitado por golfinhos".
"Os dois golfinhos que foram vistos no estuário eram golfinhos comuns - com características diferentes das dos roazes, os únicos que se fixam numa zona - e vieram apenas atrás de peixe, como é normal acontecer na Primavera.
Também graças ao trabalho que a APL tem tido em reduzir/eliminar os despejos de águas contaminadas no tejo.
ResponderEliminarNão graças ao inexistente trabalho da CML que despeja um terço dos esgotos da cidade directamente no tejo sem qualquer tratamento.
E depois a CML é que gosta do rio!
Pleeese!
O que mais afasta os golfinhos é a poluição sonora.
ResponderEliminarO barulho dos carros a passar na faxa de ferro da Ponte 25 de Abril amplia debaixo de água, além disso é a falta de alimento.
O Tejo já teve muito maior diversidade de especies de peixe do que tem hoje, a pesca de arrasto destruiu muito a biodiversidade. Se os golfinhos no mar apanham robalos, cavalas e safios mais facilmente porque virão ao Tejo, onde a maior probabilidade é só apanharem charrocos e taínhas!
O Sado também é poluído e não faltam golfinhos devido à enorme quantidade de choco que há nesse estuário, o que tambem faz com que o prato tipico de Setubal e Troia seja o choco frito.
Caro comentador idiota. sabe para que serviram as obras do terreiro do paço?
ResponderEliminarEste Xico é mesmo uma maravilha, looooolaaaadaaaa toootaaaalll!!!
ResponderEliminarEste Xico é mesmo uma maravilha, looooolaaaadaaaa toootaaaalll!!!
ResponderEliminarNão é nenhuma piada, é verdade.
ResponderEliminar