Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
27/05/2010
«Sugestão dirigida ao Presidente do Conselho de Administração da EMEL»
Chegado por e-mail:
«Junto envio email dirigido à EMEL e fotografias inequívocas de como esta empresa não está minimamente interessada em prestar um bom serviço aos cidadãos de Lisboa.
Ricardo João
---------- Forwarded message ----------
From: Ricardo Joao
Date: 2010/5/27
Subject: Sugestão dirigida ao Presidente do Conselho de Administração, Exmo. Sr. António Júlio A. de Almeida
To: info@emel.pt
A/C do Presidente do Conselho de Administração,
Exmo. Sr. António Júlio A. de Almeida
Venho por este meio apresentar uma sugestão para que se altere a marcação de um lugar de estacionamento da EMEL.
O local é na Av. de Roma, nas traseiras da Piscina do Areeiro.
O principal motivo é pôr em risco a integridade física dos peões e também danos nas viaturas estacionadas neste local, devidos à sua má localização.
Como se pode verificar pelas fotografias em anexo, o referido lugar de estacionamento deverá ser anulado. Em sua substituição deverá ser criado um novo lugar de estacionamento, na zona preenchida com raias, imediatamente atrás.
Passo a enumerar os argumentos que fundamentam esta sugestão:
1 - Até há bem pouco tempo, as marcações a tinta branca dos lugares de estacionamento, em torno da Piscina do Areeiro quase não se viam. Presumo que depois de um estudo efectuado no local, tomando em conta o número de lugares e as condições existentes, a EMEL traçou uma planta para a empresa de sinalização proceder à marcação;
2 - As novas marcações foram efectuadas há algumas semanas e desde aí se têm verificado algumas situações desagradáveis, devidas à má marcação;
3 - O lugar em questão, que não apresentava quaisquer marcas de tinta até há algumas semanas, raramente era utilizado. Está situado numa curva apertada, onde os carros citadinos têm dificuldade em passar sem lhe fazer uma trajectória "rasante". Acontece que todos os dias, durante a noite, o Veículo de remoção de Resíduos Sólidos da CML passa neste mesmo local. Por ser uma viatura de grandes dimensões, raramente consegue descrever a curva na primeira tentativa. Tendo de efectuar várias manobras, ou mesmo esperar que algum morador venha retirar a sua viatura. Situações como esta já levaram a alguns danos, quer nas viaturas que estacionam neste local, quer nas viaturas atingidas quando os camiões recuam. (Nas fotografias 1 e 3 temos o exemplo do carro VERDE, que tendo conhecimento da situação, está o mais possível chegado à parede).
4 - Como se pode comprovar pela fotografia nº4, todos os lugares da rua estão ocupados, excepto aquele a que me refiro. Este lugar até à última marcação da EMEL não servia de estacionamento, mas sim de "espaço extra" para que se possa descrever uma trajectória alargada e aceitável da curva. Temos também um exemplo de um carro citadino a descrever a curva, passando muito perto do lugar em causa. Por terem decorrido alguns danos nas viaturas que ali estacionavam, era prática comum dos utilizadores habituais, não estacionarem neste local;
5 - Após as marcações, que agora muito se fazem notar, ficámos bastante desagradados pela remarcação deste lugar. Para já, consultando o caderno de encargos da EMEL (Fotografia nº5) para a adjudicação dos trabalhos de pintura dos lugares de estacionamento, verificamos claramente que não foram cumpridas as alíneas c), d) e e) da Cláusula 2ª ("...preparação da superfície...remoção de detritos...assegurar bom aspecto e segurança do local..."). Como se pode comprovar em todas as fotografias em anexo, o lugar em causa está longe de estar limpo, com bom aspecto e seguro, não merecendo sequer a atribuição como lugar de estacionamento. Como pode uma situação tão negligente como esta ser permitida, mesmo após vistorias realizadas no local?
6 - Face às condições existentes e aos detritos acumulados nesse lugar, quando os carros descrevem a curva, por vezes há projecção de pedras, que ora atingem a parede, ou outras viaturas. Até agora nenhum peão foi atingido, mas por mera sorte, pois passam neste local inúmeras pessoas por dia e as consequências podem revelar-se muito mais graves;
No seguimento destes factos, sugere-se que seja eliminado este lugar de estacionamento e que em sua substituição seja marcado um novo na zona "raiada" imediatamente atrás. (Fotografia nº3, onde se encontra o veículo AMARELO). Este novo lugar de estacionamento, em nada dificultaria a passagem de viaturas, de qualquer dimensão, na curva. Ficaria assim a estrada com uma correcta margem de manobra e todos seriam beneficiados.
Aguardo uma resposta com brevidade de V.Exa., pois a situação assim o exige.
Sem outro assunto de momento e com os melhores cumprimentos,
Ricardo Vicente João
Link para o Caderno de Encargos do Fornecimento de Marcações com Tinta Branca»
Pode ficar descansado, que a EMEL é uma empresa muito preocupada com o cliente.
ResponderEliminarSou eu o único a achar que este tipo de posts irrelevantes desvalorizam este fórum e desacreditam outras questões muito mais importantes?
ResponderEliminarPodem parar com os posts de buraquinhos no chão e pedras da calçada mal colocadas?!
Incomodam os serventuários, não é?
ResponderEliminarUm blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas.
ResponderEliminarNão acha que a actuação da EMEL, de forma abusiva e despreocupada, por toda essa Lisboa, seja um bom post?
São "pequenos assuntos" como este que muitas vezes marcam o nosso dia-a-dia e que têm efeitos negativos na cidade e na vida das pessoas.
ResponderEliminarSe as nossas estrururas governativas dessem mais atenção a esses pequenos pormenores em vez de andarem preocupados com grandes e faraónicas obras, acredite que mais de metade dos nossos problemas já faziam parte do passado.
Eu próprio tenho uma queixa feita junto do provedor de justiça, contra a EMEL e CML, porque aquelas entidades não respeitam a distância de 5m que o Código de Estrada OBRIGA a deixar antes de uma passadeira de travessia de peões. É uma picuinhisse minha? é sim senhor, mas não posso admitir um sistema de "dois pesos e duas medidas".