Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
22/04/2010
Duas perguntas dirigidas às chefias da C.M.L.
Caros Amigos (as)
Como sempre, um factor externo veio impôr disciplina, e assim a visita do Papa veio definir uma "death line" para a conclusão do pavimento do Terreiro do Paço.
Os trabalhos continuam a bom ritmo e pode concluir-se que o resultado final é digno, agora que o bom senso prevaleceu e que os clamores e protestos externos foram ouvidos, neutralizando "cartas de marear", "gatafunhos" e "mikados" nos passeios laterais, "verdetes" e "tartan" na placa central e "plataformas" no Cais das Colunas ... Ficaram-nos os degraus agora aparentemente integrados ... Mas em relação a isto há desde já um aviso a fazer ... Reparem que os degraus já estão enegrecidos pelos rodados das pranchas de "skate" e as arestas fendidas e afectadas.
Tendo em conta o facto de que a obra ainda não está concluida teme-se o pior .... Comparem com a situação na Praça da Figueira que podem avaliar nas fotos seguintes ... daí poder-se-á concluir o que irá acontecer se medidas não forem tomadas.
O seguinte conjunto de duas imagens referem-se à loja à esquina da Praça da Figueira, a antiga Manteigaria "União", que apresenta interessantes interiores intactos ... tendo em conta que se encontra no edifício do futuro Hotel de qualidade que pretendem instalar neste bloco, a pergunta fundamental é ... Será este importante interior preservado e integrado no Hotel ? .... ou vamos ter mais uma história parecida com o Correeiro ?
Saudações de António Sérgio Rosa de Carvalho
Que admirado que fiquei que os palerminhas do skate já andam a estragar:
ResponderEliminarhttp://cidadanialx.blogspot.com/2008/11/soluesdoutras-paragens.html
Se bem que esses degraus não fazem ali falta absolutamente nenhuma...
Palerminhas porquê?!!! Há alternativas para andar de skate, com excepção à Casa Pia de Belem que até é privada!!?
ResponderEliminarMal posso esperar para ver aqueles supérfluos e idiotas degraus no Terreiro do Paço todos escaqueirados.
ResponderEliminarÉ muito, muito bem feito.
solução, podiam por umas placas de metal nas bordas dos degraus aí na praça da figueira. assim os skates já não partiam as pedras e podiam continuar a usá-las. Ou então proibir mas fazer mas skateparks com equipamentos para street, e não só halfpipes
ResponderEliminarXico:
ResponderEliminarHá uma alternativa no Parque das Nações, mesmo ao pé/por baixo da Ponte Vasco da Gama. Um "skate park."
skating is not a crime...
ResponderEliminarmas concordo que skating danifica os degraus. a solução passa por fazer degraus que ou não permitem skating ou resistem ao mesmo.
Skating is not a crime mas estragar equipamentos urbanos é !
ResponderEliminarChiça. Há sempre alguma coisa que está mal. Primeiro é a baixa que está a morrer.
ResponderEliminarDepois chegam os putos com as suas modas (hoje é o skate, amanhã é outra coisa qualquer), que dão vida àquela zona sem prejudicar ninguém e os polícias da moral e bons costumes vêem logo apontar o dedo.
Deixem a cidade viver.
(Acho que não vale a pena postar aqui imagens de outras cidades mundiais onde as pessoas são livres de fazer skate, andar de bicicleta, estarem sentadas no chão e, até, pasme-se, jogar à bola).
Não conhecendo bem pergunto, qual é o skate park mais próximo da Praça da Figueira que não seja privado? Achei brutal este artigo: passa do Terreiro do R. Paço para a Praça da Figueira para o hotel a construir nesse quarteirão para a preservação dos interiores. Mudanças subtis de assunto, han?
ResponderEliminarO que está mal são os inenarráveis degraus do Terreiro do Paço, para quem ainda não tenha conseguido perceber.
ResponderEliminarqual o preconceito que têm contra os rapazes de skate? preferem os actuais mitras que vivem debaixo das arcadas?
ResponderEliminarNão sou grande conhecedor de skate parks, mas diria que o mais próximo deve ser aquele perto do parque do Alvito (que por acaso até é bastante bom).
ResponderEliminarÉ normal que não existam skate parks enormes nas zonas históricas. A não ser que se queira destruir uma praça histórica......nunca vão haver ali skate parks.
De qualquer maneira, a escolha daquele local não se deve só a uma questão de proximidade aos skaters.
Duvido MUITO que todos vivam na baixa (ou na zona histórica). Se um ou outro morar, já é muito. São de toda a Lisboa (e arredores). Eles escolhem aquela zona conscientemente. Basta pensar que não se vêm tantos skaters em outros lados da cidade. Se fosse meramente uma questão de proximidade, a zona norte de Lisboa (que têm proporcionalmente muitos jovens) devia ter skaters por todo o lado e não tem. Tem alguns, mas definitivamente não se vêm com a mesma frequência que na Pr. da Figueira.
O problema é na zona Norte não haver locais para andar onde ninguem chateie.
ResponderEliminarOs skaters que conheço são de: Graça, Alvalade, Olivais, Camarate, odivelas, Queluz, Mem Martins, Amadora, Alto S. Joao, etc...