O presidente da JS da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL), João António, justifica o alargamento do horário devido à «elevada afluência de pessoas que frequenta espaços de diversão nocturna, como bares e discotecas».
«Entendemos que o metropolitano deve ser privilegiado como meio de transporte, tal como acontece noutras cidades [europeias], que desta forma conseguiram reduzir a poluição nocturna nos seus núcleos históricos e reduzir a sinistralidade automóvel associada ao consumo de bebidas alcoólicas», sustentou.
«Aquilo que pretendemos fazer não é nada paranormal, apenas seguir os exemplos, que acontecem nalgumas cidades mais cosmopolitas da Europa como são Barcelona e Berlim, onde o metro circula com uma frequência de hora a hora nas vésperas de feriado quintas, sextas e sábados», explicou.
O responsável disse ainda esperar uma receptividade positiva por parte do Metro e da Câmara Municipal de Lisboa, no acolhimento desta proposta.
«Sinceramente acredito que não vão colocar qualquer tipo de barreiras porque esta medida só traz vantagens. Acredito que se até hoje ainda não o fizeram foi porque se calhar nunca ninguém pediu», atestou.Tenho dúvidas que tecnicamente seja possível porque há certos trabalhos de manutenção que só podem ser feitos com a rede parada. De qualquer forma não faz qualquer sentido manter aberta uma estrutura dispendiosa como a do metropolitano para a procura que vai existir nesse horário e especialmente por que a rede da madrugada dá bem conta do recado, quando muito carreiras que façam os mesmos percursos que as linhas de metropolitano.
se querem transportes nocturnos peçam mais carreiras de madrugada.
ResponderEliminaré barato, mais seguro e de noite cumprem os horarios
se é possível nas outras cidades também é possível aqui.
ResponderEliminarE que tal lançar uma petição para que todo o empregado possa faltar ao emprego na sexta-feira, sem quaisquer consequências para a sua carreira profissional?
ResponderEliminarO pessoal da JS devia pensar nisso...
Discordo. Não diria 24 horas, mas claramente prolongar o actual horário. Quem sai à noite para o centro de Lisboa, muitas vezes acaba por ter de trazer o carro, trazendo o congestionamento infernal habitual que se vê no Chiado e Bairro Alto, o parqueamento terrível em Santos e na Av. 24 de Julho, e por aí fora...
ResponderEliminarQuem more em zonas onde o metro passa, principalmente nos subúrbios, só teria a ganhar com esta medida. Aumente-se o preço dos bilhetes a partir da meia-noite ou uma da manhã.
É assim mesmo, os bebados que se atirem todos á linha e parem de chatear de uma vez.
ResponderEliminarRealmente a JS percebe imenso de necessidades de transportes. Vamos individar ainda mais todos os contribuintes para que os bebados se divirtam a urinar, defecar, fumar e vomitar o metro porque é menor a probabilidade de serem barrados conforme acontece nos autocarros.
Mas esses anormais ainda não repararam que a Carris tem um serviço eficiente e que está muito longe da sua maxima capacidade? A Carris tem intervalos de meia hora nesses dias entre chapas da Rede da Madrugada que andam com um ou dois passageiros.
O metro faz falta aonde? Ao menos peçam metro quando ele faz falta, ou seja, a começar ás 5:00AM aos dias uteis para a carris não ter que alterar as carreiras para cobrir o serviço do metro, conforme acontece com as careiras 7, 708, 726, 746, etc...
é nesta altura que os esquerdóides fundamentalistas anti-automóvel politicamente correctos, ciclotontos e companhia se convertem: quando saem à noite logo se tornam em "penduras", uns chatos sempre a cravar boleia
ResponderEliminarE a PSP e o Metro vão reforçar a segurança no metro à noite? É que funcionar toda a noite por altura do fim-de-semana, não é a mesma coisa, nem tem o mesmo grau de risco que o horário dito normal.
ResponderEliminarSão medidas para combater a crise?
ResponderEliminarConcordo em muito com esta ideia e eu próprio já tinha pensado nela.
ResponderEliminarQuanto à pessoa QUE FEZ O COMENTÁRIO A AZUL, NO FINAL, SUPONHO QUE NÃO SAIA À NOITE DE TRANSPORTES PÚBLICOS HÁ MUITO TEMPO, PORQUE OS OUTROS TRANSPORTES PUBLICOS NÃO DÃO CONTA DO RECADO, TANTO MAIS QUE ESTANDO SENTADO 1 HORA NUMA PARAGEM DE AUTOCARROS NÃO PASSA NEM UM E NÃO HÁ QUALQUER TIPO DE INFORMAÇÃO DE HORÁRIOS DURANTE A MADRUGADA.
Seria melhor para todos poder voltar a casa de metro em vez de com taxistas bêbados ou de carro.
Os sem abrigo vão adorar. Vão-sentir no paraiso, principalmente nas noites de Inverno.
ResponderEliminarPropor o metro de hora a hora quando existe à muitos anos a Rede da Madrugada da Carris com intervalos de meia em meia hora e a servir muito mais zonas que o metro é de gente inteligente, não haja duvida!!!
ResponderEliminarNuma altura de crise onde o Estado está obrigado a dar o exemplo, nomeadamente nas aplicações dos dinheiros públicos, vem o líder da Juventude Socialista apoiar uma petição desta natureza. Muito provavelmente sabe muito pouco de economia e gestão, o que é estranho vindo de alguém, que assume uma presidência num orgão partidário. Manter económicamente, uma máquina de transportes de massas como o Metropolitano de Lisboa 24 horas é muito caro para o bolso dos contribuintes, se pensarmos na filosofia do utilizador pagador, teriamos umas boas centenas de milhar de utentes a pagar para umas centenas de utilizadores esporádicos. Se no futuro do País, forem estes os políticos bem podemos pedir a reforma por invalidez para Portugal ao FMI ..................
ResponderEliminarQuem fala assim não é gago, nem tão pouco, anda de transportes públicos. Que comentários ridículos e demonstrativos de alguma ignorância económica e ambientalista. É a qualquer de vida de todos os cidadãos e visitantes da Cidade de Lisboa que está em causa. Que pensamentos individualistas!
ResponderEliminar"Quanto à pessoa QUE FEZ O COMENTÁRIO A AZUL, NO FINAL, SUPONHO QUE NÃO SAIA À NOITE DE TRANSPORTES PÚBLICOS HÁ MUITO TEMPO, PORQUE OS OUTROS TRANSPORTES PUBLICOS NÃO DÃO CONTA DO RECADO, TANTO MAIS QUE ESTANDO SENTADO 1 HORA NUMA PARAGEM DE AUTOCARROS NÃO PASSA NEM UM E NÃO HÁ QUALQUER TIPO DE INFORMAÇÃO DE HORÁRIOS DURANTE A MADRUGADA."
ResponderEliminarCaro anónimo, pois supõe bastante mal, e se for ao site da carris poderá ver os horários da rede da madrugada que pela minha experiência são sempre cumpridos. Quanto aos intervalos ás sextas, sábados e vésperas de feriados todas as carreiras andam de 30 em 30 minutos e mesmo nos outros dias para evitar ficar 1 hora à espera é muito simples: olhe para o horário antes de ir para a paragem
São sempre cumpridos quer dizer... As unicas carreiras da Rede que eu vejo cumprir os horarios são as 203, 205, 207 e 208.
ResponderEliminar201, 202, 206 e 210 é normal atrasarem ou mesmo serem suprimidas para fazer uma viagem em reservado para repor o horário.
Um pouco por todas há desacatos e não raras vezes a viagem acaba com a visita da policia ao autocarro, ou na esquadra ou com o carro a recolher à estação com vidros partidos.
Dentro da cidade de Lisboa, o serviço nocturno de fim-de-semana da Carris é perfeitamente suficiente para a afluência de passageiros. E reclamar de meia hora de espera entre cada autocarro é fazer exigências que nenhuma operadora se pode dar ao luxo de cumprir (veja-se as empresas de transportes suburbanas, com tempos de espera *durante o dia* de entre trinta a sessenta minutos...). Quanto a possíveis atrasos da carreira 206 (frequento semanalmente), explicam-se com alguns carros mal estacionados na zona de Santa Engrácia.
ResponderEliminarEsta proposta da JS, por seu lado, reflecte os ideais desta tristeza de associação política: populismo barato "for the masses" revestido de ideologia moderna de esquerda, com todo o apoio dos "jovens activistas" mais arrogantes que por aí se vê (os igualmente mentecaptos mas menos arrogantes associam-se ao Bloco). Basta ser-se jovem para se ter noção disto, conhece-se sempre alguém envolvido...
"Quem fala assim não é gago, nem tão pouco, anda de transportes públicos. Que comentários ridículos e demonstrativos de alguma ignorância económica e ambientalista. É a qualquer de vida de todos os cidadãos e visitantes da Cidade de Lisboa que está em causa. Que pensamentos individualistas!"
ResponderEliminarCARO ANÓNIMO, quando afirmo que um projecto desta natureza não é economicamente viável, é porque o número de profissionais necessários para o efeito(funcionários das estações,vigilantes,fiscais, maquinistas,chefias,equipas de piquete, polícias,etc), em conjunto com todo o gasto energético e despesas administrativas, é enormíssimo. Exactamente por pensar nos utentes e não individualmente é porque tenho a certeza que a aplicação de uma proposta destas só seria possível com um aumento substancial do preço nos títulos de transporte. Como contraponto parece-me que ignorante é quem faz uma proposta desta natureza, no momento em que o País se vê envolvido numa crise sem precedentes.Claro que a sinistralidade rodoviária provocada por taxas de álcool elevadas e por consumo de estupefacientes é preocupante, mas ela tem de combater-se na origem,não é através de projectos, que em bom rigor propiciam um aumento de consumo, que combatemos este flagelo da humanidade. Acredito que esta seja uma proposta centrada unicamente na irreverência da juventude, com o óbvio significado do peso e imagem política adjacente.....
A Carris até poderia aumentar a frequencia caso se justifique. O que não fata são autocarros e motoristas disponiveis de madrugada. Mas para o fluxo de passageiros que se regista a oferta actual está muito boa. Nas noites de passagem de ano e Santo António a frequencia da Rede da Madrugada é aumentada.
ResponderEliminarEu sei que o atraso da 206 é causado principalmente por ma estacionameto em Santa Engracia, assim como o atraso da 202 é causado por transito entre o Rato e o cais Sodre nos dois sentidos. O atraso das 201 e 210 é causado por um fluxo muito grande de passageiros e muitos a comprar bilhetes dentro do autocarro e um intervalo de tempo muito curto para fazer os percursos.
Os 205 e 207 raramente atrasam porque são os que têm percursos mais curtos e só andam em ruas largas, é pouca a probabilidade de ficarem presos em obstaculos. Quase que só apanham passageiros nas paragens até aos Restauradores, depois quase que só começam a deixá-los a partir de Benfica e do Lumiar respectivamente e ganham logo um grande avanço. Os percursos em sentido contrario são quase sempre em vazio.
Xico, o 201 é pontual uma esmagadora maioria das vezes.
ResponderEliminarNão é não. Chega à hora da nova partida, pelo que não é feito o descanso do motorista. Veja o tacógrafo e veja se por vezes o motorista não está agarrado ao volante interruptamente das 23:40 ás 5:30.
ResponderEliminarSó tem um prazo de 40 minutos para fazer o percurso e por vezes torna-se curto.
24h não digo, que pode não ser rentável para o Metro (já para não falar em questões de segurança dos passageiros), mas pelo menos alargarem o horário de funcionamento. Em vez de terem um horário entre as 6.30 e a 1.00, passar a estar aberto desde as 5.30 às 1.30 (ou 2.30 aos fins-de-semana)
ResponderEliminar