Este edifício partiu de um convite que a CML fez em 1945 ao Arq. Cristino da Silva para um «Plano Parcial de Urbanização da zona compreendida entre a Praça dos Restauradores e a Praça D. João da Câmara». O projecto para este novo edifício que a Sociedade Industrial Aliança acabaria por erguer ficou pronto em 1948. Segundo os desenhos do projecto original sempre houve um piso recuado. Mas, conforme se vê nesta foto, o problema é que se acrescenta quase sempre um novo "piso" para as instalações técnicas (ar-condicinado, antenas para telemóveis, etc.). Enquanto a CML não exigir que as coberturas, em particular na Baixa, sejam rigorosamente tratadas também como "fachada" - a 5ª fachada - assistiremos à proliferação de telhados caóticos em toda a zona. Metade do imóvel foi vendido e remodelado para instalação de uma unidade hoteleira de 5 estrelas que vai ser inaugurada muito em breve. Quanto à outra metade do edifício, está no estado em que se vê: a proprietária é a Caixa Geral de Depósitos e o seu arrendatário, os Serviços Sociais do Ministério da Justiça. Mais palavras para quê?
Realmente não sei se ria ou se chore..
ResponderEliminarNo rossio, há uma sitação semelhante. Em frente ao Mac Donalds o chão está limpo, e em frente às lojas ao lado e restante rua, está cheio de pastilhas elásticas daquelas pretas pegadas "ad eternum".
ResponderEliminarEra bem bom que LISBOA (e não apenas aquele edifício) estivesse metade limpa e metade porca.
ResponderEliminarActualmente, deve estar porca a mais de três quartos...
Eu como só tenho andado pelas partes novas, nã noto que esteja porca.
ResponderEliminarA Quinta dos Barros, Quinta do Lambert, Parque Europa, Telheiras, Alta de Lisboa, Quinta da Luz, Bº Padre Cruz, Chelas e o Parque das Nações estão em muito bom estado.
Penso que se tratam de dois prédios distintos e não de duas metades de um mesmo prédio.
ResponderEliminarAcho que isso faz alguma diferença.
Luís Alexandre
Tenho a dizer que odeio este edifício. É um mastodonte pesado que não tem nada a ver com a envolvente. Mas já que está lá, que o limpem. Já foi muito bom termos o Rossio, o teatro e a Gare restaurados...
ResponderEliminar